sábado, 6 de fevereiro de 2010

TIMIDEZ SOCIAL (fobia)TIMIDEZ AFETIVA



Livro Eduardo Aquino: Manual do Educador Terapeutico.

Agora, algumas informações e dicas:


. Medo de se expor em público .
Enfrenta situações sociais
. Preocupação com o julgamento alheio . Ás vezes, é até o mais animado e engraçado da turma
. Mas fica sem graça para namorar, paquerar, conversar a dois, manifestar seus sentimentos
. Evita ou foge de encontros e reuniões sociais . Tem vergonha de carinhos, afetos, de dizer “eu te amo”
. Fica vermelho, sua, gagueja, treme as mãos, esquece o assunto da conversa . E comum nos pais rígidos, nos namorados e maridos machistas, nos apegados ao poder e ao orgulho e nos que dizem “homem não chora”.
. Evita restaurante, banheiro público, assinar cheques, ir a reuniões . Aparece também nos emburrados e nos que se magoam e guardam raiva

Os dois tipos podem coexistir, ou seja, a pessoa pode ser tímida social e afetivamente.
Então podemos resumir tudo isso assim:
. O extrovertido social e introvertido afetivo;
. O extrovertido social e extrovertido afetivo – Formidável!
. O introvertido social e extrovertido afetivo;
. O introvertido social e introvertido afetivo – Tipos 8, 9 e 10.
Tentemos nos libertar!


ERROS E PENSAMENTO E AUTO-AVALIAÇÃO DO TÍMIDO

PENSAMENTO DO TÍMIDO CERTO OU ERRADO?
“Todo mundo está me observando”. Falso e ao mesmo tempo pretensioso
“Se eu falar, vou dar vexame” Será? E daí?
“Não estou a altura dos outros” Cadê a fita métrica para dons, talentos e virtudes?
“Sou pior que os outros. Os outros são melhores que eu” Além dessa baixa estima, que chatice ficar se comparando com os outros...
“E se eu errar ou não estiver certo, eles vão me gozar”. Erre! Tenha a liberdade de errar, de ser imperfeito. Que delícia poder errar, rir e brincar consigo mesmo! E, assim, aprenda: o erro é o melhor professor da vida e a única forma de aprender a ser humilde, verdadeiro e sábio!
“Será por que todo mundo está me olhando? Será que estou com o nariz escorrendo? Meu cabelo tá ridículo? Minha braguilha tá aberta?”.

“Não vou dar conta” Que presunçoso você é!Lamento informar que, nesta festa, o senhor é apenas mais um. Portanto, divirta-se. O artista principal ainda não chegou.

Nem precisa. Basta tentar, pois isso é grátis.
“Sou/estou ridículo”. Tanta baixa estima, tanta auto censura, tanta autocobrança, tanto medo de errar... É simplesmente ridículo, concordo!


P.S.:Faça contato pelo blog www.eduardoandradeaquino.blogspot.com e também no Twitter: www.twitter.com/eduardoaaquino.Aos que quiserem ser parceiros, peço que leiam meu livro: Bem Vindo a Vida, lançado pela Editora Sextante, sublinhando conceitos que julgarem relevantes. Este é o livro básico que em forma de romance, apresento minha visão do mundo.Pode se encontrado nas melhores livrarias, e também ser obtido via internet (submarino.com, americanas.com, leitura.com, etc..).

Nenhum comentário:

Postar um comentário