quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

INTOXICAÇÃO AGUDA



Condição que se segue á administração de uma substância psicoativa, resultando em perturbações no nível de consciência, cognição, percepção, afeto ou comportamento ou outras funções e respostas psicofisiológicas. As perturbações são diretamente relacionadas aos efeitos farmacológicos agudos da substância e resolvem-se com recuperação completa ao passar do tempo, exceto quando surge dano tecidual ou outras complicações, incluindo trauma, inalação de vômito, delirium, coma, convulsões e outras complicações. A natureza desses distúrbios depende da classe farmacológica da substância e a maneira de usá-los.

Embriaguez aguda em alcoolismo;
“Más viagens” (bad trips) – drogas;
Embriaguez SOE;
Intoxicação patológica;
Transtornos de transe e possessão em intoxicação por substância psicoativa:

A . Deve haver evidências claras de uso recente de substância psicoativa em níveis de dose suficientemente altos que justifiquem intoxicação;

B. Deve haver sinais ou sintomas de intoxicação, compatíveis com as ações conhecidas de alguma substância em particular, como especificado abaixo. Precisam apresentar também uma gravidade suficiente para produzir perturbações em nível de consciência, cognição, percepção, afeto ou comportamento, gravidade que seja de importância clínica;

C. Os sinais ou sintomas presentes não podem ser atribuídos a um transtorno somático não relacionado ao uso de uma substância. Não podem também ser melhor explicados por outro transtorno mental ou de comportamento.

A intoxicação aguda freqüentemente ocorre em pessoas que, em adição, têm problemas mais persistentes relacionados ao álcool ou uma outra droga. Os seguintes códigos de cinco caracteres podem ser usados para indicar se a intoxicação aguda estava associada a alguma complicação:

FLx.00 – Não complicada, sintomas de gravidade variável, usualmente dose-
dependente;

FLx.01 – Com trauma ou outra lesão corporal;

FLx. 02 – Com outras complicações médicas ( são exemplos: hermatêmese, aspiração
de vômito);

FLx.03 – Com delirium;

FLx.04 – Com distorções perceptivas;

FLx.05 – Com coma;

FLx.06 – Com convulsões;

FLx. 07 – Intoxicação patológica (aplica-se apenas a álcool).



P.S.:Faça contato pelo blog www.eduardoandradeaquino.blogspot.com e também no Twitter: www.twitter.com/eduardoaaquino.Aos que quiserem ser parceiros, peço que leiam meu livro: Bem Vindo a Vida, lançado pela Editora Sextante, sublinhando conceitos que julgarem relevantes. Este é o livro básico que em forma de romance, apresento minha visão do mundo.Pode se encontrado nas melhores livrarias do país, e também ser obtido via internet (submarino.com, americanas.com, leitura.com, etc..).

Nenhum comentário:

Postar um comentário