quarta-feira, 9 de setembro de 2009

ATENÇÃO: PREOCUPAÇÃO PODE MATAR

Essa mania de se preocupar com tudo...

É isso mesmo que você leu, a maior causa de sofrimentos físicos, psicológicos e espirituais, é essa epidemia de sofrimentos antecipatórios, ruminação de idéias e o mau gosto do ser humano em estar sempre preocupado com filhos, netos, parentes, trabalho e todo tipo de problemas que invadem a nossa mente a todo instante.
Sabe o que mais escutei anos e anos no consultório, cursos e palestras que ministrei para milhares e milhares de pessoas: - “Doutor, eu morro de preocupação de perder o emprego, morro de preocupação do meu filho usar drogas, morro de preocupação com o futuro dos meus filhos...” E morro de preocupação...
Está vendo, cada um com seus motivos, mas nem percebemos que o tempo todo verbalizamos porque estamos tão angustiados, com dor no peito, com insônia e tantas outras queixas: É porque MORREMOS DE PREOCUPAÇÃO o dia inteiro!

Conseqüências de uma mente com excesso de preocupação:

Pois é... O que morre a cada dia em nós a partir de tanta pensação, tantas preocupações, é exatamente o que mais queremos: a alegria, o relaxamento,a paz de espírito, a serenidade. Você já viu o quanto a pessoa preocupada é tensa, nervosa, mau humorada? Ás vezes elas não percebem, mas quem convive com elas é que sabe. Sempre negativistas, agitadas, nem percebem como é bom sorrir, brincar com a vida, aprender a superar as coisas: problemas do trabalho ficam lá, afinal como diz a Bíblia:”A melhor solução vem no dia seguinte.”

Como a ciência vê a preocupação:

Nós médicos, psiquiatras, neurocientistas, estamos provando que o PENSAMENTO equivale a uma ação. Exemplo: uma mãe começa a ficar cada vez mais preocupada com a filha que foi para a balada e até agora não chegou, e ela começa a imaginar: “Meu Deus, foi seqüestrada, teve acidente de carro, morreu!” Nessa hora quando a mente imagina cada situação pensada: seqüestro, acidente, morte, o coitado do cérebro que processa a informação e não sabe distinguir o que é real do que é imaginário, reage ativando a área do ESTRESSE e das EMOÇÕES. Com isso, a mãe começa a passar mal, coração dispara, fica sem ar, perde o sono, aperto no peito, e.... Eis que surge a filha toda serelepe, após uma divertida e irresponsável noitada.
Estão vendo, preocupações e sofrimentos antecipatórios vão adoecendo a cada dia o cérebro, que ativa indevidamente o Estresse e gera sintomas físicos. Quanto mais agirmos assim, ano após ano, década após década, mais forçamos o coração, a pressão arterial, e num belo dia... Bom a gente acaba morrendo mesmo.

Até Jesus Cristo alertava para o defeito da preocupação

Já que a ciência está mostrando que a preocupação faz morrer a alegria, o relaxamento, o bom humor, e se torna algo crônico, pode até matar mesmo, vejamos um dos maiores ensinamentos de Cristo:
“Não deixeis vosso coração pesar pela devassidão, pela embriaguez, e pelas PREOCUPAÇÕES DO DIA.”
Olha só, Cristo colocou no mesmo patamar a devassidão, ou vida promíscua, a embriaguez e a PREOCUPAÇÃO!
Está vendo, tanto a religião, quanto a ciência concordam: Preocupação faz mal à saúde física, psíquica e espiritual!

DICAS DA SEMANA:

• Desviar o foco da preocupação requer ocupar bem a mente. Evite o excesso de informação, busque readquirir bons hábitos: caminhadas ao ar livre, um bom cinema, a leitura de bons romances antes de dormir...

• Não se vicie em celular, aprenda a usá-lo e a desligá-lo para conseguir relaxar.


• Tenha lazer, saia de casa, busque gente divertida, relaxada...

• Não leve o trabalho para casa, nem a casa para o trabalho.


• Evite bebidas, cafeínas e dormir muito tarde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário