domingo, 28 de março de 2010

A SÍNDROME DO FILHO DITADOR

Coluna Eduardo Aquino para o Jornal Super Notícias do dia 28/03/2010.


A Síndrome do filho ditador: ou os pequenos “reizinhos chineses”.
A cena só não é cômica, pois, o lado trágico já faz parte da maioria dos lares mundiais: uma fotografia de um gigantesco ginásio de esportes da China, onde milhares de pessoas dormiam desconfortavelmente em colchonetes ao lado das malas, sacolas .... A primeira vista pareciam vítimas de terremotos, enchentes ou outros dos freqüentes e estranhos desastres naturais de um mundo em crise convulsiva. Mas não estava escrito debaixo da foto: “os indefesos e deprimidos pais dos “Czares” Chineses, que ficam 10 – 15 dias acampados nas Universidades Chinesas para ver se seus filhos únicos de 17 – 19 anos se “adaptariam” a universidade!!! E se eles suportariam o “desmame forçado dos nenéns-adolescentes”, já que a política do filho-único na China, impede casais de ter mais filhos.
E, vale lembrar, a China, – uma mega-potência de 1 bilhão e 200 milhões de pessoas (6 vezes mais que o Brasil) que em apenas 20 anos, saiu de um país rural, miserável, faminto, se tornou um país urbano, altamente tecnológico com arranha-céus e um enriquecimento louco ( após milhares de anos de nação pobre, invadida, explorada por outros povos) onde a “guerra de gerações” mais se evidencia, pois os jovens urbanos, novos-ricos, lotados de tecnologia chinesa (muitas vezes copiadas) grifes, roupas de marcas, carros europeus de luxo, se tornaram ditadores, “reizinhos”, “Czares” submetendo os pais a humilhações cheios de exigências, insensíveis, egoístas. E os pais ex-famintos rurais, desajeitados nas novas mídias – Internet, Ipod, Iphone e outras telas que surgem a cada mês), se tornam banais, descartáveis em pouco tempo (lembram-se das fitas de vídeo, dos LPs, dos CD`s, do fax, do ...).
Pois bem, pais humildes, humilhados e apegados, não só se submetem as “vontades materiais dos filhos, as baladas regadas a bebida, drogas, sexo e rock-in-roll, são chantageados, desprezados e ainda tem de escutar “Eu não pedi para nascer”! “Bem feito! Quem mandou criar “monstrinhos filhos de chocadeiras eletrônicas”?! Como diz uma educadora “somos da época que comíamos carne de pescoço e pé de frango, para deixar coxa e peito para os pais, avós e os de mais idade. Hoje somos pais que continuamos a comer carne de pescoço e pé de frango, para deixar coxa e peito para filhos e netos!!!. Ta bom!!! Se não mudarmos, podem preparar os sacos de dormir, as trouxinhas que seus bebês-adultecentes, uma hora, te colocam para correr!!! Quem viver, verá!

Nenhum comentário:

Postar um comentário