sexta-feira, 18 de setembro de 2009

FICAR, NAMORAR, TERMINAR, CASAR, DESCASAR:
A difícil arte de homens e mulheres conviverem a dois

Acasalar é uma necessidade que existe desde que o mundo começou. Buscar seu par, conjugar, é algo que vai desde átomos onde elétrons, prótons, mesmo com “cargas negativas e positivas”, se atraem, até o animal que na sua complexidade precisa de um macho e uma fêmea para perpetuar as espécies, gerando desde descendentes até proteção mútua. Por que será, já que somos tão complementares e necessários, que temos tantos conflitos, incompreensões, paixões, amores e ódios uns pelos outros? Se somos humanos, temos inteligência, capacidade de falar e exprimir idéias, sentimentos, desejos, como explicar o fato de entre todos os seres viventes, sermos os mais complicados na relação homem-mulher, macho-femea? Afinal, já viram mamíferos divorciando, impotentes, emburrados com seu companheiro? Então vamos entender essas historias.

COMO É NA NATUREZA A APROXIMAÇÃO MACHO-FÊMEA:

Se vamos aprender com as leis naturais, vale o exemplo da “paquera” chamada “dança do acasalamento”, pois cabe ao macho se exibir para as fêmeas, mostrar virtudes, provar que e’ o melhor (lembra da cadelinha no “cio”, e aqueles 14 cachorrões bobões querendo merecer a escolha dela, ou o pavão macho com seu rabo super colorido para atrair a fêmea?!). Então na natureza o papel de selecionar, escolher, enfim, ser a qualificadora, é da FEMEA! Já os MACHOS com seus milhões de espermatozóides, só pensando em “quantidade” de fêmeas para poder espalhar “suas sementes”, gerar o máximo de descendentes e o pior é que 97% dos machos na natureza são infiéis, desejando sempre novas conquistas, fêmeas mais portentosas, jovens. ‘E ai que mora o perigo! Elas em busca de qualidade e eles em busca de quantidade.

EVOLUÇÃO DAS MULHERES, UM DESASTRE PARA AS RELAÇÕES AFETIVAS?

Vejamos o mundo feminino para responder a essa pergunta, até 1930, nem ler as mulheres podiam. Votar nem pensar e com isso o machismo imperava, e saia-se da ditadura dos pais, para a ditadura dos maridos, filhos..., Ser mulher era “profissão”: Cuidar da casa, do marido, dos filhos, verdadeira prisão domiciliar. Mas as mulheres foram à luta e começaram a virar professorinhas no interior, depois universitárias, profissionais, cada vez mais poderosas e independentes a ponto de hoje 63% das vagas dos vestibulares mais difíceis serem,,,,,,, das mulheres, 2/3 das vagas de concursos públicos são delas, e pasmem, já são “chefes” de quase 40% das famílias brasileiras. Ufa! Elas estão dominando o mundo!
Mas tanto avanço, fez inverter aquela “dança do acasalamento”. Sendo caçadoras, agora elas é que atacam o macho – na “ficação”, na sexualidade sem compromisso e descartável, fazendo com que os homens, se acomodassem, ficassem “esperando a fêmea provocar”, depois “nem te ligo”, afinal lembrem-se machos são quantitativos, querem reter o maior número de fêmeas. Por isso os pit-boys, os de meia-idade os adultecentes, a terceira idade ou a “geração viagra” estão tão regredidos, trogloditas que já nem são Homo sapiens e sim
“Homo erectus”. Com isso, é cada vez mais difícil firmar namoros, manter casamentos. Mas tem exceção. Segundo pesquisa européia 1 em cada 3 homens, aprendem com essa nova mulher, se torna mais sensível e ajuda em casa com os filhos, e os homens se propõem a serem fieis, bons pais, companheiros, parceiros sexuais. Sabem assim lidar com o universo feminino, aprendem a ter paciência com a famosa T.P.M e que é do mundo psíquico da mulher ser sensível, instável, hormonal, carente, gostar de falar muito e outras manias do sexo feminino.

O MUNDO MASCULINO:

Se não mudar o homem será extinto! Se antes já podia congelar os milhões de espermatozóides de uma ejaculada, imagine agora com a clonagem que exige um óvulo (portanto as mulheres são essenciais pois, precisa-se de sua célula reprodutora) e uma célula qualquer do corpo para se fazer clonagem(não precisa mais do espermatozóide). Atenção machões e pit-bulls de plantão, é hora de combater as falhas do comportamento masculino: egoísmo, egocentrismo, individualismo, racionalidade, infidelidade, sexualidade animalesca sem demanda afetiva, descompromisso entre outros. Para grande parte dos homens (há como vimos as exceções) a fêmea é “UTIL”, mas descartável, enquanto elas nos dão “VALOR”, portanto cuidam e querem manter o seu macho. Ou se preferirem como disse uma autora, “Homens são de marte , mulheres são de Vênus”

COMO É HABITAR MUNDOS TÃO DISTANTES:

A primeira dica é saia do seu “planeta” e comece a explorar o do outro. Pense você homem: o que é todo mês menstruar? Passar nove meses grávida, amamentando por um ano?! Pense mulheres: o que é gostar de futebol, sair com amigos para tomar cerveja e jogar conversa fora, esquecidos que e’ pai, marido, amante. Comece a pensar com a cabeça do outro, isso significa aprender a ser paciente, compreensivo, não radicalizar e ai quem sabe, criar um universo em comum, um encontro entre os 2 planetas, quem sabe não ter que habitar nem MARTE nem VÊNUS, mas um novo planeta- por que não o planeta TERRA?! E assim quem sabe consigamos ter uma boa comunicação, comunhão de idéias, uma comunidade saudável – homens, mulheres, filhos vivendo em perfeita harmonia. Afinal, fazer da vida a dois (e se for o caso mais os filhos), um inferno ou paraíso, é tarefa a quatro mãos. Afinal, quem se beneficia de um bom ambiente ou adoece num dilúvio de conflitos somos nós mesmos.

ALGUNS PARÂMETROS PARA “FAZER AS PAZES” E CRIAR UM “NINHO PRAZEROSO ENTRE HOMENS E MULHERES”:

1.RESPEITO: Não faça ao outro o que não gostaria que fizesse a si mesmo, respeitar e trocar de lado, compreender, até as discordâncias. È aprender os nossos limites e os limites dos outros, que todos nós temos virtudes e defeitos, ás vezes temos razão outras vezes não, que é preciso aprender a falar, mas, principalmente a ouvir.
2.MATURIDADE: É preciso evitar os jogos de relação tais como: ciúme, posse, opressão, inveja, dó, pena, culpa, ou seja, não criar atritos, dependências afetivas, intermináveis conflitos. Aprender a arte de criticar (por que não começar com um elogio?), e ser criticado.
3.ADMIRAÇÃO: Gosta de olhar quem esta do nosso lado, criando uma intimidade, elogiando, amando a cada dia um novo detalhe, um novo conhecimento que nos faz criar o “nosso” e não o “seu” e o “meu”.

FRASE DA SEMANA:“O amor, por ser transcendente, não é passível de uma definição, não há palavras, expressões que possam qualificá-lo, mas vale uma comparação: amor é como a fé, não há necessidade de explicá-la, apenas sentimos a paz de espírito, a serenidade e a alegria em nossos corações e mentes!”

Nenhum comentário:

Postar um comentário