terça-feira, 12 de janeiro de 2010

QUE É SER ALEGRE?

Livro: Eduardo A.Aquino: O que os Jovens gostariam, de saber e os Adultos têm dificuldade de responder.


A alegria é um estado de humor ou afeto altamente favorável, em que a pessoa tem a sensação de prazer, de recompensa ou satisfação diante do momento existencial, quando se sente motivada, ativa e vitalizada. É comum nos alegramos nos momentos de vitória, de superação, de ganhos, sejam eles afetivos, financeiros, ou nos momentos de realização de sonhos, viajando, descobrindo, começando a namorar. A alegria está ligada ao prazer, e este, ao relaxamento. Nos momentos de alegria, em geral, não estamos amedrontados, angustiados, inseguros, com sentimentos de culpa, ou seja, sentimentos que inibem a sensação de prazer e nos deixam infelizes.

O QUE FAZER, PARA SEMPRE ESTAR BEM COM A VIDA?

Se esta resposta fosse tão simples, como uma receita de bolo, acho que estaríamos num mundo bem diferente do atual. Ao longo desta minha caminhada, depois de atender a centenas de pessoas, posso sugerir alguns elementos para se estar de bem com a vida, situações mais ideais do que reais. Repito: não existe uma receita específica, porém não custa enumerar algumas dicas que podem ajudar.

Tenho de estar bem comigo mesmo e, para que isso aconteça, tenho de estar buscando em mim uma paz interior, uma sensação de plenitude, de liberdade no dia-a-dia. Tenho de estar coerente com minhas habilidades, dons e talento. Tenho de estar inserido numa família harmônica, e ser, inclusive, um ponto de harmonia para minha família. Tenho de estar bem integrado com o estudo, o trabalho, sentindo que estou numa fase de crescimento, de realização, numa busca de concretização de alguns sonhos e metas. Tenho de buscar o amadurecimento. E o que é amadurecer? É admitir os erros e valorizar minhas virtudes e talentos. É ser espontâneo diante das pessoas, do mundo, de mim mesmo. É procurar crescer e me relacionar comigo mesmo e com a família, o meio social, os colegas de trabalho, de estudo, de tal maneira que eu sempre os respeite e a mim mesmo. E respeito significa a compreensão de que cada um de nós tem seus hábitos, seu modo de ser e que, não necessariamente, as pessoas são como eu. Mesmo sendo diferentes, não precisamos ser inimigos, não precisamos brigar, desentender-nos. A pessoa amadurecida é sábia, sabe ouvir, sabe a hora correta de falar, já venceu o egoísmo, a necessidade de competição, já conteve a agressividade e a inveja. Cada um de nós é único, tem seu próprio caminho.

Para estar bem em relação à minha vida, é necessário que eu me descubra, que me proponha conhecer-me cada vez mais, ser uma pessoa verdadeira , sincera, aprender a dizer o que penso, a expressar o que sinto e a ser realizador de meus desejos; devo considerar que vivo em comunidade e que preciso respeitar e amar o semelhante, entender suas dificuldades, respeitando as diferenças de credo, de raça, de cultura, de camada social. É estar em paz comigo mesmo e com o mundo que me cerca. Contudo, a coisa mais importante talvez seja que eu nunca deixe de sonhar, de tentar superar-me a cada dia, compreendendo o meu semelhante e fazendo alguma coisa para mudar as regras sociais, políticas, econômicas, para que todo ser humano possa ter as mesmas oportunidades que estou tento.

Para estar de bem com a vida, é necessário que eu tenha fé num Deus maior que nos rege, que haja harmonia entre o pensar, o sentir e o agir. É preciso o exercício do respeito, mesmo quando não concorde com o outro. Saber ouvir e manisfestar-me, respeitar a Natureza e tirar dela todas as possibilidades de se harmonizar e ser uma pessoa tranqüila, em busca do crescimento o tempo todo.

P.S.:Faça contato pelo blog www.eduardoandradeaquino.blogspot.com e também no Twitter: www.twitter.com/eduardoaaquino.Aos que quiserem ser .... parceiros, peço que leiam meu livro: Bem Vindo a Vida, lançado pela Editora Sextante, sublinhando conceitos que julgarem relevantes. Este é o livro básico que em forma de romance, apresento minha visão do mundo.Pode se encontrado nas melhores livrarias do país, e também ser obtido via internet (submarino.com, americanas.com, leitura.com, etc..).


Nenhum comentário:

Postar um comentário