domingo, 18 de outubro de 2009

COMO EDUCAR FILHOS NOS TEMPOS ATUAIS(PARTE III E ÚLTIMA)

Reprodução da Matéria (Eduardo Arquino) do Jornal Super Notícias do dia 29/03/2009 .
Bem Vindo a Vida
Reaprendendo a viver - pequenas lições sobre o comportamento, relacionamento, a mente humana.
Na primeira parte, vimos que há diversas razões para que pais, familiares e educadores estarem “perdendo“ a batalha pelo respeito, boa educação e transferência para os mais novos, de nossa sabedoria, nosso amor, nossa formação moral, ética, familiar. Eles estão egoístas, indiferentes, vaidosos, “se achando“.
Na segunda coluna desse tema, dissemos que nós adultos, pais ou educadores, somos em parte responsáveis, pois estamos frouxos, sem colocar limites e sem tempo (hoje, segundo pesquisa, em media, pais dedicam oito minutos por dia a seus filhos).
“Éramos filhos que temíamos o olhar bravo dos pais. Hoje somos pais que tememos o olhar bravo dos filhos.“ como diria um professor numa palestra que ministrei. Vimos ainda que punir, de forma certa sem bater, é essencial, necessário, pois filho tem que aprender a ouvir “NÃO“. Uma das características dos filhos atuais é não aceitar essa sábia palavra, pois só a punição e negativas levam os jovens a ter noção de LIMITE!!!
Por fim, algumas dicas:
1- Não ameace, não chantageie filhos – AJA!!
2- Não sinta pena, dó, coitadismo, ciúme, não seja permissivo, preguiçoso, competitivo, quando o assunto é educar, punir, colocar limites.
3- Elogie antes de criticar sei filho. Afinal, o elogio, o reforço positivo, antes de uma critica, uma punição, permite ao filho constatar que pais amam, reconhecem seus acertos, MAS NÃO ADMITEM excessos, má criação, falta de educação, falta de empenho escolar e desrespeito com irmãos por exemplo.
4- Filhos têm que ter tarefas caseiras: lavar a louça, arrumar sua cama, cuidar de suas coisas.
5- Coloque regras e horários pois obedecer é ter consciência de obrigações, deveres.
6- Cuidado com excesso de tv, internet, vídeo-games, etc.
7- ASSUMA O COMANDO!!!

No meu livro “Bem-Vindo à Vida”, de forma romanceada, numa ficção da realidade, através de personagens, abordo mais amplamente esse tema, que é cada vez mais pedido em forma de palestra, apostilas, tanto por pais quanto por educadores e por incrível que pareça, pelos próprios filhos e alunos, desejosos de melhorar as relações com pais e professores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário