quinta-feira, 24 de setembro de 2009

CULPA: Um sentimento fundamental para se viver em sociedade. Mas se for excessivo adoece, se inexistir gera PSICOPATAS.

Desde que nós nos entendemos por gente, nos deparamos com a CULPA. “Quem foi que comeu os brigadeiros que eram para a festa?. Ai vem aquele medo de se entregar assumir e ser PUNIDO com uns bons tapas. Ou outro exemplo: O que nos faz para no sinal vermelho, embora quiséssemos avançar por estarmos atrasados? É o temor de infringir a LEI, causarmos acidente ou ser multado. Regras, leis, normas são estabelecidas em qualquer sociedade do mundo, respeitando cada país, região, o certo é que nossa vida em sociedade se baseia sempre nesse conjunto de códigos civis, trabalhistas, tributários, criminais e aí sempre nos tribunais tudo termina na pergunta: INOCENTE ou CULPADO? Por isso tudo chega-se a conclusão, seja em casa, na rua, no trabalho, seja na vida religiosa, o certo é que o sentimento de CULPA faz parte do processo da educação, organização da sociedade e formação do caráter de todos nós.
A CULPA E O MEDO DE SER PUNIDO
Nosso cérebro tem um importante sistema que age constantemente na regulação dos nossos comportamentos e que vai condicionando nossas atitudes, chama-se Sistema de RECOMPENSA e PUNIÇAO. Quer um exemplo fácil para compreender? Quando vamos a um circo e vemos os macacos, cachorros adestrados, fazendo acrobacias e “macaquices” ficamos encantados. Mas o treinamento é simples: quando acertam recebem uma RECOMPENSA (tabletes de açúcar, por exemplo) quando erram são PUNIDOS (na base do chicote). Assim buscar acertar é querer ser gratificado, recompensado e o temor de errar e ser punido sentir dor e desprazer faz com que macacos, cachorros e outros mamíferos sejam treinados em busca do acerto que será recompensado com coisas que dão PRAZER. Vamos raciocinar: NÃO é isso que nós humanos fazemos? Quem não se lembra do medo de tomar uns tapas dos pais? E da alegria quando vem um elogio ou promoção no emprego?. Portanto o mecanismo da CULPA está intimamente ligado ao sistema de RECOMPENSA e PUNIÇÃO.
CULPA E PECADO:
“Mea culpa, mea máxima culpa”. Esta é uma frase típica do catolicismo – minha culpa, minha máxima culpa. As religiões cristãs-judaicas têm muita ênfase nos conceitos de CULPA e PECADO. “Se não agir bem vai para o inferno!” ”Cuidado” com o julgamento Final!” “Os bons vão para o céu, os maus para o INFERNO”. O medo de errar, de pecar, de ser punido por DEUS sempre perseguiu os nossos ancestrais, bisavôs, avós, pais MAS JÁ NÃO FUNCIONA COM A GRANDE MAIORIA DOS JOVENS que viciados em games, internet, TV, celulares, MP3, já não estão nem ai para “esta tal de Fé! Nós pais, avós, educadores não conseguimos mais transferir os valores, a moral e ética para eles jovens, seja pela nossa “falta de tempo”, pela nossa acomodação e desajeitamento com tecnologia e eles por nos achar “ridículos” por não termos a mesma habilidade eletrônica que eles, seja por desinteresse deles em nos ouvir, o CERTO É QUE ESTA ACABANDO A GERAÇÃO TEMENTE A DEUS”!

O EXCESSO E A FALTA DE CULPA
Como vimos vivemos tempos precários onde corrupção, desrespeito, crimes hediondos, drogas, péssimos exemplos de líderes políticos, profissionais corruptos em todas as áreas – Judiciário Legislativos empresariado entre outros setores – estão gerando uma humanidade que não CRÊ em mais nada e ninguém confia em ninguém! A culpa, os medos de punição estão acabando, pois, a certeza de que “Ricos não ficam em cadeia por terem os caros advogados ( do DIABO)” em outras palavras, a IMPUNIDADE incentiva a “lei do mais forte” e estamos regredindo ao tempo que se resolvia as questões à bala! Não ser punido, seja em casa onde jovens hoje mandam nos pais e crescem muitas vezes sem limite, sem respeito, sem educação, seja nas leis e tribunais que não funcionam, leva a um triste raciocínio ”não vale a pena ser honesto” “tem mais é que corromper, roubar para satisfazer a compulsão de consumir loucamente, beber, drogar, fazer sexo e “botar para quebrar”. Dá para compreender, nunca concordar: por falta de grandes exemplos, grandes e honestos líderes, a ausência da admiração aos pais a percepção de que ser competente, carismático, batalhador, não é reconhecido nos ambientes de trabalho, na política, em casa. TAL CONSTATAÇÃO FEZ SURGIR UMA DISTORÇÃO SOCIAL GRAVE: O esperto, desonesto, o traficante, a turma que leva os 10%, 20% para liberar verbas públicas é que se tornou referência e EXEMPLO A SER SEGUIDO!!!

AUSÊNCIA DE CULPA E IMPUNIDADE GERANDO O MAU-CARÁTER E O PSICOPATA:
Psicopatas nasceram com um grave problema: são pessoas cuja mente ficou “aleijada” pois esse sistema de gratificação, culpa, punição, NÃO EXISTE! Já nascem para a maldade para o vício, para o crime. Matam, torturam e ainda acham graça e têm prazer em ver o sofrimento da vítima. SÃO LÍDERES NEGATIVOS IRRECUPERÁVEIS, vide Fernandinho Beira-Mar e tantos outros. Nem a medicina, a psicologia, remédios e tratamentos ajudam. Já nascem para o CRIME. Mas graças a DEUS são umas minorias. O problema é a pessoa que tendo uma base boa, bom coração, SOFRE EM CERTA PARTE DA VIDA a “venda de alma para o diabo”. Um exemplo, um jovem batalhador em curso superior, passa num concurso para a Polícia Federal, bem intencionado começa a trabalhar num ambiente contaminado pela CORRUPÇÃO. Ele resiste, mas sofre ameaças, é pressionado e aí aceita a primeira oferta de corrupção. Ele fica angustiado, sente-se mal, MORRE de culpa, teme ser punido, preso, mas aquela grana ele compra carro importado, paga dívidas. Na 2ª vez, novo conflito, mas agora compra um apartamento. Na 10ª vez, já não há culpa, angustia, medo de punição virou “coisa normal” “todo mundo faz”. Aí esta um exemplo de alguém que ‘MUDOU OU PERDEU O CARATER”. Ao contrário do psicopata, o mau-caráter pode se recuperar se for ajudado a recuperar valores, éticas, moral. Na minha visão, entre diversas maneiras de “regenerar”- apoio familiar, terapia, grupos de ajuda – a FÉ, é a mais eficiente e deve ser somada a todas as outras maneiras.

EXCESSO DE CULPA TAMBÉM É RUIM
Como vimos a ausência da culpa, do medo de ser punido, a falta de incentivo familiar, social, educacional que valorizem a competência, o difícil caminho para se vencer na vida pela via da honestidade que dá muito mais trabalho, mas é IMENSAMENTE MAIS GRATIFICANTE, pode levar a pessoa a ser mau-caráter. Já o psicopata nasce e morre psicopata. Mas tudo no universo é EQUILÍBRIO. Se a falta da culpa, leva a comportamentos tão danosos, O EXCESSO DE CULPA ADOECE! Já viram aquelas pessoas obsessivas”, “certinhas demais”, “temente a DEUS” demais, que se culpabilizam por tudo: se filho adoece, se alguém da família morre, se erra no trabalho, em casa, se condena pelos erros não só dela, como de tudo e de todos – o filho que vai mal na escola, a planilha que ficou imperfeita e o chefe achou ruim e milhares de outras situações. Sempre dizem: “Se eu não tivesse feito isso, aquilo não acontecia”. Como são pessoas HIPER RESPONSÁVEIS, HIPERPREOCUPADAS (tudo em excesso) essas pessoas sentem RESPONSÁVEIS POR CADA DETALHE querem ser perfeitas, detalhistas, não admitem erro, são autoritárias e, centralizadoras e por isso, esse EXCESSO DE ZELO, A VAIDADE DE ACHAR QUE NADA PODE SAIR ERRADO, ELAS principalmente NÃO GOSTAM DE SER PUNIDAS, CENSURADAS, odeiam que alguém critique seu trabalho, que chamem a atenção por alguma falha. Pois esta AUTO-CENSURA É SEVERA, A CULPA POR TER FALHADO é sinônimo de vergonha e elas são ao mesmo tempo JUIZES SEVEROS E REÚS DE SI MESMAS. Esse é o quadro dos obsessivos e ocorre muito em depressões graves.
MORAL DA HISTÓRIA: Culpa é bem usada numa relação correta de gratificação ou seja (quando a pessoa acerta, merece elogio, premiação) e no Erro tem que haver punição, para aprender limites, regras, lidar com a frustração do NÃO! Isso nos educa, nos contém, permite o convívio na sociedade que deveria premiar os que agem bem e punir os que não cumprem as leis, normas a moral e ética. Se não há culpa (problema de caráter ou psicopatia) teremos criminosos, corruptos, maus elementos. E se a culpa é exagerada, o medo de errar, de ser punido, acaba gerando pessoas obsessivas, medrosas, deprimidas. E você? Como você se encaixa nesse contexto? Por falar nisso eu NÃO GOSTO DO TERMO “TEMER A DEUS”. Se ELE é PAI, Generoso, Amoroso, Justo e nos mostra que existe a eternidade eu me recurso a temê-lo. Meu respeito, Fé me leva a simplesmente AMÁ-LO!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário