segunda-feira, 24 de maio de 2010

Como lidar com os pais materialistas, que só pensam em ganhar dinheiro em prejuízo do relacionamento com os filhos?



É uma pena que as pessoas pensem que a melhor coisa da vida é o dinheiro. Não há dúvida de que o dinheiro é uma necessidade na sociedade moderna e capitalista, mas ele tem de ser uma conseqüência, e não uma motivação da vida. Tem de vir com nosso talento na profissão. O que adianta o dinheiro e o poder, se não se é feliz, se não se tem paz interior? O dinheiro é uma forma de obter as coisas. É importante ter patrimônio, mas também saber curtir e usufruir a vida. Geralmente, as pessoas que só dão ênfase ao dinheiro são infelizes nas relações afetivas, conjugais, com os filhos e no emprego, ficando viciadas em ganhar dinheiro. Acredito que um dos piores vícios na vida é o de ganhar dinheiro e obter mais poder em detrimento da felicidade, do afeto e do amor.
Caberia, pois, aos filhos, sensibilizar esses pais, dizendo que mais importante que o conforto material é o conforto afetivo, o tempo para um papo, para o lazer. Dizer da carência principal que existe: a de sentimentos, de afetos. Cartas de filhos para pais costumam dar bons resultados. Deve-se também buscar uma linguagem não-verbal: carinhos, abraços. Presentear com livros que abordam temas como vício de trabalho, a ilusão materialista, etc...
O dinheiro é para ser dividido, compartilhado. A melhor coisa do mundo é ter a sabedoria e o bom senso para libertar-se da luta pelo dinheiro, para preservar a relação que é eterna: o afeto, o amor e o carinho. Essa é uma herança que não se perde. Mesmo quando a vida acaba, a relação do afeto continua, por ser eterna em nossos cérebros e corações.
Sábios são aqueles que conseguem ganhar dinheiro e ainda ter uma relação legal com filhos, esposa, amigos, e com os empregados, os colegas de trabalho. Felizes são aqueles que fazem do dinheiro apenas uma forma de melhorar as relações, o amor e o afeto.

Um comentário:

  1. Nossa, seu blog é ótimo. Vou me empenhar em mudar a cabeça dos meus pais. O que não é nada fácil. :/

    ResponderExcluir