domingo, 14 de março de 2010

Princípios Básicos sobre Comportamento Humano

Primeiramente, é fundamental resgatar princípios básicos sobre o comportamento humano – existem no cérebro humano e dos mamíferos duas áreas importantes e ações que os ativam:

1. Centro do prazer 2. Centro do desprazer
. Satisfação . Dor, sofrimento
. Gratificação . Culpa
. Sensação de recompensa . Medo de punição
. Reforço positivo . Obrigação e deveres
. Relaxamento . Reforço negativo
. Motivação


Isso explica a “domesticação” dos animais de circo: quando acertam “ordem” gratifica-se com o prazer do alimento, quando erram recebem chicotadas que produzem dor. Assim, naturalmente, a busca é pelo estímulo prazeroso. Mesmo que não percebamos, usamos sempre e automaticamente tal mecanismo, mas infelizmente cada vez menos, pais e escola têm tido tempo e sensibilidade para investir nos reforços positivos e se tornarem “atraentes” e motivantes para crianças e jovens.

Assim, existe a necessidade da punição como forma de frustração e estabelecimento de limites e territorialidade nas relações pais e filhos, aluno-educador. Mas o processo punitivo saudável deve seguir critérios nítidos, “negociados” previamente (e não no auge das discussões e “delitos”).

. A melhor forma de punir é retirar o prazer ( e não a dor do tapa ou beliscão);
. Nunca usar de ameaças ou chantagens;
. Linguagem da ação (atitude) e não a verbalização alta e irritada;
. Dar reforço positivo (P), antes de estabelecer a crítica (N) o elogio precede o
apontamento do erro) e a finalização da crítica com projeção positiva(P) –
P.N.P – positivo, negativo, positivo;
. “Elogios em público, crítica em particular” – ter sempre o “timing”, a hora
certa;
. Conciliar conteúdo e forma (saber exigir, ser firme, mas exercer a autoridade
de forma afetiva);
. Nunca voltar atrás depois de estabelecida a regra punitiva (evitando o morde
e sopra):
. Conversar e explicar de forma clara, tranqüila, amorosa (assertividade) o
motivo da punição e buscar algum gesto de carinho e atividade positiva ao
final do castigo, mas reforçando que toda vez que as normas negociadas
forem quebradas advirá nova punição.

Um dos exemplos mais notáveis sobre a necessidade punitiva ocorreu na África do Sul, onde os elefantes se reproduziram rapidamente, quando se criaram parques de proteção á espécie. A superpopulação levou a uma decisão dramática: transferir os mais jovens (adolescentes) para um parque mais ao norte do país. Quatro anos mais tarde o fenômeno – graves distúrbios de comportamento surgiram em bandos de elefantes: agressividade, ataques a membros do grupo, disputas por liderança, violência e desrespeito ao meio-ambiente. Biólogos contratados para analisar a situação, apontaram a falta de punição dos elefantes pais e adultos velhos, levaram a uma falta de limite e atitudes antinaturais. A decisão foi severa, pois era irreversível: foram eliminados, para preservação da fauna/flora.
Assim sendo, o processo educativo exige tempo, sabedoria, dedicação e principalmente o seguimento das leis naturais e evolutivas.

2 comentários:

  1. Gostaria de fazer uma espécie de "chamamento" para as Stas. ELIANE CAMPOS SOUSA E MARIA IZILDA CAMPOS da empresa Jusem localizada na Rua General Osório, 1212- 10 andar- Centro- Campinas-SP para que se retratem com Jupira Lucas Zucchetti. Já foi feito contatos via email, somente silêncio do outro lado. Já foi feito contato pessoal, porém, fui recebida com ironia. Ou seja, um exemplo clássico dos principios humanos que não se deve adotar na sociedade atual. Que geralmente prega o diálogo e a flexibilidade, sendo que está se fazendo o oposto essas duas Senhoritas. Sendo que uma delas, a Sta. MARIA IZILDA CAMPOS é psicologa, o que é a maior contradição de todos os tempos. Fica o registro e mais uma vez a solicitação de RETRATAÇÃO.

    ResponderExcluir
  2. Novamente, deixo a seguinte mensagem abaixo, já que estamos em 21/02/2014 e ainda nenhuma dessas “senhoras” ainda se mexeu.



    Gostaria de fazer uma espécie de “chamamento” para que as Stas. ELIANE CAMPOS SOUSA E MARIA IZILDA CAMPOS SOUZA da empresa Jusem localizada na Rua General Osório, 1212- 10 andar- Centro- Campinas-SP se retratem junto a Jupira Lucas Zucchetti.Os emails enviados foram ignorados.Ao passo que buscava o diálogo de forma pacifica e pacifica mesmo. E no contato pessoal fui tratada com ironia. Fica aqui o registro e novamente a solicitação de RETRATAÇÃO.(Esse texto foi escrito, por Jupira Lucas Zucchetti, peço desculpas ao leitores se coloquei o nome da empresa delas acima, mas é para chamar a atenção, e que esse tipo de comportamento de indiferença e de pessoas que se acham melhores que outras jamais volte a se repetir com mais ninguém.Por que o respeito deve vir em primeiro lugar de ambas as partes).

    ResponderExcluir