terça-feira, 20 de outubro de 2009

ESQUECIMENTO, FALTA DE MEMÓRIA: POR QUE VIROU EPIDEMIA?

Texto reproduzido(Eduardo Aquino) do Jornal Super Notícias do dia 12/04/09.

Reaprendendo a Viver – pequenas lições sobre o comportamento, relacionamento e mente humana.

Uma das mais fantásticas, importantes e complexas funções do nosso cérebro é o mecanismo da memorização. Vamos lá:
Passo 1: Precisamos inicialmente de um ESTÍMULO que ative uma das nossas “cinco antenas parabólicas“ que nos apresenta o mundo, os nossos órgãos do sentido: visão, audição, olfato, paladar, tato. Assim temos diferentes áreas para armazenar diferentes sensações. O que vemos, ouvimos, cheiramos, degustamos, tocamos....UFA!! Mas vamos ainda mais longe.
Passo 2: Depois de ativadas as sensações, passamos a “nos dar conta” delas, e aí temos a consciência daquele estímulo. Então criamos uma unidade de memória. Por isso a memória tem três tempos: 1-fixação, 2-Armazenamento, 3-Evocação, que é lembrar daquilo que foi fixado e armazenado. Simples não é? Era simples antes de tanto estresse, tanta insônia, tanta TV, internet, celular...
Sabiam que o sono é fundamental para a memória, pois entre a fixação e o armazenamento são necessárias 12 horas de bom sono para a unidade de memória conseguir seu arquivamento no córtex, a área nobre do cérebro.
Ansiedade e estresse, impedem uma boa fixação e aquilo que não é fixado, não é armazenado, e assim não pode ser lembrado (dica para estudantes que lêem e não enxergam, pois o pensamento está longe). O estresse das provas, por exemplo o vestibular, atrapalha a evocação (o famoso branco). Outro fato além das péssimas condições do sono e alto grau de estresse e depressão que leva ao “esquecimento“, é fazer muita coisa ao mesmo tempo e de forma automática (Ipods, vídeo games, TV, Internet), pois não conseguimos priorizar o que é mais importante e o cérebro que tenta SELECIONAR MEMÓRIAS UTÉIS, fica sobrecarregado.
Por fim, é bom citar o AFETO! Sim, memórias são ligadas a sentimentos, sejam bons ou ruins, guardamos momentos de extrema alegria ou muita dor, enquanto o dia-a-dia, as rotinas são esquecidas. Juntando sono ruim, excesso de ESTRESSE, DEPRESSÃO, AUSÊNCIA DE MOMENTOS RELAXAMENTO E PRAZER, estamos condenados a ser uma geração de “portadores de Alzheimer”: viveremos mais, mas sem memória e belas recordações de uma vida onde não temos mais histórias para contar!!

“Bem Vindo a Vida” – Um emocionante romance que aborda pequenas e sábias lições de vida! A venda nas melhores livrarias do pais”.’

Nenhum comentário:

Postar um comentário