quarta-feira, 16 de setembro de 2009

AUTO-ESTIMA:
Quando amar-se ou odiar-se pode determinar o sucesso ou o fracasso diante da vida

“Doutor, tenho uma baixa-estima que acaba comigo, me sinto feia, sem graça, ridícula!”
Relatos como esse sempre são repetidos por pessoas que buscam ajuda psicológica. Estimar-se equivale a medir, calcular, o quanto aquela pessoa imagina que vale. Prestem atenção nisso: Cada um de nós, quando nos apresentamos a alguém, nos propomos a conseguir um emprego ou participarmos de uma comunidade, seja em casa, com amigos ou no trabalho. TEMOS QUE NOS DAR VALOR, TER CONDIÇÃO DE ESTIMAR O QUANTO SOMOS IMPORTANTES, CAPAZES, QUAL O NOSSO POTENCIAL, O QUE REPRESENTAMOS PARA OS OUTROS. A isso chamamos de AUTO-ESTIMA.

BAIXA-ESTIMA: ERRO DESSA AUTO-AVALIAÇÃO
Se a pessoa se acha desinteressante, pouco atraente, sem graça, pior do que todos, sem duvida a vida será tão difícil, tal preto e branco quanto o retrato distorcido que ela tira de si mesma. E não adianta os amigos, o namorado, o patrão vir com elogios; “isso é só para me agradar, ele está é zoando comigo...” Ou seja, na verdade todas as pessoas ao redor da que tem baixa-estima, conseguem sinceramente perceber a beleza, as virtudes, a capacidade dessa pessoa. Mas ela mesma, com essa mania de ficar se depreciando, arrumando defeitos em si mesma, não consegue se ver da forma positiva como as pessoas que convivem com ela a percebem. Para dar um exemplo, é como se a pessoa com baixa-estima tivesse uma grave miopia, não consegue enxergar direito, sempre se sentindo menor e pior do que é. Por isso o olhar dos outros é mais verdadeiro e fiel que o próprio olhar.

CORPO, MENTE E ALMA: PRESENTES DIVINOS QUE TEMOS QUE DAR VALOR

A nossa imagem, desde a nossa aparência física, ate o nosso potencial de inteligência, afeto, passando pelos nossos dons e talentos, é fundamental para nossa trajetória de vida. DEUS nos deu um corpo físico, um mundo mental, uma alma para que desde o nascimento até o dia da nossa morte, experimentássemos o mundo, desenvolvendo nossa consciência, enfrentando nossos problemas, desafios e como disse JESUS CRISTO: “A vida vale a pena (de penúria, penalidades, dificuldades), pois existe a casa do PAI e o descanso eterno.”
Pare então de reclamar do seu corpo, da sua aparência, da sua vida. Agora é hora de BATALHAR, PENAR, pois só na eternidade é que o descanso virá. Comece essa batalha consigo mesmo, agradeça a Deus as pernas que tem e que te fazem andar, os olhos que permitem ver as coisas tão bonitas, o corpo que funciona, a liberdade de andar, pensar, agir. Pois aqueles que perderam ou nunca tiveram essas funções (os cegos, surdos, os que tem limitações físicas e psíquicas) muitas vezes tem uma estima própria, uma visão de vida tão mais positiva, feliz mesmo com tantas limitações.

SOMOS O QUE PENSAMOS SER

Já ouvi cada uma que vocês nem imaginam: “Me sinto como uma ameba”, “Pareço um vira-lata, que ninguém dá importância”, “Se tivesse dinheiro faria plástica até do cérebro”, “Só lamento que o meu espermatozóide tenha chegado na frente”. UFA!! Já nem é baixa e sim minúscula estima!
O que acontece é que nossa mente vai compondo nosso personagem como se fosse uma novela que embora seja uma ficção, uma fantasia, quem assiste acaba se envolvendo como se fosse real. Assim quem tem uma alta estima, se valoriza, é confiante, bem resolvido, será o “astro” da novela, sempre capaz, poderoso. Já quem tem baixa-estima nem “vilão” será, pois o papel nesta “novela mental” será proporcional ao valor que dá a si mesma e aí fará o papel do ajudante do zelador da portaria do prédio no fim da rua, do bairro mais distante, ou em outras palavras, fará o papel do “zero à esquerda”. Pois somos o que pensamos ser!
Por isso a vida sorri, as coisas dão certo para quem ama a si mesmo, sabe perceber o valor, luta, batalha, melhora a cada dia, é humilde para reconhecer seus erros e busca corrigi-los, não tem medo de errar, está sempre disposto a tentar. Lógico que existe os exagerados com “excesso de auto-estima” os “se achistas”, muitas vezes ridículos, sem noção da realidade, imaturos, vaidosos, que erram a dose e são de muito “gogó”, mas pouco resultado.

BUSCANDO SAÍDA DO SEU LABIRINTO DA BAIXA-ESTIMA

Toda melhora começa de dentro pra fora. Para fazer isso, proponho fazer “exercícios para melhorar a estima”:
1- NUNCA SE COMPARE! Sempre existirão pessoas mais bonitas, mais atraentes, mais inteligentes e também o contrario. Portanto a referencia tem que ser própria: como eu estava há um ano, e como estou agora.
2- FAÇA AS PAZES CONSIGO MESMO! Você tem esse cabelo, esse nariz, esse corpo, esse jeito e pronto. O corpo é a morada do espírito. Quer melhorar essa morada? Então emagreça ou curta suas gordurinhas. Alise seus cabelos, raspe sua cabeça, use um penteado. Enfim: assuma o seu jeito de ser, sem se preocupar em agradar ao outro.
3- GOSTE-SE DO JEITO QUE DEUS TE FEZ, para de se auto-depreciar, de se apresentar como um “monstro” se assuma plenamente, e provavelmente se surpreenderá quando os outros te quiserem, te elogiarem, desejarem sua presença.
4- INVISTA EM LEITURAS QUE ABORDEM O TEMA DE AUTO ESTIMA
5- OUÇA, ANOTE E PEÇA QUE AS PESSOAS QUE TE CERCAM DEEM SUAS OPINIÕES A
SEU RESPEITO. É um exercício de humildade, apenas anote, leia releia e vá se percebendo,. Uma dica; se duas ou mais opiniões forem semelhantes, sinal que aquelas características devem ser consideradas na hora de se reavaliar.
6- Continua(o) a mesma(o) após ler, pensar, refletir? Procure uma psicoterapia ou ajuda especializada! É preciso que a gente desmonte e remonte nossa imagem, que usemos um espelho que não distorça que não sejamos míopes em relação a nós mesmos.

FRASE DA SEMANA:
A beleza tem diversas facetas, a mais visível é a aparência física, tentadora, finita, muitas vezes enganosa. Mas o nosso maior encanto se esconde nas moradas mais profundas da natureza humana: os sentimentos, os afetos e emoções que nos perpetua na mente, coração e alma de quem nos ama como somos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário