domingo, 4 de abril de 2010

A SOLIDÃO E O INDIVIDUALISMO: dificuldades de relacionamento real no mundo virtual


Coluna Dr. Eduardo para o Jornal Super Notícia do dia 04/04/2010.

Romances de internet, em geral, duram uma media de três encontros reais, ao vivo. Ou ainda quem viu que na Coreia, um casal foi preso, pois, seu filho real morreu de fome e sede com menos de um ano, pois tal casal era viciado num jogo em que cuidavam de um bebê virtual. DEUS do céu! Uma criança virtual gordinha cuidada 24 horas por dia por pais que literalmente abandonaram o filho real a ponto deste morrer por inanição e falta de cuidados básicos! Essa relação estranha do ser humano com as telas em que o teclado substituiu o abraço, letras, substituíram a voz, o olhar, a mentira substitui o olho no olho, a sinceridade.
Personagens são criados como segunda vida e os autores, seres reais, nunca se sentem confiantes e preparados e ai se escondem nas redes de relacionamentos - Orkut, Facebook, My Space, entre outros – com apelidos, e perfis ¨maquiados¨e falsos .
Chega de enganação! Temos que assumir a realidade: no fundo o que está acontecendo é uma falência nas relações homem, mulher, pais e filhos, alunos, professores, enfim, de ser humano para ser humano. Está havendo uma onda de carência afetiva como nunca visto antes. A desesperada busca por um cafuné de coração e alma, a sensação de que não somos amados por filhos, por pais, por namorados(as), que não somos admirados no ambiente de trabalho, ou que os amigos não são tão íntimos e fiéis; o certo é que a tremenda timidez, insegurança, baixa auto-estima, têm sido compensados pelo abuso de bebida, drogas, sexo, e por telas!
Fugir da realidade, já que para ser sucedido na vida, teríamos que seguir modelos de corpos perfeitos de musas e ¨sarados¨, ter a capacidade de um nerd, a sensibilidade de um poeta, a riqueza de um ídolo do futebol, TV, enfim, num mundo onde a aparência, o poder, a vaidade, a inveja, o ciúme, a necessidade de consumo, a maternidade, o excesso de eletrônicos, nos faz a cada dia mais ¨ocos¨, carentes, insatisfeitos: enquanto isso no quarto ao lado, seu filho viciado em games e Orkuts, sente sua falta e vice-versa . Num outro, marido vendo futebol, esquecido da esposa sobrecarregada com as tarefas de mãe, dona de casa, profissional que batalha fora para aumentar a renda. Seu colega de trabalho desconfiado e competitivo, te enxerga como ameaça e o clima é pesado.
E haja bebida, droga, Viagra, sexo, ¨balada¨ e gente deprimida, estressada!
Se sou pessimista! Ao contrário, quando o Caos se instala, é porque esta próximo de se iniciar um novo tempo: de fraternidade, justiça, afeto, serenidade e paz de espírito!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário