quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

COMO RESOLVER UMA INSATISFAÇÃO, SE ELA É PRÓPRIA DA FAMÍLIA?

O próprio termo já diz : insatisfação é uma não-satisfação. Satisfação é um tipo de estado afetivo que nos dá a sensação de recompensa, de prazer e de relaxamento. Pessoas insatisfeitas não se sentem com paz de espírito. A insatisfação tem a ver, em primeiro lugar, com o próprio individuo. Cada um de nós é agente de sua satisfação, responsável pelo seu prazer.
Em uma família em que, individualmente, as pessoas não estão bem, o ambiente familiar também não será bom, havendo uma guerra para se saber quem faz quem insatisfeito ou infeliz. A vida familiar tumultuada pode ser um fator ruim para o indivíduo. Todavia, mesmo em ambientes ruim, se algum membro da família se propuser um desenvolvimento pessoal, uma busca de situações prazerosas, um amadurecimento do psiquismo, essa pessoa poderá se sentir satisfeita e ajudar seus familiares a também buscarem a satisfação.

O QUE FAZER, PARA DEIXARMOS DE SER DESCONFIADOS?

A desconfiança é um comportamento de defesa contra uma projeção de risco que nem sempre é real. Foi herdada, fazendo parte da existência de todos nós.
Se exagerada, a desconfiança tem de ser trabalhada em psicoterapia; a pessoa desconfiada tem mais dificuldades de entrosamento social, de manter um namoro, um casamento, uma sociedade comercial, por achar que os outros estão sempre tentando passá-la para trás. A pessoa desconfiada é auto-referencial. Isso significa que sempre acha que o mundo está contra ela. Está sempre tensa, na defensiva, sentindo-se vigiada e vigiando o meio-ambiente; por isso é ansiosa, inibida ou tímida.
Por exemplo, uma pessoa, num ambiente festivo, nota que duas outras estão cochichando, uma no ouvido da outra. Então cisma que aquele cochicho tem a ver com ela. Essa pessoa sente-se incomodada e vigiada, passando a adotar uma postura de vigilância e de defesa excessiva conta aquelas.

P.S.:Faça contato pelo blog www.eduardoandradeaquino.blogspot.com e também no Twitter: www.twitter.com/eduardoaaquino.Aos que quiserem ser .... parceiros, peço que leiam meu livro: Bem Vindo a Vida, lançado pela Editora Sextante, sublinhando conceitos que julgarem relevantes. Este é o livro básico que em forma de romance, apresento minha visão do mundo.Pode se encontrado nas melhores livrarias do país, e também ser obtido via internet (submarino.com, americanas.com, leitura.com, etc..).

Nenhum comentário:

Postar um comentário