segunda-feira, 5 de julho de 2010

CAPÍTULO X:CORRELAÇÕES ENTRE CORPO/CÉREBRO/MENTE

Os avanços e a sofisticação da medicina fizeram surgir exames complementares capazes de dar acesso a detalhes de áreas do corpo humano que nunca haviam sido investigados. Surgiram as tomografias computadorizadas, ecografias, ultra-som, ressonância magnética, tomografia por emissão de pósitros (antimatéria) e ainda outros. Mas essa mesma sofisticação praticamente atropelou o raciocínio clínico., intuitivo, subjetivo do profissional médico, que passou de diagnosticador para analista de exames e se tornou totalmente dependente deles na sua prática cotidiana.
Bilhões de dólares são gastos desnecessariamente na busca obsessiva por diagnósticos que possam explicar as queixas crescentes da população, o que aumenta o custo com despesas médicas para o Estado, as empresas e os cidadãos. O mesmo estudo estima que nunca houve tantas queixas físicas e psíquicas para tantos exames normais, trazendo uma grande insatisfação do paciente em relação ao médico.
Será que investigamos exaustivamente células, órgãos, sistemas físicos, enfim o corpo, e temos dificuldade de investigar a mente e a alma? Será que estamos complicando o que é simples? De tão preocupados com quadros complicados e raros, parece que perdemos a competência e a humildade para diagnosticar quadros comuns. E são justamente eles que andam atrapalhando a existência de uma humanidade demasiado rápida, estressada, angustiada, insegura, embora deslumbrada com os avanços tecnológicos e com o conforto produzido pelas máquinas.
• ¾ dos quadros de tonteira, labirintite, vertigem, desequilíbrio, são de fundo emocional. Também doenças afetivas como ansiedade, depressão e outros distúrbios psíquicos.
• 60% dos quadros diagnosticados como hipertensão arterial são, na verdade, pressão lábil (pressão que oscila à dor no peito e têm fundo psicogênico. O mesmo se aplica à dor no peito (pseudo-angina), colite nervosa, taquicardia, falta de ar, dor de cabeça, problemas alérgicos e dermatológicos.

2 comentários:

  1. BOA NOITE DOUTOR!
    SOU DA CIDADE DE MINEIROS E FICO FELIZ POR NOSSA CIDADE TER UM PROFISSIONAL DO SEU NÍVEL.INFELISMENTE ALGUNS FATOS DESAGRADÁVEIS ,TALVEZ,O FEZ FICAR TRISTE.MAS SAIBA QUE TEM PESSOAS COMO EU QUE O ADMIRAM MUITO E QUEREM A PERMANÊNCIA SUA EM NOSSA CIDADE,POIS PRECISAMOS DE MEDICOS QUE ENCARAM COM SERIEDADE E DEDICAÇÃO O ALTO ÍNDICE DE DEPRESSÃO E SUICÍDIOS NO MUNICÍPIO.PARABENS PELO SEU TRABALHO,E QUE DEUS TE ABENÇÕE EM SUA MISSÃO EM MINEIROS.GOSTARIA MUITO DE PODER BATER UM PAPO VIRTUAL COM O SENHOR,JÁ QUE NAO PRETENDO FAZER UMA CONSULTA (RISOS)POIS PRETENDO CONTINUAR COM MEU EQUILIBRIO SENTIMENTAL E MENTAL,MAS SERIA UM PRAZER TER UMA CONVERSA AGRADÁVEL,INICIEI UM CURSO NA AREA DA SAUDE E MUITO ME INTERESSOU ESSE CAMPO TÃO CONFUSO E AO MESMO TEMPO TÃO FASCINANTE DO PISIQUICO.POR ISSO DEIXO AQUI MEU MSN,CASO ME DÊ A HONRA DE ME ADICIONAR.TENHA UMA OTIMA NOITE E EXCELENTE FÉRIAS,ACOMPANHO O SENHOR NA RÁDIO TAMBEM.
    ABRAÇOS!!! joycecleidegoes@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. Bacana seu blog, parabéns!!!
    De uma passadinha no meu e de sua opinião!!
    http://resgatedalucidez.blogspot.com/
    Abçs,
    Renata

    ResponderExcluir