segunda-feira, 12 de outubro de 2009

A ARTE DE SE FRUSTRAR: O que você gostaria de ser quando crescesse? Conseguiu?

Reprodução da Matèria publicada no Jornal Super Notícia do dia 15/02/09.
Pequenas lições sobre o comportamento, relacionamento e a mente humana


Será que as crianças e jovens de hoje sonham, fantasiam, desejam um mundo diferente, feliz, colorido?
Não sei quanto a vocês, mas eu “viajava na maionese”. Tudo era mágico, encantador, sonhava com os “olhos abertos”. Talvez há décadas, tivéssemos mais tempo, menos estresse, menos correria, menos telas, não tinham inventado o celular e nem havia o bombardeio de más notícias que a mídia despeja sobre nós e que não só consumimos como também ecoamos: “Você viu a coitadinha da Eloá? Que pena? Deviam matar aquele desgraçado do namorado dela!”.
E perdemos horas e horas, em frente das TVs, Internet, rádios para nos deprimir com a próxima tragédia que dará ibope.
Será que deve ser bom ser criança adolescente, jovem nos dias atuais?
Com adultos, pais, familiares, professores queixando da vida, do emprego, dos casamentos infelizes, dos problemas do mundo, onde “vai faltar água, comida, emprego”? E esses jovens viciados em telas, multi-meios eletrônicos, indiferentes, “desligados”, egocêntricos. Quem é que anda rindo, feliz, nos dando ótimas notícias, nos levantando o “astral”, positivista, cheio de “amor para dar”, resgatando a auto-estima de uma população “anestesiada”, perdendo tempo no trânsito, mas novelas, jogos na TV?
Já sei: felizes são os que sonhavam e construíram seus sonhos, e hoje realizados, moram alegres dentro destes sonhos construídos. Aquele que quando jovem foi guerreiro, quando adulto, agricultor, plantando amor, fé,. Alegria, esperança – agora com a idade mais adiantada se tornou sábio! Cheio de paz de espírito e que na sua serenidade nos ensina: “Nunca deixem de ter sonhos, e tentem com fé e perseverança realizá-los. Mas se der tudo errado, não queixem, não praguejem, nem briguem com DEUS! Aprendem a arte da frustração e que o mundo é feito de tentativas e sucessos, tentativas e fracassos. Aprendam sempre na vitória e derrota e que essa seja um estímulo e ponto de partida para novos sonhos, novas conquistas, afinal não diz a música:”Levanta, sacode a poeira e dá a volta por cima”? Jovens de todas as idades voltem a sonhar, aprendam a se frustrar e sempre que puderem ESCUTEM OS MAIS VELHOS!
Não há Google, Orkuts, Internet que guarde mais segredos, mais afeto, mais sabedoria, mais sonhos realizados e frustrações aprendidas que a geração de seus pais e avós! Por falar nisso, o que você sonha ser quando crescer? Que o mundo espera habitar e legar aos seus filhos, netos...

“Bem Vindo a Vida”- Um emocionante romance que aborda pequenas e sábias lições de vida” Á venda, nas melhores livrarias do pais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário