quarta-feira, 14 de outubro de 2009

ALTERAÇÕES GRAVES NO COMPORTAMENTO DOS FILHOS, DOS ALUNOS, DOS JOVENS: O DESESPERO DE PAIS E ALUNOS:

Reprodução da matéria do Jornal Super Notícias (Eduardo Aquino) do dia 01/03/2009.
Bem Vindo a Vida
Reaprendendo a viver - Pequenas lições sobre o comportamento, relacionamento e mente humana.

Abandonados nas ruas, marginalização cada vez mais precoce, infratores com crimes perversos, sexualidade não só cada vez mais cedo, como cada vez mais promíscua, uso de bebidas e drogas não só na periferia, mas em festas “raves“, festivais de música, violência bestial em jogos de futebol, confronto em escolas, bairros vizinhos, ufa! Ser educador, pai e mãe, ser adulto responsável por uma geração cada vez mais indiferente, egocêntrica, tecnológica, violenta, não tem sido fácil. Orkut, internet fazendo a cabeça, induzindo comportamentos animalescos.Somos nós adultos, responsáveis pela formação moral, educacional, ética, cultural, dos nossos jovens? ESTAMOS PERDIDOS, DESORIENTADOS, SENDO MANIPULADOS POR ELES, TEMENDO SUA AGRESSIVIDADE, SUA REVOLTA. Passivos, reclamamos, choramos, tentamos chantagear emocionalmente, gritamos, proibimos e nos nivelamos por baixo: não somos ouvidos, nem respeitados, nem admirados por eles!
Não é a toa que um em cada 6 casais se arrependeram de serem pais, 1 em cada 4, preferia ter só um filho e 63% dos solteiros não querem nunca ter filhos. O que era um sonho de casais, se tornou pesadelo. Há exceções é claro, mas o caos está se tornando regra!
Como reagir, mudar, reverter isso? Ora, meu Deus, será que os colégios particulares, as escolas públicas (com secretários municipais de educação que possam se sensibilizar), grupos de pais e a comunidade escolar em geral, não percebem que todos nós – crianças, jovens, pais,alunos, educadores, famílias – precisamos REAPRENDER A VIVER, e que a ciência do comportamento possa ser repassada a todos nós. Por que só nós neurocientistas, psiquiatras, psicólogos e afins retemos conhecimentos que se forem ensinados de forma simples, fácil, divertida, atraente, mudaria esse cenário resgatando o prazer, a alegria nas escolas, nos lares e gerações passariam seus conhecimentos resgatando o respeito dos mais jovens.
Quando fiz um conjunto de ações e produtos e disso resultou o projeto ECOLOGIA HUMANA NAS ESCOLAS, para ensinar o conteúdo do comportamento, ou seja, o afeto humano, o relacionamento interpessoal, as maravilhas da mente humana, e com isso trabalhar temas como drogas, sexualidade, limites, vicio em eletrônicos, violência, apelidos, respeito a hierarquias entre outras dezenas de temas. Fiquei decepcionado com a falta de visão, de sensibilidade de escolas particulares, de prefeituras e políticos que não avaliam que distúrbios de comportamento interferem no rendimento de alunos, na saúde de educadores, no ambiente em casa. Quem se interessar em receber o Ecologia Humana nas Escolas é só pedir pelo meu email.
Saúde mental começa na comunidade escolar (prevenção de drogas, gravidez precoce, violência...). Quanta insensibilidade de dirigentes políticos. Que custo pagam por não agir rápido de forma sábia, efetiva, com baixo custo. Sobra discurso, promessas, falta ação e eficiência, com baixo custo. Sobra discurso,promessas, falta ação e eficiência.Somos uma geração que não está assumindo o papel de semear valores para a nova geração.

“Bem vindo á Vida” – Um emocionante romance que aborda pequenas e sábias lições de vida! Á venda nas melhores livraria do país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário