domingo, 27 de setembro de 2009

S.O.S. – A ERA É DO CONHECIMENTO! NÃO CONFUNDAM COM A ERA DA INFORMAÇÃO (PARTE 2)

Como vimos na coluna passada, a UNESCO (órgão da ONU que pesquisa educação, cultura) afirma que a atual geração de adolescentes e adultos jovens corre o risco de ser pior que a dos seus pais e a pior em 200 anos. Realçamos que não são todos, mas a maioria, infelizmente. Mas já que eles têm tanta informação disponível – internet e seus googles, wikipédia, o celular que só falta falar, TVs, jornais, rádios e toda gama de multi-meios – por que será que essa geração é tão desinteressada, alienada com tão poucos conhecimentos gerais, CONECTADOS COM TANTA MÍDIA, por que NÃO SÃO CONCETADOS a temas familiares, ambientes, sociais, alheios aos graves problemas atuais, como se o planeta, a família e a sociedade não tivessem nada a ver com eles, contando que não falte eletricidade, Ipod, MP3, internet, games e toda parafernália eletrônica?

SABEDORIA NÃO SE APRENDE EM ESCOLAS E FACULDADES!
Vamos pensar: Antes de haver escolas e faculdades, já havia há milhares de anos aqueles que construíam, comercializavam, plantavam e até curavam e faziam leis.
Porque o CONHECIMENTO em qualquer época, era fruto daqueles que observavam a natureza, eram CURIOSOS, experimentavam a vida, ora acertavam, ora erravam, mas aprendia sempre, tentavam sempre.
Eram ativos, não tinham preguiça. A isso se chama SABEDORIA! Que é a capacidade de formar o conhecimento, a partir da OBSERVAÇÃO, CURIOSIDADE, EXPERIMENTAÇÃO!
Infelizmente nos últimos 20 anos, principalmente, o rápido desenvolvimento nos meios de informação – computador, TV, internet, jornais, rádios entre outros – nos bombardearam de notícias, conteúdos, informações e erradamente achávamos que esse acesso a tantos multi-meios, que tais informações fossem dar aos internautas, aos jovens tecnológicos, ás escolas informatizadas, uma tal infinidade de dados e acesso fácil as informações, que essa geração seria CULTA, EVOLUÍDA, SUPERIOR a todas as anteriores.

INFORMAÇÃO, EXCESSO DE COMPUTADOR, INTERNET: GERAÇÃO VICIADA EM TELAS, MAS POUCO SÁBIA.

Já a informação é uma forma preguiçosa de acessar ao conhecimento. Afinal, tudo que o que existe na internet é fruto de um formador de opinião, já nasce pronto. Além disso, tudo é controverso, ou seja, algum publica um trabalho que cafeína faz mal á saúde, vem alguém que diz que cafeína faz bem e isso só gera confusão. Tudo é “pré-fabricado”, não se sabe a origem, a internet vicia, as informações são modismo que logo são substituídas por outras novidades. Além disso, 80% do conteúdo da internet é constituída de “besteirol”, sexo, drogas e rock´n rool”, “tribos” divulgando suas manias, mentiras, fantasias.

RESULTADO: A SABEDORIA DOS PAIS, AVÓS, ADULTOS, PROFESSORES NÃO ESTÁ SENDO VALORIZADA PELOS JOVENS.

Com isso, uma geração inteira ficou deslumbrada com a era do computador, da tecnologia, esquecidos que esta é MEIO e não FINALIDADE de VIDA! Lógico que todos somos beneficiados pelos avanços virtuais, computadorizados. Ora ninguém nega a importância dos multi-meios como instrumentos de desenvolvimento.
Mas quando toda uma geração não sai da frente de eletrônicos (TV, game, internet) VICIA, se torna dependente e o que é pior, julga seus pais e avós, educadores limitados e pouco interessantes “pois não conseguem nem ligar um computador, ou é desajeitado para usar um “mouse” e não entende termos como “scrap”, download”, megabites, pixels e “zoa” a geração analfabeta tecnologicamente falando, puxa vida é MAU SINAL! Pois ao desprezar toda carga de sabedoria, experiência e exemplos de vida dos mais velhos, a atual geração não tem conseguido se destacar profissionalmente, afetivamente, famíliar e socialmente. É considerada geração egoísta, dependente, preguiçosa, pouco criativa, que quer ficar rica rapidamente e sem esforço. Quer subir pelo “elevador” e despreza o sucesso dos mais velhos que subiram pelas “escadas”. Mas jovens, não se esqueçam se um dia faltar eletricidade, só a “escada” salva.


DICAS PARA CONCILIAR A GERAÇÃO DOS ADULTOS SÁBIOS E JOVENS TECNOLÓGICOS:

1 - Que não haja PRECONCEITOS: os adultos desejam passar suas experiências e sabedorias, por isso jovens, tenham paciência e escutem aos adultos, tente aprender com eles, e constatar que bem usada tecnologia é fundamental.
2 – COMUNICAÇÃO: aprender a compreender e traduzir nossas palavras e criar um diálogo. Nada do tipo “Não frita véia, minha ficante vazou no buzu” ou “meu filho, não fique macambúzio, pois as relações interpessoais sofrem períodos conflitivos e instáveis”. Acreditem, em ambos os casos o tema era o “fim do namoro”.
3 – Aprender a viver em comunidade: Desliguem a TV, o computador, criem momentos em que possamos contar nossas histórias. Acreditem, filhos, netos, alunos adoram nossos casos “ridículos”, como era na época que se casava virgem e demorava dois anos para beijar na boca!
4 – Gerar respeito, admiração, na busca de apoio mútuo. Ser curioso como: “Pai, quando não tinha celular como vocês faziam? “Antes das máquinas de calcular e computador como que vocês faziam conta de cabeça?”. Ou invertendo: “Filhão, deixa eu conhecer o tal Google Earth que mostra todas as regiões do mundo a partir de imagem do espaço?
O certo é o seguinte, É HORA DE QUEBRARMOS O GELO entre gerações, de criar uma ponte entre dois mundos que aparentemente são tão diferentes, mas não esqueçamos: somos seres humanos que sofrem das mesmas angústias, medos, inseguranças, carências e também queremos ser alegres, dividir o prazer, adoramos um colo, cafuné na alma!

FRASE DA SEMANA:
“Os jovens podem, os mais velhos sabem...”




Nenhum comentário:

Postar um comentário