quarta-feira, 23 de setembro de 2009

DINHEIRO... O bom e o mau dinheiro.
Porque ele adoece pessoas, interfere no nosso humor, muda o caráter do ser humano, é fonte de brigas familiares, entre amigos e um dos maiores fatores de mortes violentas?!
Tentação? Vaidade? Necessidade de poder? Afinal como explicar as loucuras, os desafetos, as infelicidades e tragédias que ocorrem a cada minuto, segundo por causa desse maldito (bendito?) DINHEIRO!
Quem não conhece as tristes histórias familiares, mal o “defunto” esfria, em que os filhos, irmãos, netos, iniciam uma guerra de baixarias pela herança do “falecido”? Ou sociedades comerciais entre irmãos e “amigos do peito” que acabam em inimizades severas, ódios, ressentimentos, infâmias e calunias? E o que dizer da secular briga patrão-empregado (às vezes que conviveram décadas) que vai parar na Justiça do Trabalho, com falsos testemunhos, deslealdades, falcatruas? E separação conjugal?! Aí é que o “bicho pega”, os “podres do casal” sendo expostos a cada audiência, versões fantasiosas, filhos servindo como míssil para destruir pai ou mãe, sem contar os “advogados do diabo” que, como urubus, colocam lenha na fogueira, pois querem o litígio e o quinhão do ex-casal (sejamos justos, existem os bons e humanos advogados como um que conheço e disse: “O exercício do direito é atravessar o pântano da miséria e maldade humana, sem se sujar!”).
Daí a pergunta que cada um tem que fazer para si mesmo: o que o dinheiro representa na sua vida?
ENTENDENDO O OUTRO LADO DA MOEDA:
Esse tema me foi sugerido por uma pessoa de 94 anos, que sendo sábio, lúcido, começou a me relatar como ele foi observando década após década, o que ele chamou de ”a doença do dinheiro”. Começou dizendo que nasceu na roça “onde todo mundo vivia” e era da época que se “amarrava cachorro com lingüiça” e por não haver banco, papéis, Justiça, valia a palavra e o “fio do bigode”. Na roça, fora os coronéis “que já nasciam enricado” , todo mundo sobrevivia do que colhia, plantava, criava. Uma filharada só e todo mundo crescia “são” e “nem carecia de doutô”. “Quem não vingava, era porque não era vontade de Deus”. Falou, falou e eu sempre um “viajador da historia alheia” me fascinava com sua sabedoria: “Comunismo, doutô, não deu certo, porque na natureza todo mundo tem que lutar pra sobreviver, quem é melhor consegue mais. Onde já se viu o governo dá casa,comida,trabalhar na mesma fábrica o preguiçoso com o ativo e sair com o mesmo salário?” “Mas e o capitalismo Seu Zé?” perguntei curioso. “Óia, enquanto o povo que planta, o que “comerceia”, e o que produz nas fábricas era beneficiado, ainda vá lá, mas hoje quando só ganha dinheiro é banco, todo mundo deve, e tem que sustentar político para “vender alma pro diabo” e tira na corrupção? Que isso Doutô, essa tal “globalização” vai dar tudo errado, viu? Rico cada vez mais rico, pobre cada vez mais pobre. DINHEIRO, DOUTÔ, É QUE NEM ÁGUA, PARADO DÁ LODO, EM MOVIMETO GERA LUZ! “Que nem nas hidrelétricas, né?”
E finalizou: “Olha Doutô, um dia leia na Bíblia, ECLESIASTES, um antigo e sábio rei judeu, e veja se descobre como ele descreve o BOM e o MAU dinheiro!” Me desafiou. Como adoro pessoas de idade, sábios, logo fui pesquisar na Bíblia o Eclesiastes...
O BOM E O MAU DINHEIRO:
Mas como hoje as pessoas não têm tempo e muitas vezes aos jovens falta paciência para escutar os adultos e entre todos nós a falta de tempo e curiosidade tem impedido uma geração inteira de construir sabedoria e ter “historia para contar”. Vou direto ao ponto:
Eclesiastes 5.1.: ......”doce é o sono do trabalhador tenha ele pouco ou muito para comer. MAS A ABUNDÂNCIA DO RICO O IMPEDE DE DORMIR” olha o que eu como psiquiatra atendi de milionários com insônia (medo da Receita Federal, crise no mercado de ações, problema com fornecedores, dificuldades com funcionários e um “inferno” de problemas sem fim). Continuei a ler e entender cada frase de um texto bíblico que vale a pena ler na sua totalidade.
O MAU DINHEIRO: Eclesiastes 5.12.
“Eis uma desgraça que vi debaixo dos céus”. A RIQUEZA QUE O POSSUIDOR GUARDA PARA A SUA DESGRAÇA..... Nu saístes do ventre de tua mãe, tão nu quanto viestes, sairás dessa vida, sendo que pelo seu trabalho tudo o que fizestes na tua vida, não levarás em tua mão. Isto é vento que vai e VAIDADE” . Sim é uma dolorosa miséria saber que seus dias foram consumidos em profunda dor, amargura, sofrimento e irritação” .
Tem razão o nosso sábio rei Eclesiastes, repare: dinheiro que trás DOR, AMARGURA, SOFRIMENTO E IRRITAÇÃO é o pior dos bens que alguém queira ter na vida. DEUS ME LIVRE de tal riqueza!
O BOM DINHEIRO: ECLESIASTES 5.17
“Eis o que julguei ser bom: cabe ao homem COMER E BEBER E USUFRUIR TODO CONFORTO de tudo aquilo que Deus lhe deu por ter trabalhado todos os dias debaixo do sol... SE DEUS lhe concede Sorte, Honras e Riquezas, nada que desejar lhe falta e SE DERRAMA A ALEGRIA em teu coração, isso é Dom de Deus!” Olha só, Alegria! Eis então o dinheiro sagrado que traz a felicidade não só para quem o possui, mas sei (pois já atendi e conheci milhares de MAUS MILIONÁRIOS e BONS MILIONÁRIOS) que quem tem o dom da alegria, usa desse dom e do seu dinheiro para ajudar seus semelhantes e espalhar essa alegria. Pois o universo dá de volta, aquilo que damos a ele. Tem gente que tem o dom de ganhar e multiplicar dinheiro e bens são generosos, e também buscam dividir.
MORAL DA HISTÓRIA: Como diria o sábio e lúcido “seu Zé”. Vivemos na era do consumismo, aparências, vaidades, busca desenfreada do poder. Somos escravos do mundo que criamos, escravos do dinheiro, suas armadilhas, seus pecados e tentações. Sim meu caro e já falecido sertanejo “seu Zé”, existe a “doença do dinheiro”! Destruindo famílias, amizades, trazendo maus fluidos e presságios: o mundo vai falir, afinal alguém já viu banqueiro plantando, produzindo, comercializando prestando atendimento na área de saúde, educação, preocupado com meio ambiente? Somos nós, eternos devedores que temos que repensar: O meu dinheiro sagrado me faz feliz? Será que preciso comprar tanta coisa que nem uso? Mas sou positivista: um dia saberemos doar para quem precisa, uma palavra de carinho, uma força para superar dificuldades a nossa fé, o nosso amor, nosso perdão! Não se esqueçam: Riqueza espiritual é a única que se eterniza, e é sinônimo de PAZ DE ESPÍRITO!


Nenhum comentário:

Postar um comentário