terça-feira, 16 de março de 2010

GRATIFICAÇÃO :A importância do reforço positivo.


Em todo ser existe uma busca constante da existência (ex-sistere do latim emergir, vir á luz). Assim, todos buscamos ser foco, e até uma planta se inclina em direção á luz solar.
O problema é que nessa busca por “aparecer”, usamos formas erradas:
“coitadismos” – sempre buscando provocar dó, pena, “bom mocismo” o patologicamente bom, passivo, escravo do “sim”, “o autoritário” impositivo, inflexível, viciado no poder, o “comportadinho” que quer se destacar como exemplo para todos, responsável exageradamente, o “gostosão” – que quer se impor física e sedutoramente, o “aprontador” ou “rebelde” que busca atenção desafiando a autoridade e inúmeros outros exemplos que povoam nosso meio comunitário, todos tentando “existir uns para outros”. Mas independente do estilo, da busca de espaço e dos jogos sociais danosos que usamos:
. Chantagem emocional
. Posse, ciúme;
. Dó, pena, auto piedade;
. Opressão, autoritarismo, força,
. Sedução;
. Culpas!! (atenção aos jogos de culpa – desculpa);
. Emburramento.

O certo é que estamos querendo uma melhor estima, auto censura e segurança nas nossas relações interpessoais. O ideal é que todos nós deveríamos melhorar nossa forma de comunicação, de exercício da crítica, de exposição as nossas idéias, afetos e desejos, buscando compreensão mútua e coerência diária de nossa vida mental, que é regida por três energias:
1º) Intelectiva – o ato de pensar: o ideal seria se disséssemos aquilo que pensamos;
2º) Afetiva – o ato de sentir: o certo seria se expressássemos aquilo que sentimos;
3º) Volitiva – o ato de agir: o correto seria se fizéssemos aquilo que desejássemos (desde que pudéssemos).

Assim, conflito intrapsíquico nada mais é, que nossa incoerência entre o que somos e o que demonstramos SER, agravado pelo treinamento “ser para o outro” em detrimento do “ser para si”.
Tudo isso mostra a importância do aprendizado do PRAZER (dar e receber), nos tornando estímulos constante de satisfação, recompensa e gratificação, para aqueles que se relacionam conosco. Sempre dar reforços positivos, numa constante motivação familiar, escolar, nos relacionamentos sociais e profissionais. A arte do sorriso, do bom humor, do positivismo na busca do que o outro tem de melhor, e abrindo coração, mente e alma para a crítica construtiva, para o respeito á autoridade, sem cair no risco do autoritarismo.

Um comentário:

  1. Adorei, me identifiquei bastante, tenho aqui que dar o braço a torcer, conflito intrapsíquico, tento evita-lo jogando para fora tudo o que penso, por medo de ser falsa pra mim mesma, mais erro, por nem saber quem sou no final.
    E muito bom pra se pensar.

    ResponderExcluir