quinta-feira, 22 de abril de 2010

O medo do afeto é uma realidade atual?



A maior crise mundial é a crise da estrutura afetiva. Por isso, a depressão, as fobias, a ansiedade patológica são alterações da área cerebral ligada ao afeto – o sistema limbico.
Estamos vendo, no século XX, uma prioridade para o pensar, o racional, a tecnologia, a modernidade que nos deu conforto, mas nos deixou carentes de afeto. Daí o medo de gostar, de se envolver, de conviver com sentimentos.
O próximo século será fantástico. Todos iremos perceber que não adianta nos desenvolvermos externamente, se internamente estamos tão carentes, infelizes, vivendo uma vida sem sentido, sem prazer e sem emoção. É preciso resgatar a emoção, o prazer, a alegria e a poesia de viver, é preciso resgatar a alma. O homem do século XX perdeu a alma. Ficou racional e deslumbrado com a tecnologia, deixando de perceber que o verdadeiro sentido da vida é despertar a alma. Viver é ter alma, emoção e prazer, conciliando o bem-estar físico e psicológico, corpo e alma, que são inseparáveis.

Um comentário:

  1. A pior perda é a referência que o senhor faz: perder a própria alma, a si mesmo... Isso aconteceu comigo e o ápice foi no início do ano passado, quando tive uma crise depressiva... me perdi dentro de mim mesma, tudo perdeu o sentido, alias, eu perdi o sentido de viver... costumo dizer também que tudo se tornou um breu, e que com o passar do tempo, no abismo de mim mesmo, comecei a enxergar tons em cinza, e de algum tempo pra cá, foi que comecei a misturar as cores primárias que me permitem desde então a enxergar a vida colorida novamente... mas essa mudança só começou a acontecer, quando decidi olhar para dentro do meu interior, a buscar minhas referências, a realmente fazer e considerar o que é importante pra mim, independentemente do que os outros vão pensar, e mesmo que esses outros sejam seus entes queridos...

    PS: Sempre leio seus artigos em jornais, me auxiliam muito...

    ResponderExcluir