sábado, 27 de fevereiro de 2010

2.TRANSTORNO NEURÓTICO



. Distúrbios de pânico:
Durante um dos “ataques”, que ocorrem de forma inesperada, sem situações correlatas e tendem a se repetir, devem estar presentes pelos menos quatro dos seguintes sintomas:
. Falta de ar ou sensação de asfixia;
. Vertigem, sentimentos de instabilidade ou sensação de desmaio;
. Palpitação ou ritmo cardíaco acelerado;
. Tremor ou abalos;
. Sudorese;
. Sufocamento;
. Náusea e desconforto abdominal;
. Sensação de estranheza em relação a si e ao ambiente;
. Anestesia ou formigamentos;
. Ondas de calor ou calafrios;
. Dor ou desconforto no peito;
. Medo de morrer;
. Medo de enlouquecer ou de cometer ato descontrolado.

2.1. Subtipo de distúrbio de pânico com agorafobia:
Medo de estar em lugares ou situações de onde é difícil sair, ou nas quais a ajuda pode não estar disponível, no caso de um ataque de pânico. Como resultado desse medo, a pessoa ou restringe sua locomoção ou precisa de uma companhia quando sai de casa, ou senão tolera situações de agorafobia, apesar da intensa ansiedade.
Situações comuns de agorafobia incluem: estar sozinho fora de casa, estar numa multidão, permanecer numa fila, estar numa ponte e viajar de ônibus, trem ou automóvel. Pode haver casos de agorafobia sem história de distúrbio de pânico.

3. FOBIAS

3.1. Fobia Social:
Medo persistente de situações sociais em que a pessoa seja exposta a possível fiscalização pelos outros, temendo cometer gafes ou comportar-se de forma humilhante ou embaraçosa. Os exemplos incluem:
. Ser incapaz de continuar a falar ao se apresentar em público;
. Engasgar com alimento quando come diante dos outros;
. Ser incapaz de urinar em banheiro público;
. Tremer as mãos, quando escreve em presença de outros;
. Dizer coisas tolas ou não ser capaz de responder aos interlocutores em situações sociais.

A situação fóbica é evitada ou tolerada com imensa ansiedade. A exposição a estímulo fóbico especifíco quase invariavelmente provoca resposta imediata de ansiedade.
O comportamento de fugir e evitar interfere no funcionamento ocupacional ou nas atividades sociais mais comuns e nas relações com outras pessoas, e há sofrimento acentuado do indivíduo em seu convívio social.
A pessoa reconhece que seu medo é excessivo e irracional, sendo incapaz, entretanto, de modificar seu comportamento.

3.2. Fobia simples:
Medo persistente de um estímulo circunscrito (objeto ou situação), que é o medo de ter um ataque de pânico, humilhação e embaraço em certas situações sociais. Exemplo: fobia de animais, fobia de sangue, claustrofobia (fobia de lugares fechados), acrofobia (fobia de lugares altos), fobia de viajar de avião... O restante do quadro é como o descrito no quadro de fobia social.

3.3. Distúrbio obsessivo – compulsivo

3.3.1. Obsessão
Idéias, pensamentos, impulsos ou imagens recorrentes e persistentes que são vivenciados, ao menos inicialmente, como invasivos e sem sentido. Por exemplo, os impulsos repetidos de um pai para matar o filho querido; pensamentos de blasfêmias de uma pessoa religiosa; idéia de ter provocado um acidente; idéias mágicas, entre outras fantasias. O indivíduo tenta ignorar ou suprimir tais pensamentos e impulsos ou neutraliza-los com outros pensamentos. Reconhece que as obsessões são produto de sua própria mente, não impostos de fora.
Há crítica, mas não consegue impedir a idéia obsessiva, que é vivida com culpa, ansiedade, insegurança e dúvidas. Enfim, um grande conflito entre idéias mágicas (obsessivas) e idéias lógicas ou reais.

3.3.2. Compulsão
Comportamentos ritualistas repetitivos, propositados e intencionais, desempenhados em resposta a uma obsessão. Exemplo:mania de lavar as mãos com freqüência, checar portas e janelas, rituais no vestir, na postura.

Tal comportamento tem a finalidade de neutralizar ou prevenir desconforto em alguma situação difícil. Contudo, ou a atividade não está conectada de forma apropriada com o que está sendo planejado para neutralizar ou prevenir, ou ela é nitidamente excessiva ou desnecessária. Na maioria dos casos, a pessoa reconhece que seu comportamento é excessivo ou irracional.
As obsessões ou compulsões causam sofrimento acentuado, são consumidoras de tempo (ocupam mais de uma hora por dia), ou interferem significativamente na rotina normal do indivíduo, no seu desempenho ocupacional, ou nas suas atividades ou relações sociais com os outros.

3.4. Distúrbio de ansiedade generalizada:
Ansiedade e preocupação improcedentes ou excessivas (espera apreensiva) acerca de duas ou mais circunstâncias de vida. Por exemplo: preocupação sobre o possível infortúnio do filho (que não está em perigo), e preocupação injustificada sobre finanças por um período aproximado de seis meses, durante os quais a pessoa se aborreceu a maior parte dos dias desnecessariamente por causa destes assuntos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário