quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

SÍNDROME DO PENSAMENTO DISPARADO:

Coluna Dr. Eduardo Aquino para o Jornal Super Notícias do dia 24/01/2010.

A Mente hiperativa, sobrecarrega o cérebro que maltrata o corpo.

Todos conhecem aquela velha história: “General que chuta coronel, que chuta capitão, que chuta tenente, que chuta sargento, que chuta soldado, que chuta mulher, que chuta filho, que chuta cachorro”. Afinal todos somos interligados e quando uma ação é feita a reação vem em cadeia. Somos inseparáveis como estrutura existencial. O corpo é servo do cérebro, que é servo da mente, que é servo da alma, que é serva de DEUS. Não se iludam, pois a falência da medicina começou quando ao investigar em demasia o CORPO, nos distanciamos do CÉREBRO (computador biológico e divino da vida), que aliás só está sendo desvendado com o avanço das neurociências nos últimos 20 anos. Cometemos erros ainda mais graves, ao não perceber a relação direta com modificações constantes entre MENTE e CÉREBRO, absolutamente interdependentes!!! Mente é imaterial, enquanto o corpo e cérebro são matérias. Mas por princípios básicos da física, MATÉRIA (Corpo e Cérebro) e ENERGIA (energia psíquica – do pensar, sentir e agir) se transmutam – uma se transforma a outra e vice-versa. Um exemplo do dia-a-dia: Você esqueceu de fazer algo importante que pode prejudicá-lo no serviço! O pensamento dispara, vem sofrimento antecipado – medo de ser mandado embora e pimba! Coração dispara, sua frio, falta de ar, insônia .... Mente acessou cérebro que alterou o corpo. É simples assim! Mas qual médico anda tendo tempo para investigar não os sintomas e sim a pessoa que os tem? Ela está feliz com filhos, cônjuges, no trabalho, na sua fé e, principalmente, consigo mesma? É feliz, faz o que gosta, tem tempo para o lazer, atividades prazerosas? Afinal somos um TODO!!! E não uma queixa de dor no peito, tonteira, falta de ar, dor no corpo e por ai vai ....
Não adianta uma bateria de exames (83% normais segundo Associações Médicas Americanas) e 65% de cirurgias desnecessárias.

NÃO HÁ AINDA UM “MENTÔMETRO” – Aparelho que revelaria a mente tribulada, preocupada, medos, culpas, ciúmes, inseguranças. Sim essa mente desgovernada, caótica, disparada, é segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde) a responsável por 7 em cada 10 de pacientes em busca de ajuda médica. Todo especialista (cardiologista, gastro, otorrino, neurologista, ortopedista, dermatologista, reumatologia, entre outros) deveria ter uma noção mínima da NEUROCIÊNCIAS e se habilitar a usar antidepressivos básicos, nos pacientes que embora com sintomas físicos, têm na verdade uma alteração PSICOGÊNICA ( O QUE É ABSOLUTAMENTE DIFERENTE DE “PROBLEMAS PSICOLÓGICOS”!!!) pois PSICO é o termo que designa MENTE e GENÊSIS designa Origem. Assim a dor no peito a “labirintite”, a dor de cabeça, o abatimento, o coração disparado, a dor no corpo, a insônia entre outras queixas acompanhados de “EXAMES NORMAIS” indicam grande possibilidade da “Síndrome do pensamento disparado” que altera a atividade química e elétrica do cérebro numa região que está “penando” com nossa vida agitada, estressante, cheio de Internet, TV, celular, pressões ambientais. O SISTEMA LÍMBICO – área de controle de emoções e estresse –na região do hipotálamo do Cérebro é onde o segredo do corpo mente, alma, se localizam e precisam ser “tratados”.
Peço a médicos, psicólogos, fisioterapeutas, enfermeiros, assistentes sociais, enfim, a todos que sonham um ser humano saudável, sereno, em paz de espírito (ao meu ver o maior sinônimo de saúde) que pesquisam, entendam e vejam o paciente que nos procura, como um ser humano universal.
Acolhê-los, escutá-los, compreendê-los e, principalmente fazer tratamentos que dêem RESULTADO! É o mínimo que nos cabe fazer, é direito dos pacientes e dever de quem escolheu a Saúde como área de exercício de seus dons e talentos!!!
P.S.: Faça contato pelo blog www.eduardoandradeaquino.blogspot.com e também no Twitter: www.twitter.com/eduardoaaquino.Aos que quiserem ser .... parceiros, peço que leiam meu livro: Bem Vindo a Vida, lançado pela Editora Sextante, sublinhando conceitos que julgarem relevantes. Este é o livro básico que em forma de romance, apresento minha visão do mundo.Pode se encontrado nas melhores livrarias, e também ser obtido via internet (submarino.com, americanas.com, leitura.com, etc..).


Um comentário:

  1. Adorei essa matéria! Acredito que a maioria das doenças tem um fundo emocional e psicologico. Não adianta tratar somente o problema, tem que tratar também a causa.
    Fiquei muito feliz em encontrar esse blog, pois esta respondendo a vários questionamentos e dúvidas minhas.

    ResponderExcluir