terça-feira, 22 de setembro de 2009

A EPIDEMIA DO EGOÍSMO:
Dentro de casa, no trabalho, em todas nossas relações pessoais; quando cada um só pensa em cuidar de si, quem vai pensar em cuidar dos outros?

Gosto de entender a alma das palavras, como vocês já sabem, então vamos aprender o significado de duas palavras tão presentes no nosso cotidiano. EGOISMO vem do latim EGO, ou seja, EU, e ISMO significa atração por. Portanto egoísmo é ter atração por si mesmo. Por egoísta entendemos ser aquele que só pensa em si, vive para si mesmo, não tem interesse, vontade ou maturidade para entender que o mundo é feito de relações, idas e vindas, caminho de mão dupla, além de mim existe o OUTRO!!! EGOCENTRISMO: ego significa Eu e “centrum”, ou centro, quer dizer que é o lugar principal, “ centro das atenções, centro das referências”, assim o egocêntrico é aquele que acha ser ele o “centro de tudo”, e que tudo tem que girar em torno de si.

EGOÍSMO: ALGO QUE JÁ FEZ PARTE DA NATUREZA?

Uma das maiores discussões sobre não só o ser humano, já que o egoísmo existe em outros animais, se faz quando cientistas afirmam que o egoísmo é uma necessidade evolutiva, afinal todos já ouvimos falar no tal “instinto de sobrevivência”. Um livro muito polêmico cujo titulo é “O gene egoísta” foi escrito por um famoso geneticista, em que afirma que os covardes é que são evoluídos e um dos exemplos que dá é o famoso naufrágio do Titanic, onde por falta de barcos salva-vidas, deu-se prioridade ás crianças e mulheres. Só que marinheiros e passageiros se vestiam com roupas femininas para se salvar. Dentro da perspectiva desses cientistas “heróis” são burros e incompetentes, pois contrariam a lei mais básica do instinto humano: perdem suas vidas para salvar a vida de outros, por uma causa, por um ideal. Queria ver como estes senhores enquadrariam Jesus Cristo, Ghandi, Tiradentes e outros tantos ídolos e heróis que os “pobres mortais” temos necessidade de idolatrar, seguir exemplos, imortalizar suas vidas.

EGOÍSMO NO MUNDO ANIMAL E EM SERES HUMANOS SUBMETIDOS Á SITUAÇÕES EXTREMAS:

Sim, o egoísmo é uma atitude natural e existe em graus variados (desde o grau mínimo até os “doentios”). Todos nós temos tendência ao egoísmo. Uma das experiências com chimpanzés – macacos com comportamentos bem semelhantes aos nossos – mais impressionantes que eu já vi, foi feita com quatro chipanzés – dois machos e duas fêmeas. Num ambiente separado com vidro, apenas um ficava com um cesto com bananas em quantidade excessiva, capaz de alimentar todos eles (por sinal pais e filhos). Só que esse macaco mostrava aos famintos outros três a comida e não jogava para o outro lado, apesar dos choros, murros e gritarias dos outros três. Mas o que é impressionante é que quando cada um deles foi para o lado do vidro que tinha o cesto de bananas, nenhum mandou o cesto com a comida que sobrava para os que tinham fome! Isso ocorreu dia após dia e viu-se que o egoísmo era intencional! Mesmo podendo não dividiam, mesmo que as bananas apodrecessem. ISSO NOS LEMBRA ALGO?! Esses macacos, hein?! Tão inferiores, tão pouco generosos, né?! Mas tem um outro exemplo com humanos. Sarajevo é a capital de um país chamado Bósnia-Herzegovina, um dos paises que formavam a antiga Iugoslávia, e onde houve terrível guerra civil, com atrocidades do tipo cristão matando muçulmano e vice-versa, sérvios matando bósnios, enfim nos anos 90 em plena Europa, uma guerra étnica (povos contra povos, religião versus religião) fez com que vizinhos de décadas se tornassem inimigos e se matassem sem dó, incluindo crianças, mulheres e idosos. Pois bem, os Sérvios cercaram a cidade de Sarajevo por meses, impedindo a entrada de água e comida, o que fez com que milhares morressem de fome e sede. Mas chamou a atenção dos soldados da ONU, que entraram com os primeiros caminhões com água e comida, o fato de que diante de tanta fome e sede pais, avós, enfim todos correram para o alimento, pisoteando os próprios filhos, parentes, idosos, grávidas. Não havia dó, pena, educação, prioridade; apenas o instinto EGOÍSTA de sobrevivência!!!

AFINAL O QUE DIFERE OS HUMANOS DOS ANIMAIS QUANTO AO ESGOÍSMO:

Quando tudo parecia perdido eis que outro grupo de cientistas provou que apenas os seres humanos eram capazes de pensar nos outros e havia exemplos incontáveis ( invadir uma casa em chamas para salvar bebês, socorrer pessoas em acidentes, dividir a comida mesmo ela sendo pouca como no Nordeste em época de seca, lutar com ladrões armados que atacavam senhoras) onde o ser humano contrariava o tal “gene egoísta”. Pesquisadores então mostravam que por solidariedade, generosidade, enfim, o ALTRUISMO é uma característica humana e que permitiu nossa evolução, vida em sociedade, progressos sociais, humanísticos, artísticos e científicos.

ALTRUÍSMO: O CONTRÁRIO DE EGOÍSMO, SINAL DE EVOLUÇÃO ESPIRITUAL

Voltando a alma das palavras, ALTRUISMO vem de “ALTER” ou outro em latim, e “ISMO” significa como vimos, atração ou ir em direção à alguma coisa. Portanto ALTRUISTA é aquela que pensa no outro, que busca ajudar os outros , se interessa e quer ver o outro (por exemplo filhos , familiares, amigos, colegas de trabalho,etc.) vivendo em paz, feliz, partilhando o bem estar de forma igualitária, fraterna. Sim meus amigos, os ALTRUISTAS (por favor, nunca esqueçam essa palavra e o que ela representa) são aqueles que tornam o mundo melhor, são aqueles que são mais evoluídos espiritualmente! Um só exemplo: Jesus Cristo!!! E ponto final.

ALGUMAS PERGUNTAS QUE NÃO QUEREM CALAR:
Porque a maioria dos políticos, dos empresários, dos nossos lideres em geral são tão EGOISTAS? Será que o poder é uma doença que apodrece pela vaidade, ambição e inveja aqueles que nos lideram? Quando seremos guiados pelos verdadeiros lideres, altruístas, humildes, sábios e generosos?
ESSA ÚLTIMA PERGUNTA É PARA CADA UM DE NÓS:
Seu coração mente e alma estão invadidos pelo egoísmo ou altruísmo? SEJA VOCÊ MESMO O CONSTRUTOR DE UM NOVO TEMPO! Repense suas relações com o seu semelhante, divida o que te sobra: comida, bens, talento. Desapegue desse vicio terrível que é ter cada vez mais, dinheiro, poder. Creiam tudo na vida é transitório, tudo passa, tudo se transforma. O que adianta tanta riqueza material, se a miséria invade sua TV, os semáforos, as ruas. È hora de rever o sentido de sua vida, pois “egoístas doentios” costumam morrer da pior doença, a solidão!

Nenhum comentário:

Postar um comentário