sexta-feira, 30 de abril de 2010

STRESS, ANSIEDADE, INSEGURANÇA, CULPAS, PRAZER E DESPRAZER


Nós temos um arquivo de memória genética, ontológica, a memória da humanidade, que leva a uma série de tempos anteriores.
A história de répteis e mamíferos tem a ver com traços de comportamento no nosso dia-a-dia. As características de comportamentos de répteis, herdados por nós, são a agressividade, defesa de território e necessidade de seguir liderança. Dois exemplos de agressividade humana são a Tensão Pré-Menstrual (TPM) e a despertada pela bebida alcoólica. As características mamíferas têm a ver com o sistema límbico ou sistema de emoção. São elas: o cuidado com a cria e a descendência, e o afeto. E exatamente o afeto que leva a comportamentos como o medo, ansiedade, apreensão, insegurança e angústia.
A ansiedade é normal a partir do momento em que ela é uma apreensão do desconhecido e se torna patológica quando o sofrimento é antecipado, caracterizando a ansiedade antecipatória. A hipocondria, a desordem obsessiva-compulsiva e a síndrome do pânico são exemplos de ansiedades patológicas.
A insegurança é a sensação do descontrole sobre as alternativas existenciais. Uma pessoa insegura é perfeccionista, tem a necessidade de dar certo o tempo todo.
Os sentimentos de perda, de temor e de tristeza são demarcados pela angústia. Tristeza é uma manifestação muito comum em momentos de perdas e se transforma em depressão quando você se torna progressivamente desanimado, negativista, perdendo a esperança e estima própria.
O medo é normalíssimo e se caracteriza por projetar a noção real do perigo. Mas existe o medo patológico, o medo fóbico. E fobias são medos irreais que fazem com que as pessoas fujam ou evitem o elemento fóbico, perdendo a liberdade, os convívios e relacionamentos. Algumas fobias modernas são o medo do futuro, fobia de pivete, medo da ruína, do fracasso, etc..
As doenças auto-imunes, as físicas e as da estrutura psicológica se dão por um erro de pensar, levando a um stress patológico, atingindo a parte do afeto. E é aí que o ser humano perde a energia vital, o interesse, o prazer e a capacidade de vibração.
O stress começa na evolução zoológica dos mamíferos e é um reflexo que pode ser atenuado pelo pensar. Só vai estar estressado quem não der conta de controlar o seu próprio pensamento, evitando o stress dentro de sua imaginação projetiva.
Nos últimos 600 anos, o prazer foi associado à culpa, à angústia e à ansiedade. Com isso, o nível de prazer nas relações sociais e familiares tem se tornado baixo. A culpa é fundamental nos processos de educação humana, mas, em excesso, caracteriza a desordem obsessiva-compulsiva, e a falta, caracteriza as psicopatias.
O comportamento assertivo é aquele que nos permite expressar o que sentimos de maneira clara, positiva, natural, simples, firme, sem deixar aprisionados recalques ou insatisfações. Esse comportamento diminui a propensão à depressão, ao stress e aos problemas físicos. E comportamentos podem ser modificados porque são adquiridos, e não inatos. Mudanças no comportamento melhoram o humor, ação, desempenho social, afetivo, profissional, etc..
O prazer é renovação de energia e nos leva a querer e a buscar um mundo de luz.

Um comentário: