segunda-feira, 14 de setembro de 2009

O corpo fala: tonteiras, aperto no peito, corpo doído, coração disparado... mas todos os exames normais. Qual o mistério?


No mundo atual, violento, estressante, competitivo, todo mundo nervoso, sem tempo para relaxar, é inevitável ouvir: “Minha coluna foi pro brejo!”, “Olha, estou com uma colite braba!”, “Eu morro de dor de cabeça!”, “Não agüento mais de azia e má digestão!”. Parece até uma revolução do nosso corpo e dos nossos órgãos vitais. E é! Pois é através de tantas queixas e sintomas que o corpo tenta nos dizer que o nosso cérebro não agüenta mais tanta “pensação”, tanta angustia, tanta ansiedade!. Por isso cada um de nós tem o seu “sinal de alarme”. Para uns, aumento e queda de pressão arterial, outros com alergia ou falta de ar, tremor, formigamentos, zumbidos no ouvido e diversos outros sintomas.

A frustração: vai ao médico, faz muitos exames, todos normais:

De cada 10 queixas que um paciente faz ao medico, 7 a 8 são de origem psicogênica – o que significa que foi a área das emoções e do estresse que disparou um alerta e o corpo reagiu como se estivesse correndo risco e aí o coração dispara, a pressão sobe, vem a falta de ar, o suor, mal-estar, tremor, aperto no peito e... ALARME FALSO! É que a pessoa teve um sofrimento antecipado, um medo irreal, uma preocupação exagerada. Quando acontece isso o cérebro dispara o sistema nervoso autônomo, que modifica o funcionamento dos órgãos. Antigamente, se dizia: “O fulano de tal está com o sistema nervoso abalado” Eles eram sábios, estavam certos, chegando a tratar esse quadro com o famoso “Água com açúcar” que aliás resolvia boa parte das queixas. Mas hoje, ao primeiro sintoma, todos correm para o médico e acabam fazendo uma bateria de exames, quando na verdade o que ocorre é a sua mente conturbada de tanto pensamento ruim, acaba perturbando o coitado do cérebro, que não consegue relaxar e díspara os sintomas físicos.

Entendendo a relação CORPO-CEREBRO-MENTE HUMANA:

Como estamos vendo não há como separar, “isso aqui é um problema físico, isso é psicológico”. Somos um todo, corpo-cerebro-mente-alma. E toda vez que houver um desequilíbrio nessa relação, sofreremos física e psicologicamente. Tudo começa quando o excesso de pensamentos manifestados pelas nossas preocupações, medos, inseguranças, tristezas, sobrecarregam a MENTE que fica hiperativa, e isso gera uma sobrecarga para o CEREBRO que é a central que administra nosso FÍSICO. Assim o cérebro hiperfuncionante, descarrega esse excesso no sistema nervoso autônomo e surge o sintoma. Por exemplo, o coração dispara, mas não é problema cardíaco, e sim uma mensagem corporal para alertar sobre essa sobrecarga. TA VENDO: o CORPO FALA sim senhor! Ele dá os sinais de que não estamos sabendo usar nossos pensamentos, nossos sentimentos nos nosso dia-a-dia. Aí vem o mal-estar e o alerta via corpo: “ Vê se você aprende a viver e ser feliz, caso contrário continuarei a te enviar os sintomas físicos!” É hora de aprender a ler a fala do corpo, entender os erros de nossa mente e dar um tempo para o coitado do cérebro.



Alteração do sistema nervoso autônomo ou neurovegetativo que originam as queixas mais comuns acompanhada de exames normais:

Tonteiras, labirintites ou vertigens, zumbido; arritmias cardíacas (palpitações); falta de ar; azias e gastrites; sensação de calor ou frio; suor excessivo; boca seca; náusea e vômito; tremores; dor intensa no corpo (óssea, articular, muscular, fribromiagia); dor de cabeça, enxaqueca; formigamentos ou sensação de anestesia; aumento ou queda de pressão arterial; “fincadas” na cabeça; colites nervosas ou prisão de ventre; micção freqüente; aperto no peito; inchaços ou edemas; hipoglicemia.


26 Dicas anti-estresse, baseada em ECOLOGIA HUMANA (cuidar bem do meio ambiente interno do ser humano:

Se você se identificou com o conteúdo da nossa coluna de hoje e que “ O SEU CORPO ANDA FALANDO” leia as Dicas 26 dicas naturais anti-estresse as quais encontrará neste blog na matéria Afinal: O que é esse tal de “estresse”?
FRASE DA SEMANA:
“Saúde nada mais é que conquistar e manter a PAZ-DE-ESPÍRITO!”

7 comentários:

  1. Excelente este blog. Parabéns Doutor.
    Obrigada pela iniciativa de contribuir teoricamente com a sociedade, através dos seus estudos e experiências profissionais. Eliane Moura - Professora do Ensino Fundamental.

    ResponderExcluir
  2. Olá Dr.Eduardo,muito boa a matéria e bem concreta porque a parte que "tantos controles medicos" e resultados "ok"...isso é de verdade muito fustrante e assustador.
    Sofro com alguns desses sintomas e tb pratico meditaçâo,terapia ayuverdica mais todavia sofro com alguns sintomas!
    Gostaria de ler as dicas 26 naturais anti-stress?
    E me poderia deixar um conselho,qual seria o ideal a se fazer para libertar-se desse mal que é sofrer dos nervos a famosa ansiedade?!
    Muito Obrigado!

    ResponderExcluir
  3. Eu também estou nesse barco,,, afff, pensei que iria morrer, o coração apertado e acelerado, tremores pelo corpo todo,contração intestinal, confesso sou ansiosa, e tenho enfrentado ao longo da minha vida muitos problemas, alguns venci, mas outros continua aqui, financeiros, familiares, e sentimental, como não bastasse os meus ouvidos com otite aguda, e quanto estou em crise eles ficam inflamados e com barulhos, portanto quero tb ler a dica 26 naturais anti-etress..obrigado

    ResponderExcluir
  4. Ola estou com todos esses sintomas tbm, e a cardiologista me deixou mais nervosa ainda..lendo seu blog que eu fiquei mais calma,por que estou com todos esses sintomas como vc disse.. portanto quero tb ler a dica 26 naturais anti-etress..obrigado

    ResponderExcluir
  5. Sim Dr. todos esses sintomas batem exatamente comigo, sem tirar nem por, exames todos q pensar, mas todos negativos, onde posso ler a dica 26? obrigado att.

    ResponderExcluir
  6. Caro amigo gostei muito e por gentileza me envie tambem as 26 dicas naturais desde já muito obrgado!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gostaria de receber as 26 dicas.
      Desde já agradeço.

      Excluir