terça-feira, 27 de abril de 2010

DEPRESSÃO, ANSIEDADE E STRESS



Hoje em dia as pessoas tem se queixado de um número cada vez maior de problemas. Isso acontece porque o cérebro está sobrecarregado em relação à forma de pensar a vida, o momento, as estruturas familiares, o trabalho, os nossos dons e as nossas habilidades.

O stress é uma reação normal e necessária do organismo, que ocorre diante do perigo real e iminente. A modernidade alterou essa reação no homem, pois atualmente ele tem se estruturado mentalmente baseado em preocupações, gerando a “pensação compulsiva”. O pensar compulsivo faz com que o stress, que deveria durar poucos minutos, passe a durar horas, dias e até meses, tornando-se a maior fonte de adoecimento físico e psíquico, surgindo equivalentes depressivos, como as labirintites, gastrites, colites, taquicardias, insônia, angústias, fobias, etc...
O tempo é uma criação psicológica do homem. Era para ser uma dimensão, mas o ansioso transforma o tempo em uma coisa acelerada, buscando o amanhã inexistente, pois não há vida nem morte, começo nem fim: existe a eternidade. O deprimido pára no tempo, perde a energia e a possibilidade de prazer. Ele vive de culpas e sofrimentos passados, pois pensa nas coisas de forma distorcida, associando o prazer à culpa.
Existem algumas substâncias produzidas por nosso organismo que são capazes de diminuir o cansaço, o stress, regular o sono, aumentar a inteligência e a memória e estabilizar comportamentos herdados, como medos, inseguranças, angústias, culpas, ansiedades, irritabilidade, impulsividade, perfeccionismo, pensamentos obsessivos, cismas e desconfianças. São elas: a Serotonina e a Beta-endorfina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário