domingo, 10 de janeiro de 2010

Um adolescente de 14 anos, com um ano de namoro, está mesmo amando ou é uma paixão?

Livro: Eduardo A.Aquino: O que os Jovens gostariam, de saber e os Adultos têm dificuldade de responder.


Aos 14 anos, é difícil que esteja havendo amor; o amor é um sentimento mais amadurecido e uma experiência que vem com a vida, com o dia-a-dia com a sabedoria e a maturidade. É difícil experimentar uma relação tão nobre aos 14 anos. A paixão também é uma característica da adolescência, do início do desenvolvimento do afeto humano. Já o amor é uma conseqüência de vivências, de sabedoria, de compreensão. Aos 14 anos é mais esperada a paixão do que o amor.

Uma pessoa com 12 anos de namoro, e que já terminou esse namoro três vezes, pode ainda estar amando?

A paixão é que causa dependência. Terminar e voltar significa estar envolvido; esse envolvimento, muitas vezes, implica estar um viciado no outro, e que um não consegue ficar sem o outro. A paixão parece mesmo uma droga que vicia. Já o amor é tão tranqüilo que não implica idas e vinda, como acontece na paixão.

Por que algumas pessoas, principalmente meninas, têm preconceito em namorar pessoas mais novas?

Sempre existiu preconceito em relação à idade de parceiros. Algumas pessoas preferem relacionar-se com outras de uma determinada faixa etária. Do ponto de vista da psicologia e da sexualidade humana, não há nenhum problema entre parceiros e parceiras mais novos, embora a sociedade, a família e, muitas vezes, a própria religião, contestem as grandes diferenças de idade entre os parceiros. Um namoro deve surgir apenas quando o menino ou a menina tenham maturidade e informações maiores sobre o que é namorar e sobre sexualidade. A priori, como foi colocado na pergunta, nada mais é que um preconceito, pois o que faz com que as pessoas fiquem juntas são outros elementos como o amor, o prazer, a atração e o respeito, independentemente da idade.

P.S: Faça contato pelo blog www.eduardoandradeaquino.blogspot.com e também no Twitter: www.twitter.com/eduardoaaquino.Aos que quiserem ser .... parceiros, peço que leiam meu livro: Bem Vindo a Vida, lançado pela Editora Sextante, sublinhando conceitos que julgarem relevantes. Este é o livro básico que em forma de romance, apresento minha visão do mundo.Pode se encontrado nas melhores livrarias do país, e também ser obtido via internet (submarino.com, americanas.com, leitura.com, etc..).

Nenhum comentário:

Postar um comentário