terça-feira, 24 de agosto de 2010

1.ANSIOLÍTICOS E HIPNÓTICOS (calmantes e indutores do sono) e NEUROLÉPTICOS

1. ANSIOLÍTICOS E HIPNÓTICOS (calmantes e indutores do sono)
Trata-se do grupo mais difundido. A substância básica é chamada de benzodiazepina, que deu origem ao Diazepan, Valium, Diempax e seus derivados. Por seu forte efeito sobre a ansiedade, desde os anos 60,70 tornaram-se muito populares. Mas geram fortes dependências e, embora combatam a ansiedade, quimicamente são depressores do S.N.C.. Devem ser usados com cautela, moderação e retirados com supervisão médica. Os mais conhecidos são: Lexotan, Olcadil, Lorax, Kiatrium, Dalmadorm, Rhypnol, Nitrenpax, Sonebon;


2. NEUROLÉPTICOS (tranqüilizantes maiores, antipsicóticos)
Trata-se de medicação usada principalmente nos pacientes portadores de esquizofrenia e desordem afetiva bipolar, nas fases de mania, e drogados em surto. Atuam sobre a dopamina, um neurotransmissor responsável pela sensopercepção.
São fortemente sedantes e usados em agitação psicomotora severa. Mas podem dar um forte quadro de impregnação, que parece com o quadro de Parkinson (lentidão motora, movimentos involuntários, tremor, excesso de saliva, marchar no mesmo lugar, inquietude, aparência de robô, falta de emoções). Os mais conhecidos são: Haldol, Amplictil, Orap, Neozine.

Ultimamente o prognóstico de esquizofrenia, que era muito reservado, tem melhorado bastante pelo lançamento da segunda geração de antipsicóticos, sem tantos efeitos colaterais (Ziprexa, Risperdal, etc..).

Continuação Capítulo XIV
“Medicação” – Mitos e realidade (psicofármacos)

Um comentário:

  1. so estou precisando de ajuda muita dor de cabeça obesidade 30 kilos a mais tenho vontade de dar um tiro na cabeça a dor e violenta prefiro a morte doque sentir isso nada resolve fica uns 4 dias e uma fome sem tamanho compusao louca preciso de ajuda por DEUS ME AJUDA

    ResponderExcluir