sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

A ARTE DE VIVER NOS TEMPOS ATUAIS



Não há dúvida de que a urbanização rápida desde século, o predomínio do capitalismo, a sobreposição da cultura ocidental sobre oriental, a mudança da atuação da mulher desde a década de 30, a degradação ambiental, as injustiças sociais cada vez mais acentuadas e criando duas espécies – Homo tecnologicus e Homo desqualificatus - , além da rapidez das transformações, tudo isso resultou na falência das relações humanas e desconsiderou valores que podem ter sido esquecidos, mas são eternos: o amor, o respeito, a sabedoria, a simplicidade, a fé, a solidariedade, as leis naturais e divinas que regem desde átomos até sistemas solares e galáxias.

Amigo, a você, perdido nesta selva de violência, desamor, interesses escusos, lideres onipotentes, vaidosos, egocêntricos. A você que anda sem tempo, viciado em informações, pagando impostos injustos, sustentando essa “corja desonesta”. A você, malcasado, lembre-se que o casamento bom é aquele onde existe maturidade, respeito às diferenças e s espaços individuais; aquele onde não há interesses dissimulados nem jogos (ciúme, culpa, dó, chantagens emocionais, opressão, competitividade), onde impere a naturalidade, a espontaneidade, a solidariedade. A você, mal remunerado, arrisque-se amigo! Concilie prazer, criatividade, vá a luta, saia dessa, dê o salto. A você solitário em suas angustias e decepções. A você aposentado da vida ( não se esqueça de que a vida é um eterno desafio, um constante recomeçar, volte a sonhar, vire consultor, vire sábio). A você reclamador compulsivo. A todos vocês, eu agora revelo o segredo:
Deus no criou para o prazer, alegria, a leveza, a paz, a harmonia, o equilíbrio. Precisamos extrair do meio ambiente os elementos essenciais para meio interno (físico e psicológico) de cada um de nós. Ecologia Humana. É isso, uma sintonia entre os ambientes interno e externo.
BUSQUE A LUZ! SEJA FELIZ e lembre-se: cada um é agente de si mesmo. Chega de falar do país, da cidade, da mulher, dos filhos, do trabalho da empregada: faça sua parte!

Nenhum comentário:

Postar um comentário