sexta-feira, 5 de março de 2010

SENTIMENTOS QUE LIMITAM A VIDA DE TODOS NÓS: VAIDADE, INVEJA E CIÚME


Coluna Eduardo Aquino – Jornal Super Notícia do dia 28/02/2010.

Não adianta virar a página e fingir que este tema da coluna de hoje não tem nada a ver com você! Ninguém, mas ninguém mesmo é imune a tais sentimentos que são inerentes a todo ser humano.
Em grau maior ou menor, de forma doentia, imatura ou até camuflada nos "falsos modestos e humildes" - e aqui lembro meu velho e saudoso pai Dilson Aquino, do qual me orgulho por ter sido um mestre do direito e dos raros advogados humanos e corretos por isso morreu sem posses, que dizia: "A falsa modéstia nada mais é que o requinte da vaidade!" - o certo é que todos os dias esses sentimentos e pecados diabólicos entram na nossa mente e alma, assim como a poeira sempre passa por portas e janelas por mais fechadas que estejam!
Solução há: pegue a "vassoura da humildade" e tal qual uma empregada doméstica que pacientemente arruma todo dia a casa que os donos irão bagunçar, varra TODOS OS DIAS as suas três moradas sagradas: o coração, a mente e a alma. E tire essa poluição que intoxica o amor, a amizade, o casamento e namoros, e até relações entre irmão, pais e filhos, colegas de trabalho, sócios em empresas.
A FÍSICA QUÂNTICA PROVA: "PENSAR EQUIVALE A AGIR". Assim, o ódio, o rancor, o ressentimento, a raiva e, principalmente, a Inveja, ciúme e a VAIDADE (que é conhecido como "olho gordo") SÓ FAZ MAL A QUEM SENTE!!! Cada vez que se relembra de fatos passados se recria um fato já acontecido como, por exemplo, uma traição imaginária (típica dos ciumentos que ao não conseguir falar no celular do parceiro FAZ UM FILME MENTAL em que ela é traída, "chifrada"); se remexe nas situações que despertaram toda a nossa IRA, ÓDIO, o coitado do cérebro que só processa as imagens mentais faz disparar o coração, aperta o peito, tira o sono, dá mau humor, emburramento, agressividade que vão adoecendo corpo, mente e alma e essa "masoquista" e imatura pessoa é vítima de si mesma!!! Tem uma existência pesada, "anda de costas para a vida" remexendo um passado imutável, horroroso, cheio de infelicidades, baixa auto-estima, enfim, UMA PESSOA AMARGA, RECLAMADORA, CHATA! Bem, enquanto isso o "outro", seu "ex" (namorado, esposo, sócio, amigo, colega, irmão) está livre leve e solto, indo à praia, namorando, curtindo a vida!!!
Então, quem sabe você consiga parar de caminhar "de costas", remoendo o passado terrível, e vire para frente onde um belo horizonte o espera cheio de luz, pôr-do-sol, mata, gente interessante, prazeres e alegrias!!!
Dica: Perdão é o passaporte para reconquistar o prazer, a fé, a serenidade a paz de espírito!

Nenhum comentário:

Postar um comentário