segunda-feira, 29 de março de 2010

O excesso de mau humor pode trazer algum malefício? E o excesso de bom humor?




Uma pergunta interessante. O excesso de mau humor pode trazer muitos malefícios. A pessoa mal humorada é alguém que nega a vida, os prazeres, tudo aquilo que o meio ambiente, o meio social e o meio afetivo podem propiciar-lhe. O mal –humorado é um selecionador de fatos ruins. Normalmente, esse mau humor leva a dificuldade às relações familiares, sociais, afetivas e profissionais. Essa pessoa tem grande dificuldade de co-habitação e, por causa do mau humor, muitas vezes tenta punir as pessoas que a rodeiam pelo estabelecimento de um ambiente desprazeroso, mediante posturas agressivas, impulsivas. No fundo, a única pessoa prejudicada pelo mau humor é o mal-humorado, porque, para ele, nada na vida tem graça, cor, luz e vibração. O pior malefício é que essa pessoa será cronicamente infeliz.
Quando o mau humor é proveniente de doenças, como a depressão, por exemplo, pode ser tratado e curado; mas, se o mau humor for próprio da personalidade e do temperamento, essa pessoa terá uma série de dificuldades pela vida afora.
Já o bom humor é sempre bem-vindo. O excesso de bom humor só prejudica as pessoas que têm dificuldade de perceber que, em certos ambientes, nem sempre podemos ser piadistas.


Livro Eduardo Aquino: O que os jovens gostariam de saber e os Adultos têm dificuldade de responder.
2ª Edição – Belo Horizonte – 1997.

Nenhum comentário:

Postar um comentário