quarta-feira, 7 de abril de 2010

“Respirem fundo e pensem que os nossos ‘grandes problemas’ são insignificantes frente à imensidão da vida e de Deus”.


Eduardo Aquino

Médico, psiquiatra, neurocientista, casado, paletrista, e membro da Associação Americana de Neurofisiologia Cerebral e da Associação de Psiquiatria de New York, seis filhos, autor de 11 livros e ministra palestras em todo o país. Acessos:
eduardoaaquino@yahoo.com.br
www.twitter.com/eduardoaaquino
www.eduardoandradeaquino.blogspot.com


Entrevista Eduardo Aquino para o Jornal Nosso Clube
Informativo do Clube dos Oficiais – Ano II – Nº 12 – Agosto de 1997

Trechos dos livros de Eduardo Aquino.

“Os caminhos que percorremos são os mesmos: os dias, as horas, as estações do ano, os meses, os anos. Tudo gira, circula, vai e vem, se expande e se contrai, repetindo sempre. Mas o segredo e a beleza do caminho estão em perceber cada ciclo, trazendo novos caminhos, novas percepções, novos ângulos”.

Jornal do Nosso Clube – Por que o senhor escreveu os livros “Bem-Vindo à Vida”, - “O que os jovens gostaria de saber e os adultos têm dificuldade de responder” e o “Pequeno Manual de sobrevivência na selva das grandes cidades”?

Eduardo Aquino – No primeiro livro, quis enfatizar a vida,a morte e a eternidade, visando à ciência para a compreensão do comportamento humano. No segundo livro, existe uma coletânea de perguntas e respostas sobre sexualidade, escolha profissional e vários outros assuntos. É um livro facilitador de relacionamento entre pais e filhos e profissionais. Finalmente, no terceiro livro, que, com muito humor, chamo de livro de banheiro, tento mostrar que quem mora em cidades grande perde a qualidade de vida.

Jornal Nosso Clube – O homem de hoje, mesmo com todas as vantagens tecnológicas, não está vivendo bem?

Eduardo Aquino – No início do século, uma em cada 100 pessoas tinha depressão e ansiedade. Hoje, 48%, independentemente da cidade em que vivem, sofrem dos mesmos males. Essa mostragem dá bem uma idéia do que o ser humano está fazendo de sua vida.

Jornal Nosso Clube – Como as pessoas poderiam evitar esse desgaste?
Eduardo Aquino – Recuperando a alegria de viver, que se perdeu no mundo moderno. Um jovem formando luta como pode, para conseguir vencer na vida. Quando isso ocorre, ele fica limitado às quatro paredes, esquecendo-se da família, dos parentes e da natureza.
Jornal Nosso Clube – Existem fatores externos que podem deteriorar, ainda mais, essa qualidade de vida?
Eduardo Aquino – Os conflitos da família, no emprego, a dificuldade de locomoção nos grandes centros, bem como o uso de bebidas alcoólicas e drogas, são elementos coadjuvantes para que se perca a alegria de viver.

Jornal Nosso Clube – O consumismo imposto pela mídia ajuda a aumentar o estresse que tomou conta da humanidade?

Eduardo Aquino – Hoje, existe um consumismo desenfreado, um bombardeamento de propaganda em detrimento da sabedoria. A atuação da TV é perniciosa; para cada 16 comunicadores de coisas boas, existem 97 fazendo o mesmo, só que para informações ruins.
Jornal Nosso Clube – Existe uma saída para esse estado de coisas?
Eduardo Aquino – Lembro sempre, em minhas palestras, que o brasileiro está exportando alegria e importando preocupações com programas de qualidade total japoneses, que restringe cada vez mais o espaço das pessoas em prol da tecnologia.

Jornal Nosso Clube – A Bienal do Livro é importante para um escritor?

Eduardo Aquino: Ela dá a possibilidade de escritores, até mesmo de Belo Horizonte, nacionalizar e até internacionalizar o seu trabalho.

Jornal Nosso Clube - Como serão suas palestras no COPM?
Eduardo Aquino – Pretendemos tentar resgatar a simplicidade e a sabedoria de volta à natureza, com a finalidade de combater o estresse e o excessivo apego a valores que nada contribuem para o crescimento do homem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário