sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

QUALIDADE DE VIDA E PROGRAMAS DE QUALIDADE TOTAL




Indubitavelmente, o termo ‘qualidade’ haverá de trazer sempre a idéia de algo que sobressai e evolui. Quando a qualidade veio de forma revolucionária, acompanhada do adjetivo ‘total’, criou-se a expectativa de quase perfeição em qualquer programa ou empresa que comprasse a idéia.
Iniciou-se, então, um processo global de transformações baseadas em métodos que buscavam a melhoria de produtos e pessoas (?) ao implementar metas, objetivos, buscas quase obsessivas de superação de resultados. Mas, por ser algo repetitivo e dogmático, a euforia inicial se transformava gradualmente em cobranças pessoais e coletivas por resultados cada vez mais estressantes. A partir de um certo ponto, a rotineira cobrança por Qualidade Total vai perdendo o encanto e saturando os aplicadores e aplicados na filosofia dos 5S.
Tudo aquilo em que o prazer e a criatividade não têm a liberdade de ação, tende a ser visto como cobranças, deveres e obrigações que saturam o indivíduo.
Um alto grau de morbidade (adoecimento) aos sobreviventes de planos de demissão e reengenharia é hoje constatado na Europa, EUA e Japão. Após a fase “brilhante” de resultados, o médio e longo prazo mostram contínua curva declinante. Por isso, cada vez mais se ouve falar em ‘Qualidade de Vida’, na tentativa de resgatar o humano, que se tornou número e ‘coisa’ num primeiro momento.
Hoje, um exemplo de resultado é a Microsoft: uma Empresa horizontal, enxuta, que investe no talento. Seus funcionários têm ambientes distintos (campos, áreas verdes, bibliotecas, áreas para esportes, etc.), onde produzem com liberdade um produto coletivo, no respeito ao ritmo, forma e modus operandi individual.
Ficam, pois, pontos a serem analisados:
• O prazer, em todas as áreas da vida, é essencial;
• Métodos dogmáticos e herméticos perdem a motivação, após a novidade inicial;
• Seres humanos distintos têm formas de produção que exigem flexibilidade, prazer, reconhecimento e incentivo. Necessitam de criatividade, espaço e tempo mutáveis e dinâmicos, que não devem ser amordaçados por metodologias que sejam replicantes, monótonas e artificiais.

P.S.: Faça contato pelo blog www.eduardoandradeaquino.blogspot.com e também no Twitter: www.twitter.com/eduardoaaquino.Aos que quiserem ser .... parceiros, peço que leiam meu livro: Bem Vindo a Vida, lançado pela Editora Sextante, sublinhando conceitos que julgarem relevantes. Este é o livro básico que em forma de romance, apresento minha visão do mundo.Pode se encontrado nas melhores livrarias do país, e também ser obtido via internet (submarino.com, americanas.com, leitura.com, etc..).


Nenhum comentário:

Postar um comentário