segunda-feira, 14 de junho de 2010

PRINCÍPIO E O FIM DE TUDO: A RELAÇÃO ENTRE A LÓGICA DIVINA E ANSIEDADE E ANGÚSTIA HUMANA

Coluna do Dr. Eduardo Aquino para o Jornal Super Noticia (Belo Horizonte) publicada no dia 06/06/2010.

De uma coisa, você leitor que há mais tempo me acompanha neste espaço, já deve estar sabendo: Se preocupação fosse algo eficiente, nós já estaríamos no paraíso... Afinal a palavra que mais parece com os tempos modernos é exatamente esta: Preocupação! Mesmo sem perceber a cada instante morremos... De preocupação com filhos, dinheiro, violência, futuro e assim por diante. Sem contar os que gostam de se matar de tanto medo! É um suicídio sem fim “Doutor, morro de medo do meu filho usar drogas” ou “Dr. morro de medo de perder a quem amo”. Todos morrem de medo de ficar sozinhos, falir, adoecer, ter câncer, mas prepare-se para o maior medo que pude ouvir em todos estes anos de consultório, palestras e no social das minhas “andanças” neste mundo afora: “Doutor, morro de medo de morrer!!!” ai eu não agüento e falo “Comadre, a senhora já está mortinha antes mesmo de morrer!”. Como o bem diz a filosofia e psicologia quântica PENSAR É IGUAL AGIR. Em outras palavras o coitado do cérebro processa nossas imaginações, sejam elas sofrimento antecipatórios, preocupações monotemáticas, “pensações” negativistas disparadas em que não somos nem mais controladores da nossa mente que vai adquirindo vida própria e nos conduzindo para um caminho de trevas, angústias, culpas, medos, raivas, invejas, ciúmes entre outros conteúdos mentais lastimáveis que acabam com nossa energias psíquicas (pensar, agir e sentir). É você que sente peito apertado, coração disparado, falta de ar e essa tonteira que não há stugeron e vertix que resolva? É você que morre de dor de cabeça, que faz 10.000 exames e dá tudo normal? Ou ainda, é você que rola na cama e não dorme assistindo jogo de futebol até meia noite e fica alegrinho quando o time ganha e tristonho quando o time perde, mas independente disso acorda cansado (coitado dos atleticanos e cruzeirenses atualmente), pois bem ai vai uma boa notícia: estão perdendo tempo, saúde e dinheiro por algo que para mim é a maior definição de saúde física, psíquica e espiritual: PAZ DE ESPÍRITO! E essa energia da serenidade, do desapego e da verdadeira fé está dentro de cada um de nós. Ainda que você tenha se perdido no seu caminho existencial em algum lugar muitas vezes mais improvável campo da sua alma, ali mora sua paz de espírito desejando que você a encontre.
Enquanto isso “em Gothan City” pessoas roubam, corrompem, consomem bens materiais desnecessários, fazer sexo de forma animalesca, usam e abusam de drogas e bebidas neste angustiante louca corrida em direção ao falso e traiçoeiro prazer, relaxamento, satisfação criando dependências químicas, afetivas, sexuais, de bens materiais que além de ilusórios jamais nos trarão essa paz espiritual divina!!!
Aos céticos, aos falsos crentes, aos religiosos por obrigação, ai vai a moral da história DA VIDA NADA SE LEVA ALÉM DA RECOMPENSA DE QUEM UM DIA NOS DISSE “A VIDA SÓ VALERÁ A PENA PARA AQUELES QUE CHEGAREM A MORADA DO PAI E PARA O DESCANSO ETERNO.
Finalizando buscai a porta estreita e o caminho apertado que conduz à verdade, pois largo é o caminho que leva à perdição. Ou simplesmente muitos são chamados, poucos os escolhidos.





Nenhum comentário:

Postar um comentário