segunda-feira, 21 de junho de 2010

Estimular ou promover motivação



É nítida no nosso cotidiano a falência afetiva, a ausência de respeito dos mais novos para com os mais velhos (sejam pais, avós, tios, na escola com professores, supervisores, diretores) e até mesmo de menores infratores em relação aos adultos e autoridades. O que dizer então dos assédios morais e sexuais em ambiente de trabalho? E as histórias recorrentes de pedofilia na internet e nas entranhas da Igreja Católica? E o que dizer da "guerra de ego" dos bispos de igrejas evangélicas, que estão comprando caríssimos jatinhos particulares? Imagino a alma de Jesus Cristo refletindo sobre o que fizeram com seus ensinamentos e doutrinas! Cuidado, "falsos profetas e maus frutos", pois Ele conhece bem cada árvore, cada galho, cada folha!

Mas o assunto aqui é a necessidade de uma imediata mudança de comportamento, seja em casa, no trabalho, nas comunidades escolares, no casamento e vida social. Para tanto, de nada adiantam palestras motivacionais.

Vejamos: motivar significa buscar um motivo, algo que me incentive a agir. Sendo ainda mais específico, poderia dizer que "motore", "movere" é colocar em movimento e ação (motivação) e o ato de agir.

Mas, para colocar uma "ação em movimento", o básico é estimular! Sim, pois todo ser humano responde a um estímulo quando se ampliam seus cinco sentidos: visão, olfato, tato, paladar, audição. Essas são as cinco antenas parabólicas que nos apresentam tudo que nos rodeia: o mundo, a natureza, os outros seres viventes.

Ampliadas as sensações, podemos percebê-las. Nos damos conta daquilo que vemos, ouvimos, tocamos, provamos, degustamos e, dessa forma, buscamos pela nossa mente, através da energia psíquica (pensar, sentir, agir), nos conscientizamos, adquirimos uma nova consciência, e só assim conseguimos mudar nosso comportamento!

Resumindo: estímulo (ampliar sensações), percepção (dar-se conta dessas sensações), conectá-las "via mente" (pensamentos, sentimentos, força de vontade) na busca de conhecer e reconhecer a nós, aos outros e ao meio ambiente, adquirir uma nova consciência e, assim, finalmente mudar o comportamento! Simples assim!

Produzir projetos e ações estimulantes para buscar um novo tempo é o que uma equipe, comandada por mim e com imenso apoio de toda a população do Centro-Oeste (GO, MS, MT), está buscando de forma pioneira e revolucionária. Mudar a saúde pública, a educação pública, a cultura, o meio ambiente e as relações humanas nas empresas. Nos aguardem.

Coluna Dr.Eduardo Aquino para o Jornal Super Notícia (Belo Horizonte-MG) publicada dia 20/06/2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário