domingo, 13 de setembro de 2009

DROGAS, UM ALERTA MUNDIAL:
Todos fazemos uso, ainda que não saibamos!

E quem diz isso é a Organização Mundial de Saúde(OMS), que inclusive tem a lista daquilo que classifica como SUBSTÂNCIA PSICOATIVA – aquela que atua ativando o nosso psiquismo ao modificar o Sistema Nervoso Central, e trazendo prejuízo para a nossa saúde física e mental.

O que é droga?
Vamos entender essa questão de forma mais simples possível. Trata-se de toda e qualquer substância que ao ser usada provoca três tipos de reação no indivíduo.
1. DEPENDÊNCIA: O uso faz com que o usuário desenvolva um desejo incontrolável e crescente, não suportando ficar sem aquela droga.
2. TOLERÂNCIA: O dependente precisa de usar cada vez maior quantidade e substancias cada vez mais fortes para ter o “efeito desejado”.
3. ABSTINÊNCIA:Reação terrível, às vezes fatal, que ocorre na ausência da droga no organismo do dependente químico. Razão pela qual, a retirada das drogas exige acompanhamento médico e até hospitalar.

Por que se usa tantas drogas?
O maior objetivo ao se usar essas substancias, é conseguir com rapidez um estado psicológico de PRAZER, sensação de bem-estar, relaxamento, satisfação, alegria. Há ainda os que alegam usa-las para “facilitar o sono” ou ainda “desinibir” ou “facilitar” paqueras ou enfrentar o público, e outros que justificam o uso para combater a ansiedade ou depressão. No caso especifico da cocaína, alega-se também que torna o usuário mais produtivo no trabalho.

O que é considerado droga?
Pelo Código Internacional de Doenças (CID 10), a OMS (Organização Mundial de Saúde), no item F.10 a F.19 chama de “Transtornos mentais e de comportamento decorrente do uso de substancias psicoativas”:
• F.10 – ALCOOL: isso mesmo, bebida alcoólica é uma droga, e trará conseqüências de curto, médio e longo prazo para os usuários, mesmo os bebedores sociais de fim-de-semana.
• F.11 – OPIÓIDES: morfina, derivado da papoula como exemplo.
• F.12 – CANABINÓIDES: a famosa maconha, que ao contrário do que diz seus usuários, faz enorme estrago na memória, raciocínio, deixa a pessoa preguiçosa, passiva, improdutiva.
• F.13 – SEDATIVO E HIPNÓTICOS: atenção, os calmantes (por exemplo: diazepan) e remédios para dormir, são considerados drogas
• F.14 – COCAÍNA: das mais severas, com custo elevado, tanto financeiramente, quanto no alto grau de tolerância, dependência e abstinência. Causa depressão severa.
• F.15 – CAFEÍNA e outros estimulantes : guaraná em pó, remédio para emagrecer – anfetaminas, ginsemg, espirulina – usado em formulas homeopáticas, ecstasy, energizante (tipo Red-Bull e similares) entre outros: a ingestão exagerada do café (existem os descafeinados que não prejudicam), refrigerantes em geral, principalmente diet e do tipo COLA, chocolates e chá mate ou preto, prejudica o psiquismo, o comportamento, dão irritação, alteram o sono.
• F.16 – ALUCINÓGENOS: LSD, chá de cogumelo, entre outros.
• F.17 – TABACO: cigarro, fumo, cigarrilha, charuto.
• F.18 – SUBSTÂNCIAS VOLÁTEIS: éter, lança perfume, “cheirinho de loló”, cola de sapateiro.
• F.19 – USO MÚLTIPLO DE DROGAS: os que misturam e assim potencializam o efeito.
Bem, depois dessa descrição, sejamos honestos: Quem não anda usando drogas mesmo sem saber??

Drogas Lícitas e Ilícitas:
Seja por interesses econômicos, por hábitos culturais, falta de regulação, leis ou normas, algumas dessas drogas – cigarro, bebida alcoólica, energizantes, calmantes, xantinas (guaraná em pó) – são vendidas e aceitas, como “legais”. Já a maconha, a cocaína, O LSD, ecstasy, entre outras, são consideradas ilegais e imputam penas, dão cadeia e infelizmente alimenta a violência e o trafico.

Deus nos deu “Ópios Naturais”:
Uma das maiores descobertas é que o nosso cérebro é capaz de produzir estimulantes naturais muito semelhantes aos citados, cuja função é trazer prazer, bem-estar, combater dor, eliminar o cansaço, melhorar memória e raciocínio, sem causar danos e prejuízos ao ser humano.
• BETA-ENDORFINA: melhora o vigor, a sexualidade, combate o estresse e a dor física, “anima”, melhora o raciocínio (sua fórmula química é semelhante a da morfina).
• ENCEFALINA: ação semelhante à beta-endorfina.
• ANANDAMIDA: semelhante ao THC da maconha, aumenta a percepção, o prazer, a sensação de calma e relaxamento. Está vendo?!
Temos que buscar a alegria e o prazer natural, pois dentro do próprio cérebro, são produzidas “drogas divinas”, e se obedecermos as leis naturais,encontraremos a tão sonhada paz de espírito no nosso dia-a-dia.

DICAS NATURAIS DE ECOLOGIA HUMANA (cuidar da natureza humana, o meio ambiente interno do individuo):
1. Exercício físico diário (do tipo aeróbico, que aumenta a freqüência cardio-respiratória):
Ideal: Caminhada, natação ou ciclismo ao acordar, por uma hora.
Os exercícios físicos, quando feitos diariamente, aumentam a produção de opiáceos naturais que dão sensação de bem estar e disposição, combatem a dor, melhoram o aprendizado e o vigor.
2. Não usar as substâncias citadas pela OMS do CID F.10 a F.19.
3. Sono ideal:
Horário ideal para dormir: 22 horas. A parte mais nobre do sono acontece entre as 23:00 e 3:00 horas da manhã..
Horário máximo para acordar: 6 horas. Após esse horário aumenta o sono REM, que é o sono de sonhar, desvitalizador e depressivo.
Uma hora antes de dormir, evitar atividades excitantes (esportes, tv, telefonemas e discussões). Dar preferência a atividades relaxantes: música, relaxamento, etc.
4. Evitar excesso de TV, internet, informação e buscar ambientes naturais – matas, montanhas, cachoeiras, praia, etc.
5. Exposição à luz solar do inicio da manhã ou final da tarde: Promove aumento da produção de melatonina, substancia reguladora do ciclo sono/vigília, e do humor humano.

DESAFIO DA SEMANA:
Como vimos, todos temos usado alguma droga, mesmo sem saber. Que tal, se antes de implicar com a “droga” do outro, você não consiga antes, eliminar seu vício e assim poder exigir o mesmo do outro?

PERGUNTA DA SEMANA:
“Doutor, meu marido é ótimo esposo, pai, profissional, mas bebe de sexta a domingo e muda totalmente, fica agressivo, fala palavrões, e fica selvagem até no sexo. Por que isso? Ele tem dupla personalidade?”
R: Como foi dito, a bebida alcoólica sempre destruíra células nervosas – neurônios bem como as do fígado, e trará conseqüências inevitáveis. Às vezes brinco que se bebida fosse tão bom, Deus criava rios de cachaça, cachoeiras de cerveja, e um mar de champagne. Realmente 15% dos usuários da bebida tem o que chamamos de “embriaguez patológica”, que é uma mudança radical de caráter: se tornam agressivos, violentos, sexuais, falam palavrões. Estas pessoas têm contra-indicação absoluta para usar bebidas. E o black-out, ou amnésia alcoólica, esquecer o que fez alcoolizado é um sinal de alerta, sinal que a bebida dá efeito neurológico, levando a acidentes de transito, crimes, etc.

UMA NOTÍCIA BOA:
Grande parte dos que bebem, e usam drogas “pesadas”, muitas vezes têm na realidade quadro de depressão, fobias e pânicos que quando bem tratados, os fazem libertar das drogas.

REFLEXÃO:
A fé é a energia que mais liberta as pessoas do mundo das drogas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário