domingo, 21 de fevereiro de 2010

ERROS E PENSAMENTO E AUTO-AVALIAÇÃO DO TÍMIDO

PENSAMENTO DO TÍMIDO CERTO OU ERRADO?
“Todo mundo está me observando”. Falso e ao mesmo tempo pretensioso
“Se eu falar, vou dar vexame” Será? E daí?
“Não estou a altura dos outros” Cadê a fita métrica para dons, talentos e virtudes?
“Sou pior que os outros. Os outros são melhores que eu” Além dessa baixa estima, que chatice ficar se comparando com os outros...
“E se eu errar ou não estiver certo, eles vão me gozar”. Erre! Tenha a liberdade de errar, de ser imperfeito. Que delícia poder errar, rir e brincar consigo mesmo! E, assim, aprenda: o erro é o melhor professor da vida e a única forma de aprender a ser humilde, verdadeiro e sábio!
“Será por que todo mundo está me olhando? Será que estou com o nariz escorrendo? Meu cabelo tá ridículo? Minha braguilha tá aberta?”.

“Não vou dar conta” Que presunçoso você é!Lamento informar que, nesta festa, o senhor é apenas mais um. Portanto, divirta-se. O artista principal ainda não chegou.

Nem precisa. Basta tentar, pois isso é grátis.
“Sou/estou ridículo”. Tanta baixa estima, tanta auto censura, tanta autocobrança, tanto medo de errar... É simplesmente ridículo, concordo!


DISTORÇÃO DA AUTO-IMAGEM DO TÍMIDO

A timidez está associada ao erro de visão de si mesmo, que nós, terapeutas, chamamos de distorção cognitiva. É o erro de conhecer e reconhecer a si e aos outros. Aí, a autocensura, a baixa-estima, a rigidez de julgamento, o medo de errar, o alto compromisso de êxito e a dificuldade de assimilar derrotas, fracassos e frustrações.... Tudo isso impede o tímido e imaturo afetivamente de experimentar o mundo, as emoções, as relações sociais, profissionais e os novos e diferentes desafios e estímulos que a vida nos traz.
O quadro abaixo pode exemplificar melhor.
NO ESPELHO PLANO NO ESPELHO DE CIRCO
Os outros vêem assim: (côncavo ou convexo)
. Olha que rapaz bonito! . Sou horroroso
. Que menino inteligente! . Sou o mais burro
. Sujeito interessante... . Sou muito sem sal, sem graça
. Rapaz culto . Não sei nada
. Moço competente . Os outros são melhores
. Esse vai longe... . Nunca vou ter nada na vida

Esta é a imagem fidedigna.

Nenhum comentário:

Postar um comentário