Capítulo XI
Resumo das principais alterações psíquicas (mentais) e comportamentais.
Que vai desde leve a profundo (F70-F79)
9º Grupo – Transtornos do desenvolvimento psicológico
Vai desde o transtorno da fala, linguagem e habilidade escolar, até ao autismo típico e atípico. (F80-F89)
10º Grupo – Transtornos emocionais e de comportamento com início na infância e adolescência (F-90-F-99)
Principais exemplos:
10.1 Hiperatividade: Crianças inteligentes mas que não conseguem concentrar-se ou prestar atenção, pois são superagitadas, dispersivas, incapazes de parar ou ficar sossegadas. Estão em constante movimento e não podem manter a atenção num só objeto ou assunto para desespero da família e da escola.
10.2 –Conduta: Postura de oposição e desafio. Não se socializam, estão sempre “aprontando”.
10.3 – Emocionais: Fobias (medos doentios) e ansiedade patológica. Exemplo: não suportam separar-se da mãe; rivalidade entre irmãs, ciúmes, invejas ...
10.4 – Social. Mutismo eletivo (calados para certas pessoas ou situações) falta ou excesso de inibição, além de outros.
10.5 – Tiques: motor (gestos repetitivos) ou vocais (repetições de expressão ou palavras).
10.6 – Emocionais-comportamentais (fisiológicos):
. Enurese (não controlar urina à noite ou de dia).
. Ecoprese (não controlar as fezes)
. Alimentação (pica – perversão do apetite ou do paladar); comer coisas estranhas - terra, fezes, secreções.
. Agressividade: sem sentido.
. Gagueira (fala desordenada).
Resumo das principais alterações psíquicas (mentais) e comportamentais.
Que vai desde leve a profundo (F70-F79)
9º Grupo – Transtornos do desenvolvimento psicológico
Vai desde o transtorno da fala, linguagem e habilidade escolar, até ao autismo típico e atípico. (F80-F89)
10º Grupo – Transtornos emocionais e de comportamento com início na infância e adolescência (F-90-F-99)
Principais exemplos:
10.1 Hiperatividade: Crianças inteligentes mas que não conseguem concentrar-se ou prestar atenção, pois são superagitadas, dispersivas, incapazes de parar ou ficar sossegadas. Estão em constante movimento e não podem manter a atenção num só objeto ou assunto para desespero da família e da escola.
10.2 –Conduta: Postura de oposição e desafio. Não se socializam, estão sempre “aprontando”.
10.3 – Emocionais: Fobias (medos doentios) e ansiedade patológica. Exemplo: não suportam separar-se da mãe; rivalidade entre irmãs, ciúmes, invejas ...
10.4 – Social. Mutismo eletivo (calados para certas pessoas ou situações) falta ou excesso de inibição, além de outros.
10.5 – Tiques: motor (gestos repetitivos) ou vocais (repetições de expressão ou palavras).
10.6 – Emocionais-comportamentais (fisiológicos):
. Enurese (não controlar urina à noite ou de dia).
. Ecoprese (não controlar as fezes)
. Alimentação (pica – perversão do apetite ou do paladar); comer coisas estranhas - terra, fezes, secreções.
. Agressividade: sem sentido.
. Gagueira (fala desordenada).
Caro amigo,
ResponderExcluirParabens pelo seu trabalho, td muito interessante e necessário, acompanho seu blog e gosto.
Abraço,
Gonzalo
http://www.blogdoenriquez.blogspot.com/