sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

EXISTE ALGO MAIS ANTIGO QUE O CORPO?


Livro Eduardo Aquino: Labirintos do Corpo e da Alma.

Existe algo mais antigo que o corpo? Evoluindo há milhões de anos, vem digerindo alimentos pelo sistema gastrintestinal, que separa o melhor e excreta o que não serve. Trocando o gás carbônico por oxigênio através do sistema respiratório, bombeando ininterruptamente sangue e eliminando escórias pelo sistema renal e urinário.
O certo é que o corpo se mantém muito bem ( a menos que tenha lesões, câncer, traumas), até mesmo quando o cérebro morre e a mente silencia. Um exemplo? Na morte cerebral, a pessoa passa a ter vida vegetativa. Embora exista um coração batendo e um pulmão respirando, o corpo ficará eternamente inerte e o sistema neuro-vegetivo, ou sistema nervoso autônomo, manterá a vida. E o corpo, do ponto de vista clínico, funcionará até “melhor” – sem taquicardias, dores, falta de ar, oscilação de pressão, colites nervosas, e outros desconfortos, mas foi desconectado do plano mental.

Que mistério é esse? Um ser com morte cerebral, mente inexistente, sem a energia da fé e que segue “vivendo?
Agora, reflitamos: coração disparado, falta de ar, tonteiras, colite nervosa ou prisão de ventre, dor no corpo, suor, náusea, vômito, formigamento, aperto no peito, hipoglicemia e tudo mais não seria conseqüência de um erro na forma da mente pensar a vida? Por temer excessivamente a morte, o câncer, por medo de adoecer e sofrer, sofre-se por antecipação. É o temor do futuro. A mente sobrecarrega, o cérebro e este maltrata o corpo.
Afinal, os sintomas físicos são um alarme. Informa que estamos com sofrimento mental, desgastando o cérebro e desregulando o sistema nervoso autônomo ou neurovegetativo. O alarme pode soar na forma de diarréia, enxaqueca, taquicardia, falta de ar, entre outros distúrbios, e na verdade o corpo e os sintomas físicos apenas denunciam.
As melhores faculdades de medicina avaliam que, em cada dez clientes nas diversas especialidades médicas, sete a oito, apresentariam realmente problemas que se expressam no corpo, mas todos de origem psíquica. E alerta: estamos pedindo exames demais para diagnósticos de menos e operando; em cada dez pacientes, cinco a seis sem necessidade. Falta uma visão mais universal do ser humano. O importante não é investigar exaustivamente o coração que dispara e sim quem tem o coração que dispara: se é feliz no trabalho, no casamento, se tem uma existência gratificante ou se está insatisfeito com o seu modus vivendi.
Vamos então rever essa busca exaustiva e frustrante de investigar sintomas e tentar entender nossas queixas físicas como um apelo desesperado da mente e da alma, a nos dizer: “Não estou feliz, não estou satisfeito comigo mesmo e com o meu estilo de vida”.

Sim, o corpo fala. Denuncia a angústia, a falta de prazer, a falta de fé. Mas o sintoma é apenas o palco onde a alma, a mente e o cérebro representam para podermos renovar nossos projetos, rever nossos valores, nossos conceitos e resgatar a alegria, o prazer e a fé em nossa vida. E assim recuperar a saúde física, mental e existencial.
O corpo nada mais é que o resultado de um encontro divino da poeira cósmica – carbonos, hidrogenios, oxigênios, potássio e todos os elementos contidos na tabela periódica que aprendemos na química do 2º grau. É um empréstimo daquilo que está em nós, mas não é nosso, pertence ao universo e nunca morre embora se recicle, sempre, se transmuta eternamente em mineral, vegetal, animal, provando a inteligência universal de Deus.

Mente sobrecarregada ................................................ (pensação)

Cérebro hiperfuncionante (desgaste) ............................... (Sintomas Físicos)

Um comentário:

  1. Eduardo , gosto muito da sua coluna no jornal super mas, já ta ficando muito chato essa coisa tecnofóbica sua!Sempre pro final do seu texto vem sempre a mesma critica que os problemas atuais tudo é culpa da internet,ipod,televisão,video-games,celurar...Sabe o que me parece é que você têm medo de atacar a raiz do problema que é falar que os PAIS falharam e estão falhando como educadores,companheiros e acima de tudo como PAIS!Parece até hipocrisia ,ficar só atacando "coisas" inanimadas achar um bode espiatório e não falar da raiz de todo o problema.Não me intenda mal até lhe peço desculpas se fui rude mas eu já tava com isso entalado na minha garganta e precisava espor minha opinião. Atenciosamente Rune

    ResponderExcluir