sábado, 24 de outubro de 2009

Reprodução da Matéria (Eduardo Aquino) do Jornal Super Notícia do dia 10/05/09.
Reaprendendo a viver – pequenas lições sobre o comportamento, relacionamento, a mente humana.


MORAL DA HISTÓRIA: ESCOLAS PÚBLICAS EM COMA, EDUCADORES NA UTI, ALUNOS ÓRFÃOS DE ESTRUTURA ADEQUADAS, POLÍTICAS MUNICIPAIS, ESTADUAIS INSENSÍVEIS, OMISSAS.

AGRADECIMENTO:
Chegaram emails dos quatro cantos de Minas e de outros estados, já as 6h:12 de domingo, o primeiro em busca do kit de livros e para minha autoria(que na ocasião foi oferecido o Kit para os 50 educadores, ou Secretarias de Educação de municípios que mandarem um email para mim interessados na versão final do projeto) alegria; muitos querendo conhecer o projeto Ecologia Humana nas Escolas – inserção da ciência do comportamento na comunidade escolar. Diretores de escolas municipais, estaduais, orientadores, catedráticos de pedagogia, conselho tutelar, educadores de todas as redes (até particular) deram sua aprovação, respaldo. De forma ora esperançosa, ora cética, pediam que essa cruzada, este espaço no Super, continuasse a ser em porta-voz de quem sofre com a tragédia diária que adoece as escolas. MAS NÃO HOUVE UM ÚNICO E-MAIL DE PREFEITURAS, DE SECRETÁRIOS DE EDUCAÇÃO, DE POLÍTICOS, DA SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO (aliás, eu procurei esta, e fui recebido com um recado que não interessava ter acesso a qualquer proposta ou projeto que fosse). Por isso não surpreende o último resultado da avaliação das escolas: entre as 1000 melhores, apenas 36 são públicas, enquanto entre as 1000 piores, 970 são públicas.
Minha peregrinação por prefeituras mineiras também infrutíferas. “Santo de casa não faz milagres“. Hoje estou em fase de desenvolvimento de parcerias com municípios em estados como Goiás, Bahia, Espírito Santo, São Paulo, Rio de Janeiro, que tem se mostrado sensíveis e interessados.

ADMIRAÇÃO QUE TENHO PELOS EDUCADORES PÚBLICOS:
Por outro lado, sou fã de educadores públicos, que adoecem, deprimem, juntam forças não sei de onde, para manter o mínimo de decência e dignidade nas escolas. Sou fã de esforçados alunos, que acalentam sonhos de crescer profissionalmente em meio a tanta mendicância. Dos funcionários das escolas (merendeira, faxineira, porteiros, da turma da secretaria, psicólogos, bibliotecários e todos os outros) que sofrem a pressão de um ambiente tenso, desvalorizado, esquecido pela sociedade. Vocês são minha energia e motivação para continuar, preservar, e até implantar ações e conteúdos que resgatem a alegria e saúde do ambiente escolar. Afinal ECOLOGIA HUMANA, nada mais é que PRESERVAR A NATUREZA HUMANA, buscando o equilíbrio físico, psíquico, sócio-ambiental dos seres humanos. Para tal, educação, saúde, cultura e meio ambiente são os pilares que permitirão surgir um novo tempo.

O MUNDO FALIU, POIS RIQUESA É ILUSÓRIA:
Nessa crise financeira, será que os ricos, poderosos se humanizaram, para entender que o maior investimento é compartilhar oportunidades, dignidade, acesso ao conhecimento? NÃO!! POLÍTICOS, EMPRESÁRIOS, A MAIORIA DA ELITE, salvo e raras as pessoas do bem, estão indiferentes as necessidades sociais. Qual o custo para elas? Violência urbana, drogas, conviver com favelas, caos, medo, insegurança. Afinal, se o quarto de empregada pegar fogo, toda a mansão virará cinzas!!!

PROMESSA:
Com ou sem patrocínio, com ou sem o apoio do poder público, no 2º semestre deste ano estarei disponibilizando aulas sobre sexualidade, prevenção ao estresse e depressão, prevenção a drogas e bebidas, relacionamento interpessoal enfim, cursos a distancia, online, blog, site sobre neurociências, aplicada a educação para educadores, pais, alunos e funcionários de escolas públicas. E publicarei resultados do projeto com municípios que implantarem o método. Vamos á luta, não adianta queixar, vamos agir, transformar, sem ficar esperando “O SISTEMA“ humanizar!!!

“Bem Vindo a Vida” – Um emocionante romance que aborda pequenas e sábias lições de vida! Á venda nas melhores livrarias do país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário