sábado, 28 de agosto de 2010

5. Antidepressivos

Continuação do capítulo XIV
“Medicação” – Mitos e Realidade (Psicofármacos).


Por ser o grupo mais importante, vamos nos aprofundar neste item.
Pede-se ler com atenção o que vai aqui sobre depressão evitar as bulas, que podem amedrontar e são de difícil compreensão.
Instruções importantes sobre o uso de antidepressivos

A depressão, síndrome ansiosa, não é uma “fossa” ou um “baixo astral” passageiro. Mais importante: não é um sinal de fraqueza de caráter ou uma condição que possa ser superada simplesmente pela força de vontade ou com “pensamento positivo”. Sem tratamento, os sintomas depressivos podem durar semanas, meses e anos, a exemplo do que ocorre nos quadros de ansiedade. O tratamento adequado faz com que estas síndromes tenham um prognóstico altamente favorável, mas é fundamental que seja conduzido por um médico e que conte com a participação do paciente.

2 comentários:

  1. Boa madrugada, Dr. Eduardo;

    Quero deixar meu coment aqui para a posteridade:

    Me vi tratando de uma depressão dos 15 aos 16 anos,por 6 meses, com Venlafaxina... me deixava muito eufórico, mas resolvia. Me dava também uma baita perda de libido, mas como não tinha vida sexual...levava bem.

    Há dois anos, tomei uma medicação chamada Roacutan para tratar espinhas que me desencadeou uma reincidência na depressão... dessa vez acompanhada de uma imensa dificuldade de concentração e dificuldade para memorizar( esse efeito passou com o tempo), além de uma ansiedade... medo de perder as coisas que me são caras. Daí começou a minha jornada por inúmeros consultórios... Até remédio para TDAH eu tomei (o que me gerou até uma dificuldade para larga los por causa da euforia produzida). Tomei Venlafaxina- me deixou agitado e com problemas de ereção;
    Fluoxetina e Sertralina- idem, além de não controlar a minha depressão;
    Paroxetina- me ajudou muito...já nos primeiros dias já tinha voltado a ler muito como antes. Mas, foi o que mais me tirou a libido e me deu muitaaa dificuldade de ereção;
    Bupropiona com Depakene- Á Bup.foi receitada por não interferir na libido...e, de fato, não interfere. O problema é que ela me deu muita energia..mas, não ânimo...continuava deprimido e me deixou com uma ansiedade esmagadora no peito...nunca tive uma sensação dessas, mesmo persistindo não resolveu.

    Vou manter o Depakene porque, embora não tenha problemas de sono..me faz dormir melhor a noite e me deixa com poucas variações de humor. Mas, vou novamente em outro psiquiatra. Nesse meio tempo, não aguento mais ler sobre psicotrópicos... cada remédio, 30 dias de adaptação e uma nova esperança jogada fora. Agora, imagino que vão tentar aqueles mais antigos ou um ou outro mais moderno que custa os olhos da cara. Só queria voltar a ter a mesma disposição e capacidade de concentração de antes. Sem abrir mão da minha vida sexual, que comecei agora (aos 22 anos, minha idade atual). Cansado de tudo: investir tempo, dinheiro, esperança...

    Boa sorte na luta de vocês !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Faço exercícios físicos constantemente. As vezes, duvido até do meu diagnóstico de tanto ler na internet. Vai que eu sou bipolar.

      Excluir