terça-feira, 8 de setembro de 2009

Afinal: O que é esse tal de “estresse”?

1- A epidemia do estresse:

Pode ser em casa, no trabalho, no transito e até batendo uma bolinha na pelada de sábado e só se ouve:
“- Cara, to estressado, nervoso, estourando com todo mundo, dormindo mal, brigando com a patroa e os filhos...”.
“- E eu, cara, já briguei no escritório, discuti no trânsito, e mandei o gerente do banco pra aquele lugar!”.

Realmente, nós médicos e profissionais da área de saúde, temos percebido que nos últimos 20-30 anos, com um mundo cada vez mais corrido, competitivo, com celular, computador, internet, TV, rádio, jornal....O volume de informações que nos chega e as pressões profissionais, falta de dinheiro, violência, drogas, enfim, o sufoco que o meio ambiente exerce sobre cada um de nós, fez com que o tal do estresse, fizesse parte das nossas conversas, das reclamações e até justificativas para faltar ao trabalho, brigar em casa, render pouco no emprego e queixar de uma série de sintomas: tonteira, dor-no-corpo, dor-de-cabeça, coração disparado, falta-de-ar, sono ruim, cansaço, e outras inúmeras queixas que associamos ao tal do estresse.

2- O que é o ESTRESSE?

É uma reação natural, importante e necessária que permitiu que os mamíferos dominassem a face da Terra. O ESTRESSE aparece quando qualquer mamífero (animais que ao alimentar os filhotes, estabelece uma relação de afeto e proteção) encontra-se diante de um PERIGO REAL: um predador, ameaça imediata de morte por exemplo. Nessa hora há uma reação na base do LUTAR ou CORRER! Graças à reação do ESTRESSE ficamos 10 vezes mais ágeis, 10 vezes mais fortes, 10 vezes mais inteligentes para poder sobreviver. Eis o bom ESTRESSE!!! Querem um exemplo: A dona Maria com 130Kg de peso, fazia sua caminhada diária, lentamente. De repente o pit-bull de um pit-boy, solta da coleira e corre para atacar a dona Maria, graças ao bom estresse, dona Maria corre 100 metros em 10 segundos, pula um muro de 1,80 metros e salva-se. Passado o stress. O difícil é tirar a dona Maria detrás do muro, pois perdeu os super-poderes do bom estresse.

3- Se existe o BOM ESTRESSE, existe o MAU ESTRESSE que adoece?
O único mamífero que usa mal o ESTRESSE é o ser humano, por uma razão muito simples: através do pensamento criamos “inimigos, predadores e problemas imaginários!”. Como se a dona Maria toda hora que passasse em frente a casa do PitBull imaginasse que ele a atacaria. Ao nos preocuparmos com filhos, trabalho, ao sofrermos por antecipação, ativamos erradamente o estresse, e, com isso, o coração dispara, vem o suor, aperto no peito, falta de ar e toda a aceleração que o corpo sofre quando entra em estresse.

4- Conclusão:

De tanta “pensação”, medo de tudo, violência, perdas afetivas, ficar sem dinheiro e todo tipo de preocupação e sofrimento antecipatório, por problemas imaginários, o disparo da área do estresse no cérebro continuamente e que gera as insônias, sintomas físicos, mau humor, depressão, pânico, entre outros.

5- 26 Dicas anti-estresse (ecologia humana – cuidados com o próprio ser humano) abaixo relacionadas :

Ecologia Humana: Cuidar do meio ambiente interno do ser humano:

As 26 dicas anti-estresse:

1. Exercício físico diário (do tipo aeróbico, que aumenta a freqüência cardiorrespiratória).IDEAL:caminhada, natação ou ciclismo ao acordar, por uma hora. Os exercícios físicos diários aumentam a produção de betaendorfina e encefalinas, opiáceos naturais que dão a sensação de bem-estar e disposição, combatem a dor, melhoram o aprendizado e o vigor.
2. Telefone Celular: Usá-lo com parcimônia. Seus efeitos sobre o corpo humano ainda são controversos e o uso excessivo pode causar vicio e stress.
3. Exposição à luz solar do inicio da manha ou final da tarde: Promove aumento da produção de melatonina, substancia reguladora do ciclo sono/vigília e do humor.
4. Á noite, quanto mais escuro e silencioso o ambiente, melhor o sono. Mas, logo pela manha a claridade é essencial. O excesso de ruídos impede o sono profundo e aumenta a irritação. Observação: use, se morar em região barulhenta, até “tampão de ouvido” que nadadores usam.
5. Banho morno e frio pela manha, promovendo melhoria no despertar pelo choque térmico. Quente á noite, pois provoca vasodilatação, ajudando a relaxar e facilitando a conciliação do sono.
6. Evitar muita exposição a ambiente artificial (ar-condicionado, carpetes, vidro fumê, luz diurna artificial). Comprovou-se que esse tipo de ambiente provoca desgaste físico e psicológico, irritação, problemas alérgicos , infecções das vias aéreas, dor de cabeça, stress e até depressão.
7. Manter a ritimicidade de vida. Procurar almoçar, dormir, acordar e trabalhar nos mesmos horários. O cérebro adora ritmo e harmonia para melhor se adaptar ao meio ambiente. Horários e vida irregular e arrítmica produzem um “estresse adaptativo” ao cérebro.
8. Aos jovens recomenda-se não trocar o dia pela noite, principalmente nos fins de semana. Uma noite em claro requer sete dias para regular o relógio biológico. Se forem duas noites (sexta e sábado por exemplo), simplesmente haverá quebra de fuso horário. Equivale a ir a Tóquio e voltar no dia seguinte. Isso ocasiona mau-humor, dificuldade de aprendizado, irritação, agressividade, entre outros distúrbios.
9. Evitar excesso de informações: TV, jornais, revistas, telefone, por exemplo. O excesso de estimulo fotoelétrico, provocado por grande exposição às telas, é excitante e causa estresse cerebral. A ênfase negativista das noticias pode causar vicio em informações. Ler mais de dois jornais ou assistir a mais de dois telejornais por dia aumenta a irritabilidade e a agressividade.
10. Depois das 18 h, evitar jantar, ingerir alimentos pesados, carnes vermelhas ou frituras. Prejudicam o aprofundamento e as fases do sono, causam pesadelos, tornando o sono insatisfatório. Depois desse horário, dar preferência a lanches leves: Sopas, massas e frutas.
11. Eliminar cafeína: café, refrigerantes em geral (principalmente do tipo cola), chocolates e derivados do cacau, chá-mate ou preto. A cafeína provoca hiperatividade cerebral, altera as fases do sono, causa irritabilidade e estresse, além de ser classificada como droga, gerando vício. É considerada uma das principais causas de insônia e desencadeadora da “síndrome do pânico”. Obs.: Já existe café descafeinado.
12. Buscar ambientes abertos para descanso (praças, paisagens como matas, montanhas, rios, mar, lagoa). Ambientes fechados e atividades em apartamento, casa, trancado em quatro paredes, só diante da televisão, computador, vídeo games e sons altos são estressantes e viciam. Tecnofilia é o termo usado para quem é viciado em aparelhos eletrônicos.
13. Investir em lazer nos finais de semana, férias e feriados. Sair da rotina casa/trabalho como meio de resgatar a tranqüilidade. Lazer é fundamental e se faz com criatividade, buscando novidades. Para as férias, o tempo mínimo deveria ser 21 dias. Uma a duas semanas não são o suficiente para descansar. Não há quebra do ciclo de trabalho e já ocorrem preocupações com o retorno. Por outro lado, o tempo máximo para as férias é de 45 dias. Com mais de seis semanas, perde-se o ritmo anterior de trabalho e há a possibilidade de aversão ao retorno.
conclusão¹: “Cada um de nós é sujeito de si mesmo, autor de seu próprio personagem, artesão do seu próprio mundo”. “Cada um de nós tem o arbítrio de dizer. “Ah não doutor, é difícil seguir essas orientações!” E eu respondo que ninguém é obrigado a nada e nem precisamos ser radicais e obsessivos. Mas se você quer contrariar a natureza divina, não reclame tanto de seus sintomas, da sua angústia, irritação, implicando com familiares e colegas de trabalho. Equilíbrio, bem-estar, paz de espírito, exigem de nós fé e perseverança para serem alcançados. E lembrem-se: Essas são apenas “dicas”





14. Alimentar-se a cada 3 horas: além das refeições principais, o alimento (frutas,queijo e outros) impede a hipoglicemia, a azia e diversas queixas de mal-estar.
15. Sono ideal: Horário Maximo para dormir: 22 horas. A parte mais nobre do sono acontece entre as 23:00 horas e 3:00 da manhã. Horário Maximo para acordar: 6 horas. Após esse horário aumenta o sono REM, que é o sono dos sonhos, desvitalizador e depressivo. Não dormir durante o dia ou finais de semana, sono que, ao invés de descansar, cansa. Evitar atividades ou trabalhos de turno(semana noite, semana tarde, semana manhã).
16. Uma hora antes de dormir, evitar atividades excitantes (esportes,TV,telefonemas,discussões). Dar preferência a atividades relaxantes (musica, leitura amena).
17. Repouso de 40 minutos após o almoço : Para quebrar o ciclo bifásico sono/vigília.
18. Beber, no mínimo dois litros de água por dia, evitando a desidratação celular, que provoca stress em nível cerebral.
19.Uso diário de vitamina C (2g / dia – ex Cebion,Redoxon ou suco de laranja e de acerola) e vitamina E (400g / dia- ex: ephynal ou vitaminas E importadas), após exercícios físicos.
20. Uso freqüente de folhas verdes, como couve, alface, agrião, brócolis e outras. Elas contem o tryptofano, substancia fundamental para a produção de serotonina – neurotransmissor cerebral que regula humor, pensamento e ação.
21. Eliminar alimentos do tipo guaraná em pó, ginseng, catuaba . São excitantes e interferem na qualidade do sono. Apesar de aumentarem a vitalidade, desencadeiam quadros ansiosos e depressivos.
22.Não usar anfetaminas (remédios para emagrecer). Provocam irritabilidade, insônia, agressividade e depressão. Mesmo a espirulina, usada em fórmulas homeopáticas é depressora para algumas pessoas.
23.Não usar bebidas alcoólicas: Após o efeito excitante e desibinidor, a bebida alcoólica produz depressão em nível bioquímico cerebral. O intervalo de uma semana entre o uso de bebidas permite o ajuste das funções bioelétricas e bioquímicas do cérebro .
24. Não fumar. Alem dos prejuízos pulmonares e cardiovasculares, a nicotina está ligada a alterações de humor, tais como ansiedade e depressão.
25. Investir em hobbies, como costura, pintura, jardinagem. Desviar o pensamento de preocupações rotineiras melhora o relaxamento, equivalendo a uma terapia ocupacional.
26. Priorizar relações afetivas e sociais. Disponibilizar tempo para se relacionar com a família, amigo , etc..


Conclusão ²: Todo habito para ser assimilado pelo cérebro leva 7 dias (daí por que fazer regime,tirar o sono da tarde e outros maus hábitos são mais difíceis na primeira semana), ou seja “uma lua” para ser mudado. Para consolidar um novo habito, são necessários 28 dias ou “4 luas”. Assim, para que os que desejam realmente inserir as dicas de Ecologia Humana na sua vida, eu presenteio o esforço em palavras mágicas. Fé, confiança, humildade, seriedade de propósitos!
No fundo, é um esforço de perseverança, um reforço da força de vontade e uma luta de nós contra cada um de nós mesmos, e a vitoria significa uma nova forma de viver, resgatando a qualidade de vida e bem-estar.
Um último pedido: Após 28 dias os que seguirem as dicas, mandem e-mails que falem do antes e do depois! Esses relatos ajudam a estimular mais e mais pessoas e assim criar uma rede de bem-estar e resgate do jeito simples e sábio de viver.


Como creio que a Palavra, ou segundo a Bíblia – O VERBO – pode ensinar, acalmar e até curar, estou me propondo a usar duas ferramentas.
1- O BLOG: www.eduardoandradeaquino.blogspot.com, no qual procurarei a cada dia passar uma lição sobre Ciências do Comportamento como se fossem aulas virtuais nos quais vocês podem participar, ter duvidas, dar sugestões.
2- O TWITTER: eduardoaaquino. Lancei o twitter proverbial com pílulas de ensinamentos que acumulados podem gerar conhecimentos. É possível usar tanta novidade da internet para bons propósitos?


Aos que querem ser parceiros peço que leiam meu livro “ BEM- VINDO A VIDA”, lançado pela Editora Sextante, sublinhando conceitos que julgarem relevantes. Este é o livro básico que em forma de romance, apresento minha visão de mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário