segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

BOTOX, PLÁSTICA, LIPOSASPIRAÇÃO, SILICONE, LASER: Afinal envelhecer é tão ruim assim?!

COLUNA EDUARDO AQUINO - JORNAL SUPER NOTÍCIA DO DIA 14/02/2010.


Repare ao seu redor, veja nas novelas, ou cinemas: está todo mundo ficando com cara de múmia egípcia. Estica dali, um botox de lá, creme para todo lado, laser, massagens, esfoliações, eletrólise e mil métodos de REJUVENESCIMENTO! O mundo que preza a aparência, hipertrofia as vaidades, preocupado com julgamento alheio, fútil, onde insatisfação no casamento, sexo, trabalho, filhos, exige recompensas melhorando a auto-estima. E haja peitos siliconados (ah que saudade dos que Vinicius de Morais descrevia em prosa e verso “que não sejam tão grandes que não caibam numa mão, nem tão pequenos que não caibam uma boca”) cada vez mais volumosos, semelhante e artificiais, em barrigas aspiradas, bundas de silicone e ... haja cirurgiões plásticos, dermatologistas, cosmiatras. Bem quanto a mim tudo começou com uma mancha senil pretinha (mais ou menos 30 e poucos anos) e cabelos grisalhos nas têmporas. Depois cabelos, aliás fios, nos ouvidos e nariz. Depois uns pneuzinhos insistentes, ultimamente rugas e pés de galinhas “expressam” minha alegria, quando sorrio. A pele menos elástica começa a parecer mais um plástico retrátil. Me olho no espelho e morro de Rir: “Estou parecendo o meu pai, quando ele começou a ficar parecido com meu avô” Como DEUS é justo: vai começando a cobrar a fatura,de décadas e décadas em que fui feliz: tomei sol, joguei bola, cai; machuquei, amei, dormi, comi, acordei .... Cada dia, mais velho, mais feliz, orgulhoso da 1ª mancha senil que me avisava “ai, ai, ai, ai, está chegando a hora ...”

Mas esta mancha me contava historias de vida. Aquela 1ª Ruga me recordava o amor pela minha mãe, os cabelos brancos, além do charme do “gatão de meia idade” mostrava o quanto aprendi .... errando, acertando, mas acima de tudo TENTANDO! Ta certo: DEUS, leva minha células, atrofia meus músculos, afinal o corpo é matéria e tem de ser reciclado. Toma, estes carbonos, esta água, esse cloro, potássio, nitrogênio. Leva que essa poeira cósmica que é TUA! Sei que apenas me empresta. Mas como És justo : quanto mais decaio, melhor me torno, minha energia do pensamento, sentimento, força de vontade só ampliam meu lado,espiritual, imaterial e eterno. Enquanto perco a vitalidade e aparência de uma juventude distante, me sinto mais jovem na alma, na consciência de existir de ser humano: portanto falível, imperfeito, frágil. Mas quanto mais caminho para o fim, mais me aproximo de Ti! Mais maduro, sábio, embora sempre aprendiz. Vai matéria, vem energia!

E assim sereno, observador da agitação do adolescente, da ansiedade dos jovens, das frustrações dos adultos, entendo a trajetória humana e vejo que a serenidade, a paz de espírito é o lucro de ter mais idade. Quando perguntam se me troco aos 51 (original de fábrica) por meu 20, 30. Apenas sorrio. Um sorriso de 8 dobras de rugas, pés de galiha – a olho nu – em cada olho. Tenho na minha face a expressão das alegrias, tristezas, surpresas e espanto. Ah! Já ia me esquecendo ..... Estou com as calvas aumentadas, e quando flexiono o joelho ele estala escandalosamente.. Mas nado 2.000 metros, adoro caminhar, encontrar com meus “rebentos”, ir a um bom filme, ler um bom livro. E uso internet – às vezes. Ainda escrevo cartas, e mando mensagens para quem amo.

Acho válido os que querem seguir fazendo suas plásticas e seus botox, assim como não tenho preconceito algum contra chatice, timidez, gente esnobe, imaturas, pretensiosas ou sem auto-critica e mais, nada contra pelancas, barrigas,celulite, carequices e outras distorções da "cultura do perfeito ". Muito pelo contrario: Viva a alegria de sermos como conseguimos ser!!! Hoje mais do que nunca consigo ver o interior de todos nós ( e é muito mais bonito que imaginava ). Esta certo amigo estou em extinção eu sei! Só peço o seguinte. Se alguém daqui a 100, 1000 anos encontrar uma célula minha por aí, pelo amor de DEUS, não me clonem!!! Queimem e soprem minhas cinzas, quero voltar a ser pó! Não me dêem nome de Rua, odiaria ouvir do outro lado. “A Rua Eduardo Aquino é uma desgraça: esburacada, estreita e mal iluminada! Me poupem! Sou louco para morrer – de morte natural – quando tiver pagado minhas “penas”. Acredito na doutrina de CRISTO : " a vida vale a pena, pois existe a CASA DO PAI e o descanso eterno!!! "

Tenho plantado ( nem sempre consigo ser um bom semeador, sei disto ) mas sei que só colherei do outro lado...

Bem o papo esta bom, mas... O que estava dizendo mesmo?! Deixa pra lá,não deve ser nada importante mesmo.Desculpem , mas esqueci de dizer: a memória anda falhando, o que não é de todo ruim, pois se gasto horas procurando meus óculos, também não perco tempo remexendo em ressentimentos, magoas, ódios antigos e tão desnecessários, que só faz tornar nossa caminhada existencial mais pesada e angustiante! É muito arquivo morto e desnecessário, para cada vez menos espaço : que fique o que nos enobrece, nos alegra e nos permite ter o perdão cada vez mais presente nos nossos derradeiros dias! Uma frase bonita para minha lapide? “Não temam a morte: afinal morrer é tão natural quanto nascer, mas lembrem-se: é em vida que acontecem os grandes milagres! Leitor e amigo: quando sair do meu enterro no Cemitério do Bonfim leiam em latim na entrada: “AOS MORTOS” dos que vão morrer!” Ou em Eclesiastes “Nu saístes do ventre de tua mãe, tão nu quanto viestes sairás dessa vida, nada e tudo que fizestes não levaras contigo. Isso é vaidade e vento que sopra!”




Nenhum comentário:

Postar um comentário