segunda-feira, 19 de abril de 2010

SONO


A cronobiologia é a ciência que estuda o relacionamento dos aspectos biológicos dos organismos vivos com o tempo. Existem dois tipos de relógio biológico: o ontológico, que já vem gravado no gene e está relacionado com o surgimento da civilização humana, e o relógio biológico individual, que é chamado de Ciclo Circadiano.
O bem-estar físico e psíquico é um arbítrio, uma escolha. Se contrariamos a natureza, ela nos derrota. O sono depois das 6 horas da manhã é improdutivo e depressor, tira o ânimo e a energia. Quanto mais se dorme após esse horário, mais se sonha. E quanto mais se sonha, mais se cansa. Quem gosta de dormir durante o dia precisa observar certos critérios, tais como o tempo de duração do sono, que não deve passar de 1 hora, pois a partir disso, se torna patológico.
A determinação de um sono bom é dada pela performance da pessoa no dia posterior. Existem muitos fatores que interferem na qualidade do sono e dos sonhos, como por exemplo, o uso de bebida alcoólica e luminosidade. As alterações do sono levam a um stress interno com modificação de neurotransmissores e algumas alterações graves no nosso desempenho diurno, tais como cansaço matinal, sonolência diurna, perda de concentração e memória.
A pessoa que dorme bem e tem sono saudável, consegue conciliar o sono entre 15 a 40 minutos após se deitar. Existem dois tipos de insônia: a insônia inicial, que é típica dos ansiosos, e a insônia terminal, característica dos deprimidos. Quadros depressivos e síndromes ansiosas podem ser tratados com modificações do relógio biológico que rege o sono.

Nenhum comentário:

Postar um comentário