sexta-feira, 21 de agosto de 2009

SOS para Escolas Publicas

Ciência do Comportamento: Um S.O.S para Escolas Públicas

-Parte I-

 

Assista o telejornal, ouça uma radio de noticias, acesse a internet, leia um jornal: “aluno agride professor“, “aluno fere colega com arma de fogo“, “aluno é espancado por gangue rival“, “crack em sala de aula“, “faltam professores em escolas publicas por medo da violência e baixa remuneração...“ e por aí vai a calamidade publica que se tornou a comunidade escolar, por sinal, não apenas as escolas publicas, embora nestas o caos seja uma rotina. Meu objetivo nas próximas semanas, é tentar sensibilizar secretários municipais, secretaria estadual da educação e mesmo o MEC, para a necessidade de introduzir um conteúdo fundamental que é A CIENCIA DO COMPORTAMENTO, para harmonizar, pacificar, melhorar a produtividade e reestimular pais, alunos, professores a resgatar a nobreza, importância e prazer de se freqüentar as escolas publicas, buscando tal objetivo temos que ter três fases nas ações, primeiro diagnosticar os problemas comportamentais e de relacionamento, no segundo momento apresentar estratégias para solucionar tais problemas e por fim na terceira fase, ter ações permanentes para prevenção dos mesmo. Vamos lá:

Diagnostico do ambiente escolar:

1-   Educador: mal formado pela precariedade nas faculdades, despretigiados por péssimos salários, adoecidos pelo ambiente de violência, desrespeito, agitação e agressividade dos alunos pressionados por resultados nos testes do MEC, hostilizados pelos pais e responsáveis pelos alunos assim como pelos conselhos tutelares, supervisão de promotorias de defesa das menores (são agredidos, mas se revidarem ou punirem com mais rigor...), adoecidos pelos conflitos e clima de rivalidade, pressão política e ambiental pesado nas escolas, estes profissionais ou se afastam por doenças, ou são faltosos, ou abandonam a profissão. É de longe a MAIOR VITIMA DO DESCASO DA SOCIEDADE, DOS POLITICOS QUE NÃO INVESTEM NA FORMAÇÃO DESTES PARA SABER LIDAR COM OS GRAVES PROBLEMAS COMPORTAMENTAIS QUE ADOECE TODA COMUNIDADE ESCOLAR. São carentes de qualidade mínima de vida. Não surpreende quando se descreveu uma síndrome, chamada Beurnold, que é caracterizada por angustia, tristeza, falta de animo, indiferença, “robotização“, insônia, cansaço, entre outros sintomas e que acontece 2 em cada 3 educadores.

Pais: desorientados em relação ao que fazem, e como agir com uma geração tecnológica, indiferente, preguiçosa, se dividem basicamente em 3 grupos, os que não estão nem aí, separados, não acompanham, nem se interessam pela escolaridade, outro grupo é a dos interessados, que vão às reuniões, lêem, buscam parceria com a escola, mas estão sem rumo (minoria) e os pais encrenqueiros que adoram brigar com a escola, em vez de educar seus filhos, precisam de estimulo os três grupos, que a escola os atraia e dividam a tarefa de educar e entender o comportamento e relacionamento interpessoal

4 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Ao ler o seu artigo (A MORTE ANUNCIADA DAS ESCOLAS PÚBLICAS E A ESPERANÇA DE RESSUCITALAS MAIS DIGNAS E VALORIZADAS) reconhci qui infelizmente e uma triste e verdadeira realidade mais nao posso deixar de mi manifestar pois conheço e meu filho estuda numa escola Pública viva e digna. E que nessa escola esta si formando quase 7 mil alunos que certamente darão muito orgulho a familia, a escola , e a sociedade .
    Nessa escola tudo funciona o porteiro e amável os professores competentes e solícitos a supervisão sempre atenta a diretora sempre presente ,problemas existem mais tam bem pessoas sempre prontas para encontra a solução o respeito e mutúo os pais são sempre ouvidos i o ensino tem qualidade. A diretora da escola é encontrada durante todo horário que a escola funciona sabe tudo qui acontece na escola nunca deixa de atender quem a procura e repete sempre que pais e escola unidos formam cidadãos para a sociedade de amanha.
    Estou ti falando um pouquinho do IEMG ( Instituto de Educação de Minas Gerais) Dirigido Pela diretora Marilia auxiliada pela sua vice e todo seu quadro de funcionário que é uma escola Pública mais é também um espaço de alegria qui os alunos são incentivados a mostrarem seu talento.
    A boa escola Pública existe e esta dando uma enorme contribuição na formação de cidadãos que daram muito orgulho aos seus familiares i a sociedade .

    EDUARDO AQUINO SEJA BEM-VINDO A UMA ESCOLA PÚBLICA QUE FUNCIONA !

    OBS : GOSTARIA MUITO DE VER ESSE COMENTÁRIO PUBLICADO.

    MÃE DE UM ALUNO DO INSTITUTO DE EDUCAÇÃO DE MINAS GERAIS.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. PS : sobre seu PS no dia 06/09/2009 Fiquei feliz em ver que voce si enteressa pela opinião de seus leitores mais nao falei de minha filha e sim de meu filho (voce colocou como aluna) espero ver a sua promessa de falar mais dessas valorosas escolas brevemente!

    Mãe do Aluno do IEMG !
    Parabéns sobre seu artigo decifrando os jovens de hoje muito esclarecedor de grande ajuda para nós pais preocupados em educar nossos filhos.

    ResponderExcluir