terça-feira, 23 de março de 2010

REFLEXÃO SOBRE O PERDÃO E O DESAPEGO:


Coluna Eduardo Aquino para o Jornal Super Notícia do dia 21/03/2010.


Como seguir na estrada da vida, mais feliz, mais leve em paz de espírito!
Tenho estado nas estradas desse sertãozão, com minhas palestras e doação do meu conteúdo, da minha vivência de décadas como psiquiatra, neurocientista, escritor e testemunha de milhares de clientes atendidos sempre com seus SOFRIMENTOS FÍSICOS e/ou PSÍQUICOS e/ou ESPIRITUAIS. Sou observador da falência afetiva colossal, que vem “crassando” a humanidade e só piora, quanto maior a tecnologia, os multimeios e “A POBREZA DA ALMA HUMANA!” Com seu materialismo insano, egocentrismo e individualismo tenebrosos, o TER e a Aparência, sobrepondo ao SER e ao CONTEÚDO, e o PODER, essa doença que contamina desde sociólogos a sindicalistas e quem mais mergulha na política, afinal “larga é a porta e amplo o caminho que conduz à perdição!” Como bem nos ensinou Jesus Cristo!. Não me espanta que a OMS alerte: “Em 2020, desordens psíquicas – depressão, fobias, pânicos entre outras – a adição a drogas será o MAIOR PROBLEMA DE SAÚDE DO MUNDO, afinal estamos no mesmo barco – global, injusto, falido – que só faz enfrentar tormentas (desde terremotos, mudanças climáticas até corrupção e ganância de financistas, empresários, políticos no comando dessa NAU SEM RUMO) e ficar à deriva.
Enfim algo trágico, ruim, e inevitável se aproxima! Veja a violência, a fragilidade dos E.U.A., as ameaças terroristas, as guerras tribais, pobres contra ricos, católicos e muçulmanos, torcidas de futebol, ódios raciais, radicalismo políticos, religiosos, culturais, e por ai vai ... Pois bem, nunca foi tão importante rever conceitos, comportamentos, nossa terrível “pensação de cada dia”, nossa Síndrome do Pensamento Disparado a nos torturar todo tempo com preocupações terríveis, sofrimentos antecipatórios, medos de tudo e de todos, dificuldades financeiras, no trabalho, no casamento, com filhos Ufa!!!
Não me espanto quando a Associação de Psiquiatria Americana afirma que “7 em cada 10 pacientes que procuram ajuda médica com sintomas físicos inespecíficos, estejam com transtornos ansiosos e/ou depressivos! Afinal “SOMOS O QUE PENSAMOS” e como reza a filosofia quântica “Pensar provoca no cérebro as mesmas reações eletroquímicas que algo – real”. Assim a realidade é nada mais, nada menos que nossas imaginações e projeções mentais. Aliás Jesus Cristo já dizia que “a boca fala daquilo que o coração anda cheio”. Somos torturadores e vítimas de nós mesmos! Crie seu filme pessoal escreva a cada dia seu capítulo no filme (ou livro) chamada Vida. Se o seu enredo é dramático se vive “em suspense”, se adora um terror, uma comédia, os filmes pornôs, o certo é o seguinte: ser feliz ou infeliz é responsabilidade de cada um de nós.
Chega de gente reclamando de filho, marido, mulher, emprego, time de futebol, políticos(sempre os mesmos). Mergulha em si mesmo e tente resgatar seus sonhos, desejos, hobbies, momentos de prazer e relaxamento que um dia te faziam ser felizes (e nem sabiam) e esperançosos; ainda que as noticias sejam cada dia mais cruéis (e sempre a natureza humana foi angustiada, cheia de medos, culpas, ódios, desavenças – ASSISTAM ao filme “A Fita Branca”) é dentro de você que mora a Fé – energia divina e poderosa, que uma vez acessada, liberta nossa mente, coração e alma do “PESO e POLUIÇÃO” que estranhamente cultivamos de forma altamente masoquista – já que sentimentos só fazem BEM ou MAL para quem os sentem e não para quem nos provoca.
Não sei quanto a vocês, mas os tenho praticado TODOS OS DIAS, O EXERCÍCIO DE VARRER DESSAS TRÊS MORADAS SAGRADAS – meu coração e alma – TODO O PESO É SUJEIRA DOS ÓDIOS, INVEJAS, CIÚMES, RESSENTIMENTOS, MÁGOAS, EMBURAMENTO, MEDOS, CULPAS, ANGÚSTIAS E PRINCIPALMENTE A VAIDADE!!! Minha vassoura chama HUMILDADE, meu detergente é o PERDÃO, meu PANO de limpeza é o DESAPEGO a materialidade. Assim pleno de AMOR A MIM, AOS MEUS FILHOS, AMIGOS e todo ser humano que conheço, vou escrevendo meu Livro da Vida, e confesso: Cada dia mais leve, pleno, extasiado por essa dádiva que é a VIDA!!! Se sofro as agruras, as injustiças? Se sofro com meus erros, defeitos, imperfeições? Se PENO, ao perceber o quanto as pessoas não entendem a “dor na alma” que é a depressão – e angústia, o apego, o materialismo, o egoísmo contagiante? É CLARO!!! Mas minhas penúrias, meus sofrimentos, são páginas que viro e no dia seguinte, olha eu aqui escrevendo mais um capítulo romântico, esperançoso, amoroso. Não sei caminhar “ de costas para a vida! Ruminar fatos passados que nos feriram, é de um mau gosto indescritível! É sentir a mesma dor infinitas vezes e assim perder o humor, a alegria, o prazer! Ô, amigão, vira para a frente e veja o incrível “horizonte existencial” que o espera. Por isso Reafirmo: Sou louco para morrer ( de forma natural!!!) pois tendo a verdadeira Fé, cada dia exerço mais e mais o PERDÃO amo de forma cada vez mais apegada e acredito nele: “A vida vale a PENA (de penúrias, penalidades) pois existe a casa do PAI e o DESCANSO ETERNO!!! Semeie aqui, colha lá: “Boas árvores dão bons frutos, má árvores dão maus frutos”. Mas, não se esqueça: aqui é lugar de trabalhar a cada dia, nossos erros, nossas “cruzes”, nossos desafios. DESCANSO É DEPOIS!!!

Um comentário:

  1. Juntemo-nos para um mundo e vida melhor. Cada dia é uma nova oportunidade.

    ResponderExcluir