quinta-feira, 29 de abril de 2010

Texto de Dr. Eduardo Aquino referente à palestra a ser proferida para o Tribunal de Justiça em Uberlândia – MG em 20/12/2002


A própria natureza nos ensina lições que infelizmente nos esquecemos no corrido dia-a-dia. No mundo atual fadigados pelo excesso de informação angustiados pelas más notícias que viciados, procuramos diariamente em nossas TV’s, Internet, celulares, jornais e toda forma de mídia disponível e infelizmente nos esquecemos das coisas simples e naturais com que Deus nos brindou: o afeto, o calor de uma família, os amigos, um bom papo, aquelas estórias dos tempos em que se “amarrava cachorro com lingüiça”, enfim, voltar a viver, resgatando a alegria, o prazer de chegar em casa – voltar ao ninho – e se sentir acolhido, aquecido, fazer cafuné, brincar com filhos, partilhar as conquistas, as paqueras, bater uma bola, aprender o dialeto dos adolescentes cheio de “paias”, “vazou a ficante”, “Zoado” e essas palavras estranhas que eles usam, além dos “VC, TB” e esses sinais internáuticos.
É hora de ser sábio, de dividir problemas, somar compreensão, multiplicar o prazer.
A família é a base de tudo, o começo de tudo. Se um dia te faltar tudo, não te faltará sua família, seu ninho, seu sangue. Então se pergunte: “gostaria de como pai, ser filho de si mesmo?”, “como cônjuge, gostaria de ser casado consigo?”, “como irmão, gostaria de ser fraterno de si mesmo?”. Pois é hora de recuperar nossa casa, nossos filhos, nossos pais, nossa família. E a grande revolução nas relações inter-pessoais começa dentro de cada um de nós mesmos. Dar uma “faxina de humildade” nos corações, mente, alma, expulsando dessas moradas sagradas, a poluição do medo, angústia culpa, irritação, raiva, inveja, enfim tudo aquilo que nos deixa infelizes e conturbam nossas relações. E então escrever a cada dia, uma história de vida, onde a cor, a fé, a esperança nos ilumine a existência dadivosa e divina, com que fomos brindados.

2 comentários:

  1. Parabéns. Pela profissão e pelo texto.

    ResponderExcluir
  2. Fisicamente(humanamente)falando...
    Jamais alguém falou como Jesus Cristo.
    Jamais alguém andou por sobre as águas como Jesus.
    Jamais alguém atravessou paredes como Jesus.
    Jamais alguém ressucitou como Jesus (tremendo isso).
    Jamais alguém venceu como Jesus.
    Jamais alguém conquistou como Jesus.
    Jamais alguém como Jesus.

    ResponderExcluir