quarta-feira, 19 de maio de 2010

Qual o melhor caminho para melhorar o relacionamento com a família?



O mundo está passando por uma fase de muita transformação social, política, econômica, cultural, religiosa. Este é um período extremamente conturbado, de muito conflito, de muita desconfiança, de muita tensão nas relações, quaisquer que sejam elas.
Então, notamos que, às vezes, a família é que vais ser atingida; por exemplo, um pai que esteja mal em seu trabalho, fazendo aquilo de que não gosta, ou que seja mal remunerado, fica mal-humorado, insatisfeito e, muitas vezes, vai desaguar a insatisfação dentro de casa.
Uma mãe que está dividida entre os cuidados com seus filhos, a necessidade de ajudar o marido, em termos de renda ou de trabalho, pode ter um alto nível de cansaço, de sentimento de culpa e de insatisfação, tendendo a jogar isso dentro de casa.
Os filhos, muitas vezes, acham o estudo um saco e estudam por obrigação. Têm uma série de questionamentos com relação ao mundo dos adultos, ao mundo dos pais, Acabam jogando dentro da família essas suas insatisfações.
Então, percebemos que os relacionamentos familiares estão tensos, porque têm sido atingidos por uma insatisfação entre todos os membros da família. Um dos caminhos para tentar melhorar essa relação é essa família se propor estar bem, no nível individual, e não se deixar atingir por uma série de problemas externos.
O melhor caminho é o diálogo, a percepção do papel de cada um dentro dessa família e entendê-la como a base, o princípio de uma coletividade. Todas as sociedades se estruturam em torno da família e, nela, todos são importantes: os pais, os filhos a relação entre irmãos, a relação entre filhos e pais, e vice-versa. É importante escutar e falar, apontando nossas dificuldades de convívio, nossas necessidades.
Sugiro sempre que as famílias se reúnam, uma vez por semana, num horário e local agradável, para falar dos grandes problemas, para indagar por que os irmãos brigam, por que não há respeito entre eles. Será que falta respeito somente porque cada um é de um jeito? Um gosta de coisas arrumadas e outro de coisas bagunçadas? É importante que o organizado perceba que nem todos são como ele, e vice versa, havendo respeito entre eles. Vamos dizer ao pai que ele está muito sem tempo, trabalhando demais, que só fica preocupado com o futuro e com o dinheiro, enquanto a maior carência nossa é de afeto e presença.
A família saudável é aquela que se dispõe a ter tempo para si mesma, em que existe o respeito mútuo, em que um dá importância ao outro, ajudando-se mutuamente. Uma família que se relaciona consegue ter carinho, compreensão, consegue ouvir, falar e crescer junto, sem competição e sem rivalidade, sem emburramento.
O diálogo é um fator muito importante. É preciso investir tempo em reuniões familiares tentar fazer programas juntos, ao invés de ficar jogando vídeo game, trabalhando no computador, assistindo ao Jornal Nacional. É preciso resgatar o encontro e as relações entre os membros da família.

Nenhum comentário:

Postar um comentário