domingo, 16 de maio de 2010

PERIGO!!! SABEDORIA EM EXTINÇÃO E EXCESSO DE INFORMAÇÃO NOS TRARÃO O CAOS!

Coluna Eduardo Aquino para o Jornal Super Notícias do dia 16/05/2010.


Em palestras vivo perguntando: “Se o mundo insiste em ter 24 horas, o ano 365 dias, o sol nascer no leste e se por no oeste, por que tanto estresse, depressão, ansiedade e pensação disparada?!?!”
Baseado nas sabedorias do meu avô “Zé Cocão” um sertanejo mineiro, pouco letrado, mas com uma sabedoria imensa – algo que não há escola ou faculdades que nos ensine – sabedoria esta que está em extinção já que seus pré-requisitos são:
1) TEMPO PARA OBSERVAR A NATUREZA: que dá origem a tudo que existe no universo e nos ensinaria como viver em harmonia com ela
2) CURIOSIDADE, “BOA ANSIEDADE” E “ANGÚSTIA CONSTRUTIVA”: É a matéria-prima da sabedoria! Tudo que hoje usamos como coisas banais: luz, eletricidade, alimentos, moradias e tudo mais; foram descobertas ou inventados por curiosos, observadores, ou ansiosos e angustiados que temiam a escuridão, a fome os fenômenos climáticos entre outras “invenções e produtos”. Assim sendo a curiosidade, aliada a “boa ansiedade” e “angústia construtiva” eram ingredientes essenciais de sobrevivência e transferências de CONHECIMENTOS de geração a geração.
3) EXPERIMENTAR A VIDA: Ora, desde o início dos tempos o ser humano avançava à medida que usava um método empírico: TENTAR e ERRAR, TENTAR, e ACERTAR e mais importante: APRENDER SEMPRE!!! Afinal imaturos são aqueles que nunca admitem seus erros e assim não evoluem! Por exemplo, esta geração “viciada” em ORKUTS, games, internets, celular, TVs, não está tendo um mínimo de sabedoria, não são mais artesanais, são pouquíssimo criativos, altamente dependente de pais, que os consideram “inteligentíssimo”, pois sabem tudo de tecnologia e informática e os desajeitados tecnológicos – a geração de pais e avós nem se arriscam a transferir a herança mais importante geração pós geração: O EXEMPLO, a SABEDORIA, o AFETO! Assim, a UNESCO (Órgão da ONU, que estuda cultura, educação, comportamento) nos alerta “A GERAÇÃO “Y” – os nascidos nos anos 80 – 90, é chamada de GERAÇÃO PERDIDA, por ser a pior geração segundo estudos científicos dos últimos 200 anos. Muito sexo, “balada”, bebida, drogas, INTERNET e absoluta falta de capacidade de batalhar profissionalmente, se independer mais cedo (hoje é comum filhos de 30 – 35 anos dependente dos pais) ter uma visão social, ideológica e construir um mundo melhor que nossa geração foi capaz de legar a eles. E se um dia, 400 hackers (“subversivos tecnológicos”) promoverem um “black-out” e ficarmos sem nossos computadores?!?! Digam-me: quem terá condições de sobreviver, caçar, buscar fonte de água e alimento nas grandes cidades?!?! Por isso a previsão de uma “GRANDE GUERRA TRIBAL” o dia que falir a grande bolha – o colapso do dólar ou o black-out tecnológico!!! Eu, aqui num novo Brasil (Tríplice fronteira GO, MS, MT) conseguindo implantar projetos sociais em educação pública, saúde pública, cultura e meio ambiente faço modestamente minha parte – e confesso não sentir a menor saudade de BH, Vitória, ou grandes cidades – numa região de 5.000 nascentes, uma fronteira riquíssima do agronegócio, onde se pesca, todos se conhecem, não há quase nenhuma violência, menor abandonado, inundações e estas tragédias cotidianas de grandes cidades. É meu ídolo “Zé Cocão”, você sabiamente estava certo quando dizia nos anos 70 “vocês vão ficar doidos”. Quarenta anos depois, eu psiquiatra, neurocientista confirmo sua profecia e criei até uma sabedoria. “Na matemática da vida: os maus subtraem, os espertos somam, os bons dividem, mas SOMENTE OS SÁBIOS MULTIPLICAM!!!
Ps. Coluna em homenagem ao ZÉ COCÃO de Abaeté, Dores do Indaiá.



Nenhum comentário:

Postar um comentário